O regresso de um dos videojogos mais icónicos das últimas décadas tem os dias contados. Diablo IV tem data de lançamento marcada para dia 06 de junho de 2023, mas a Activision Blizzard já disponibilizou uma beta fechada para os jogadores que pré-reservaram o jogo e que decorreu entre os dias 17 e 19 deste mês de março.
Para este beta, acreditamos que a empresa quis testar a potência dos seus servidores ao obrigar os jogadores a estarem permanentemente conectados à internet. Nas primeiras horas da beta, admito que foi impossível ter acesso ao jogo, e posteriormente, nos picos de acesso aos servidores, a jogabilidade foi penalizada com vários problemas de performance que não permitiram ter o vislumbre que acredito que vai estar presente na versão final. Diablo IV contará ainda com uma beta aberta a todos os jogadores entre os dias 24 e 27 deste mesmo mês.
O ambiente do que nos foi apresentado parece bastante sólido e bem construído, com ótimos detalhes, bem ao estilo do que a série já nos habituou. Todo o cenário afigura estar desenvolvido e pensado para voltar às origens deste aclamado título, os tons mais coloridos e fresh presentes em Diablo III deram lugar a uma ambientação mais dark e demoníaca como víamos nos dois primeiros jogos da saga.
A jogabilidade dá indícios de respeitar a filosofia de Diablo e desta pequena experiência, foi percetível que o desenvolvimento parece estar num bom caminho. O sistema de combate e de loot é satisfatório e dá-nos vontade de continuar a jogar. A variedade de opções de gameplay também me pareceram vastas e que vão de encontro a vários tipos de abordagens diferentes e que se enquadram nas preferências de cada jogador. De sublinhar que a criação de personagens está muito bem otimizada.
Além do promissor ambiente vigente no jogo, o enredo apresenta-se potente e cativante, mostrando que o carinho e respeito pela série ainda está presente, dando aos jogadores um bom presságio daquilo que pode estar por vir relativamente à narrativa. O voice-acting é de qualidade exemplar, mostrando que no que diz respeito aos aspetos técnicos, a Blizzard não parece estar para brincadeiras.
Infelizmente, gostaria de ter aproveitado mais o jogo, mas devido à inconsistência dos servidores, não foi possível aprofundar a experiência em Diablo IV, algo que honestamente, espero ver melhorado na versão aberta da próxima beta. Uma das funcionalidades que pouco consegui aproveitar foi a de desenvolver a skill tree, que aparenta apresentar bons recursos para tornar a experiência dos jogadores ainda mais gratificante.
Do que joguei, tenho a salientar o excelente aspeto do jogo, a história que me agarrou de imediato, o gameplay diverso e bastante divertido, mas também e infelizmente, as falhas constantes dos servidores. No entanto, estamos à espera de uma grande obra por parte da Activision Blizzard no regresso ao mercado.