Divulgada diversas informações de Resident Evil 2 Remake

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O tão aguardado remake de Resident Evil 2 chegará as lojas de todo o mundo já em janeiro de 2019, e o site Biohazard France, decidiu traduzir e compilar diversas entrevistas que os produtores do jogo deram aos sites japoneses, a reunir varias informações importantes e curiosidades.

De acordo com os produtores, a ideia inicial da Capcom era lançar o remake no aniversário de 20 anos de Resident Evil 2, porém, isso não foi possível já que seria um prazo muito difícil de cumprir. No entanto, vão conseguir lançar no 21º aniversario e na mesma semana que a obra original chegou ao mercado.

Questionados sobre o facto de os zombies desaparecem depois de o jogador os derrotar, os produtores revelaram que os cadáveres vão permanecer no chão durante todo o jogo, a gerar assim uma sensação constante aos jogadores de receio ao aproximar-se já que não saberão se aquele zombie, já foi completamente derrotado ou não.

Outro elemento interessante, é o facto de que desde o início do desenvolvimento, a equipa quis permitir aos zombies invadirem a sala onde o jogador encontra-se (com exceção das salas onde o jogador poderá salvar o seu progresso), porém, eles não vão conseguir abrirem a porta de imediato, com o jogador a passar por momentos de grande tensão enquanto ouve o som característico deles a reunirem-se enquanto tentam forçar a entrada. Além disso, os jogadores podem mesmo esperar por um encontro inesperado com os zombies após abrirem algumas portas.

Quanto aos pedaços de madeira utilizados para impedir a entrada dos zombies, a equipa acredita que os jogadores mesmo hesitantes vão saber numa primeira experiência o local e momento certo para utiliza-las, enquanto numa segunda experiência essa noção já estará mais presente e confortável na mente dos jogadores. Apesar disso, a equipa aconselha os jogadores a utilizar esse recurso com relativa rapidez, já que não vai demorar muito até os zombies reunirem-se em grandes grupos numa área e basicamente dominar o local.

Tambem foram questionados sobre as habilidades físicas foram do normal de alguns personagens em jogos da franquia como, por exemplo, Resident Evil 4, e sendo assim, porque no remake optaram por afastar-se desse elemento. A resposta foi até relativamente simples, já que para os desenvolvedores se o jogador for mais forte que os zombies, a sensação de medo será drasticamente reduzida.

No jogo original, não havia essa noção de habilidades físicas aprimoradas, por isso optaram por adicionar elementos de jogabilidade que ajudem o jogador a sobreviver temporariamente ao inves de o tornar extremamente poderoso. Para a equipa, Resident Evil 2 não é um jogo de ação, é muito mais um jogo de aventura com fortes elementos de sobrevivência, então se os jogadores estiver demasiado poderoso, vai chegar o momento em que os zombies apenas estarão a espera da sua morte a não representar uma verdadeira ameaça, então os jogadores vão realmente vivenciar uma sensação de desespero, ao enfrentar zombies com uma habilidade física reduzida e munição escassa. Além disso, ao encontrar inimigos ainda mais poderosos, como Licker ou Tyrant (Mr.X), a sensação de morte será constante.

Foi revelado ainda que muitos testes de câmera foram feitos, com atém mesmo o VR e câmera em primeira pessoa a ser algo analisado. Porém, a visão em terceira pessoa a partir do ombro do personagem acabou por ser mesmo a melhor opção para transmitir aquilo que desejavam aos jogadores.

Apesar da Capcom ter praticamente o jogo ali completo em mãos, apenas a precisar de “algumas mudanças” o trabalho de desenvolvimento do remake não foi totalmente tranquilo e fácil, já que decidir aquilo que deveria manter-se como o original e aquilo que deveria ser modificado era crucial. Além disso, a mudança para tornar o jogo mais próximo daquilo que os jogadores estão habituais atualmente nos videojogos, é sempre algo difícil já que algumas partes naturalmente ficam mais acessíveis enquanto outras ficam consideravelmente mais difíceis, então a equipa também precisou trabalhar no balanceamento de todo o jogo com base nessas mudanças.

Algo que, por exemplo, foi alterado é a presença dos QTEs (Quick Time Events) que foram removidos na totalidade do jogo, já que a equipa não acredita que seja um elemento de jogabilidade que seria tão bem recebido atualmente, então optarem por deixar a jogabilidade com o personagem mais fluida.

Porém, algo que foi mantido e até mesmo ampliado foi a sensação de desconforto com o escuro e a humidade, sendo mesmo esses temas centrais do jogo. Por isso, a equipa decidiu ampliar ainda mais os lugares com humidade devido à chuva, além de aumentar também a sensação de insegurança que a escuridão naturalmente traz e tudo isso só foi possível graças ao motor de jogo.

Já em relação à dificuldade, Resident Evil 2 Remake será acessível a todos os jogadores, desde aqueles que estão a aventurar-se pela primeira vez no jogo, quanto aqueles que já estão mais habituados. Com isso, a equipa irá permitir ao jogador ajudar a dificuldade com base na sua experiência de jogo, além de ter adicionado uma opção que irá simular a mira do jogo original a permitir assim atingir os pontos fracos do inimigo de maneira automática.

Questionados sobre os elementos do misterioso Resident Evil 1.5, os produtores revelaram que o único elemento que foi reaproveitado foi o estande de tiro presente na esquadra de Raccoon City, de maneira a trazer mais um elemento de realismo ao jogo.

A equipa também está muito orgulhosa daquilo que conseguiu com o áudio do jogo, através da introdução de uma tecnologia de reprodução binaural com sensação de espaço em tempo real. Devido a isso, os jogadores mesmo sem um headset 5.1 poderá ouvir os sons de todas as direções, algo que trará ainda mais sensações já que poderá estar a enfrentar uma ameaça e ouvir algo ainda mais ameaçador como o Tyrant (Mr.X) a aproximar-se, ou mesmo o Licker a mover-se tanto nas paredes, quanto no teto ou no chão.

Algo que surpreendeu muitos jogadores, foi o facto do Mr.X ser um inimigo que estará constantemente a perseguir os jogadores, algo que a equipa revelou que já havia sido pensado na versão original, porém, na época as limitações técnicas impediram que isso fosse possível. Felizmente nos dias atuais a tecnologia evoluiu consideravelmente e isso foi algo que puderam voltar a explorar. Foi revelado ainda, que apesar de apenas ter sido vista a interação dele com Claire, o Mr.X também estará presente na narrativa do Leon.

Em relação à própria Claire e o Leon, os desenvolvedores quiserem ao máximo capturar a essência dos personagens nos seus primeiros anos de experiência com esse universo, dominado por criaturas mortais e extremamente perigosas. Então Leon está literalmente no seu primeiro dia de trabalho como policial, sendo assim, apesar de ter habilidades como policial, ele ainda não tem experiência suficiente para sentir-se totalmente confiante, mas, ao mesmo tempo, a própria situação exigirá que ele evolua. Já Claire, está apenas a procura do seu irmão, então a sua arma é um modelo mais pessoal para a sua própria defesa e não um modelo utilizado por um policial como no jogo original.

Já no caso da Sherry, a Capcom menciona que no jogo original a personagem aparentava ter 8-10 anos, já nesse remake a personagem possui 12 anos, então os desenvolvedores tentaram encontrar um equilíbrio entre uma personagem que é mais independente, mas ainda assim mantém características de uma criança.

No caso de Annette Birkin, ela possui uma aparência mais “desgastada” que no jogo original, algo que a Capcom decidiu por aplicar na personagem, já que acredita que esse seria o aspeto mais realista para uma pessoa que dedicou toda a sua vida apenas à pesquisa, a deixar preocupações com a aparência como algo secundário.

A Capcom também promete que os jogadores vão sentir ainda mais raiva de Brian Irons do que sentiram no jogo original, já que ele será realmente o arquétipo do vilão.

Em relação a outros modos de jogo para além daqueles que já foram anunciados (Hunk e Tofu) a equipa ainda não decidiu se irá adicionar outros modos, então isso é algo que infelizmente não possuem uma resposta definitiva no momento.

Outra curiosidade, é que a ideia de adicionar o traje de Elza Walker para Claire, surgiu graças a Yoshiaki Hirabayashi, já que ele gosta muito da personagem e até gostaria que ela estivesse no remake, porém, não conseguiram encaixa-la na historia e decidiram então que ela estaria presente através do traje por DLC.

Foi revelado ainda que a “cena final” só poderá ser jogada na íntegra após os jogadores completarem as campanhas de Claire e Leon. Também não haverá criaturas inéditas em Resident Evil 2 Remake, mas algumas sofreram modificações e foram expandidas, como é o caso do G-Mutant que os jogadores já puderem ver a diferença no último trailer divulgado pela Capcom.

Em compensação, haverá novas armas e acessórios quando comparado ao jogo original, assim como novas áreas, puzzles e muito mais novidades.

Outra curiosidade, é que a decisão de ressaltar em vermelho o “R” e o “E” no titulo, foi simplesmente para representar além do jogo original, o facto de ser um remake. Na versão japonesa, isso ficará um pouco mais claro, já que chegará ao mercado com o nome Biohazard RE: 2.

Para finalizar, quando questionados sobre a possibilidade após Resident Evil 2, de outros jogos da franquia como RE 3 e 4 receberem um remake, os produtores afirmaram que se depender do entusiasmo dos fãs com esse remake, não há dúvida de que será um produto extremamente lucrativo e mais que suficiente para igualar os custos de desenvolvimento. Então será algo natural pensar nos próximos passos, quando Resident Evil 2 Remake finalmente for lançado, mas no momento não, há qualquer anúncio a ser feito, apenas que estão extremamente felizes com o feedback dos jogadores.

Paralelo a isso, a Capcom divulgou através do Twitter, um breve vídeo onde compara os gráficos em diversos momentos do jogo original, com o remake.

Resident Evil 2 Remake será lançado no dia 25 de janeiro de 2019 para PC, PS4 e Xbox One.