Dread Templar – Análise

É difícil destacares-te depois de mais de uma década de atiradores de primeira pessoa retro-styled no espaço indie, e não tenho a certeza se Dread Templar o faz. É manhoso, elegante, polido e muito divertido – mas também é exatamente o que eu esperava que fosse.

Vou apenas tocar brevemente nos elementos narrativos, pois raramente são o foco dos atiradores retro e o Dread Templar não se coíbe dessa tendência.

Há um breve texto introdutório que implica que o protagonista fez um acordo questionável para ter acesso ao inferno e tomou agora o caminho de um “Dread Templar” – caçar demónios que destruíram a sua família. Este lançamento completo acrescenta novos painéis de histórias narradas, normalmente um ou dois por episódio, que dão corpo ao passado do protagonista. Eles são pouco frequentes mas – mesmo como alguém que prefere um pouco de contexto narrativo nos seus jogos – a qualidade destes painéis de histórias está em desacordo com o resto do jogo e senti que simplesmente se desvalorizaram na experiência. Claro que podes simplesmente passar à frente, por isso não é como se fosse algo de outro mundo.

Se tivesse de escolher algumas inspirações óbvias, diria que Dread Templar parece, joga e sente-se como um híbrido de Quake, Hexen 2, e, mais recentemente, Dusk. Tem aquele aspeto nitidamente angular e gótico à sua paisagem e arquitetura infernal; a maioria dos demónios que enfrentas são abominações de Cthulhu com demasiados membros, tentáculos ou olhos.

Os ambientes impressionam frequentemente com a sua escala, apesar de se manterem fiéis à sua aparência 3D inicial e aos modelos volumosos do final dos anos 90. Uma combinação de colocação de adereços, efeitos de transparência da velha guarda, iluminação e a banda sonora ainda conseguem gerar muita atmosfera. A música parece um pouco limitada pois as faixas são frequentemente repetidas dentro de um episódio, mas o que está em oferta é excelente. É um híbrido de metal extremo dos jogos DOOM modernos, cantos de coro, e algumas faixas ao estilo de chiptune – todas elas podem fluir de uma para a outra durante um único nível e uma transição rápida para batalhas maiores.

Para além da estética, outra característica que partilha com estes jogos é a incrível velocidade com que te moves, te afastas, saltas e corres. Faz com que tenhas uma experiência incrivelmente agitada e reativa que, quando combinada com uma capacidade de “câmara lenta” kill-to-recharge, te permite rasgar dezenas de inimigos num abrir e fechar de olhos. Dado que estás frequentemente a lutar em plataformas elevadas ou preso em arenas, esta mobilidade torna mais fácil correr entre plataformas, desviar-te e atravessar até as maiores multidões com facilidade – trocando armas, apanhando alvos prioritários e alinhando tiros de cabeça. Sendo o aviso, é igualmente fácil atirar uma saliência para o teu destino e voltar ao último ponto de salvamento se não fores observador.

Dread Templar é bastante tolerante se tiveres alguma experiência com o género. Existem cinco modos para escolher – com o Nightmare desbloqueado na área tutorial a la Quake – cada um aumentando a saúde do inimigo, a produção de danos e a mobilidade – enquanto reduz o número de kits médicos que irás encontrar. Para quem pensa em jogar com um gamepad, existem dois layouts de botões (remapeamento completo seria bom) e alguns sliders, mas as curvas de resposta e a força do auto-aim precisa de ser afinada. O movimento é ótimo e intuitivo, mas o objetivo é sempre demasiado impreciso e imperdoável.

O gunplay em si é incrivelmente satisfatório, variado e adaptável graças a um arsenal tradicional que oferece variantes dentro de várias categorias e um poderoso sistema de atualização para as modificar ainda mais. Alguns exemplos incluem as katanas duplas básicas que são ótimas para fatiar reprodutores e caixas fracas, mas que podem ser combinadas e lançadas como um Javelin poderoso e perspicaz. A espingarda da bomba é eficaz em tudo, mas podes trocar rapidamente para a variante de cano duplo para encontros próximos. O lançador de armadilhas assemelha-se a um lança-granadas, menos danos diretos e mais sobre mobs atordoantes. As armas demoníacas “Inferno” – um lança foguetes, revólver e gauntlet – cobrem os danos por salpicos, a alta precisão de danos e as categorias BFG de matar tudo, respetivamente. Ah, e há um arco.

Os inimigos que enfrentares serão familiares aos fãs de jogos retro. Inimigos que se baseia em melee, atiradores de espingarda que disparam projéteis improvavelmente lentos, feiticeiros que desovam outros demónios, crânios flutuantes, o equivalente demoníaco da artilharia de lançamento de plasma. Cada episódio introduz novos demónios ou retoca skins de demónios existentes para manter o combate fresco, mas são os encontros entre chefes e mini-bosses que vão testar verdadeiramente a tua capacidade de te moveres e disparares ao mesmo tempo. Terás de te esquivar a ataques massivos, feitiços de AoE, enxames de projéteis e, muitas vezes, demónios menores à medida que lhes esvazias a saúde.

Agora apesar das características claramente retro, Dread Templar não está isento de várias características modernas. Em todos os níveis – no caminho crítico e como segredos – irás encontrar gemas de sangue e runas. Com gemas de sangue suficientes, podes desbloquear até três ranhuras para a tua personagem e para cada arma, nas quais podes encaixar runas de prata e de ouro que fornecem buffs passivos. As runas prateadas oferecem aumentos incrementais à tua saúde máxima e medidor de tempo de bala, ou aumentam marginalmente atributos de arma como dano, tamanho do clipe e taxa de fogo. São as runas douradas mais raras o ponto alto, muitas vezes fornecendo impulsos mais poderosos e desbloqueando variantes Inferno de armas básicas, alterando o seu funcionamento.

Há uma runa que remove a necessidade de recarregar pistolas, uma runa que minimiza a queda de dano da caçadeira transformando-a numa espingarda, ou uma runa que transforma as tuas catanas atiradas no equivalente a um relâmpago. Melhor ainda, se queres jogar novamente os níveis para obter segredos, retém todos os teus upgrades atuais dentro de uma dificuldade escolhida.

Por falar em runas e segredos, outro dos pontos fortes de Dread Templar é a sua dispersão, níveis com várias camadas que escondem um número absurdo de segredos a encontrar e caminhos secundários que muitas vezes funcionam como plataformas ou desafios. Tem a tua estrutura típica – cinco episódios, com cinco níveis, e um boss no final – mas faz um trabalho decente em mudar o cenário durante e entre episódios. Dito isto, ajuda se fores fã de uma arquitetura gótica grande, de paisagens infernais e de uma iluminação garrida.

Passarás muito tempo em interiores claustrofóbicos como túmulos, prisões e cavernas, mas capítulos posteriores mantêm-te mais vezes acima do solo e com lutas através de cemitérios espalhados, uma instalação de bombeamento demoníaca, e uma biblioteca retorcida suspensa acima de um abismo. A maioria dos níveis são caçadas funcionais – por vezes lineares, por vezes com um design de cubo e focinho – mas nunca irás longe sem avistar alguns mantimentos ou uma runa dourada num parapeito distante. Os segredos incluem mantimentos escondidos nos cantos e salas escondidas que requerem uma observação cuidadosa (ou apenas uma limpeza de paredes). Os mais complexos são os “super segredos”, com um elemento em forma de puzzle que pode envolver a memorização de pistas visuais, a resolução de um enigma, e a descoberta de itens chave escondidos. Felizmente, os caminhos em loop e os portais de teletransporte garantem que nunca terás de perder muito tempo a recuar no progresso.

De notar que para aqueles que regressam da construção de acesso inicial, muitos níveis foram simplificados para evitar que te percas, e incluem mais elementos visuais para destacar áreas de interesse. A colocação atualizada de checkpoints e auto-saves também torna a experiência mais tolerante, uma vez que muitas vezes podes jogar em segurança e voltar a atrás após cada grande batalha.

Se tens andado a acenar com a cabeça a pensar que tudo isto te soa familiar – soa. Dread Templar é uma mistura inteligente de designs antigos e novos mas não tenta reinventar o género ou empurrar qualquer elemento novo. Apesar da sensibilidade retro no que diz respeito à estética e ao jogo de armas, o design de nível inteligente e um poderoso sistema de atualização fazem com que a experiência seja mais moderna.

Agora isto é sempre subjetivo mas Dread Templar também oferece uma quantidade decente de tempo de jogo. Passei mais de 2 horas em cada um dos cinco episódios, apenas descobrindo talvez dois terços dos segredos e caminhos secundários, e um punhado de super segredos. Há também um surpreendente modo “Guardião”, baseado em rondas/ondas, que te faz defender um cristal central e usar pontos das mortes que provocas para comprar upgrades e provisões.

Vídeo Gameplay do jogo Dread Templar. Venham ver, cliquem no vídeo e vejam o nosso gameplay.

Opinião Final:

Dread Templar não redifine o seu género-base mas consegue, de forma bastante inteligente, fazer uma mistura entre as suas claras inspirações e a realidade da evolução dos videojogos. Para todos os efeitos, os elementos basilares deste jogo sobrepõem-se às novidades introduzidas, o que significa que dificilmente irás adorar este título se não for um dos teus géneros favoritos.

Do que gostamos:

  • Visuais nostálgicos;
  • Mecânicas atuais e mistura entre as suas claras inspirações e a realidade da evolução dos videojogos.
  • Jogabilidade rápida e precisa;
  • Quantidade de add-ons e customizações que mantêem a jogabilidade fresca.

Do que não gostamos:

  • Podiam existir mais níveis;
  • Pouca evolução do enredo.

Nota: 8/10

Análise efetuada com um código Steam cedido gentilmente pela distribuidora.