Earth Defense Force: Iron Rain – Análise

Invasões de aliens ao nosso cantinho galático sempre foi alvo de muito interesse e conspiração. Prova disso são as inúmeras obras disponíveis sobre o tema, nos mais variados formatos, como filmes, séries, livros e, claro, videojogos. Não sendo o primeiro jogo da série, o D3 Publisher conseguiu aqui apresentar uma experiência mais calibrada e bem estruturada do que as anteriores.

Em Earth Defense Force: Iron Rain controlamos um batalhão que promete defender a terra dos incontáveis invasores que prometem ser uma ameaça à altura de qualquer jogador. Somos recebidos por curto tutorial que nos deixa a par das mecânicas de jogo e das diferenças entre as distintas classes disponíveis. Após este tutorial passamos logo à ação, numa estrutura de níveis que se vão tornando progressivamente mais difíceis e longos.

As ameaças existem essencialmente sobre a forma de insetos gigantes e mutantes que querem obter o domínio da terra à força toda, sendo o único obstáculo ao seu progresso precisamente a EDF (Earth Defence Force). O número de inimigos a aparecer na tela em níveis inferiores é razoavelmente aceitável, mas a um bom ritmo torna-se num autêntico pandemônio.

A forma como o jogo está estruturado obriga-nos a completar níveis com um sistema de ranking em que são avaliados parâmetros como o tempo que demorámos a completar uma missão, a precisão da nossa mira e até os danos que sofremos. Podemos escolher entre três dificuldades distintas, sendo que aconselho a todos começar na normal e, quando tiverem melhores equipamentos, voltarem atrás para refazer os níveis já completados com uma melhor classificação, o que vos vai permitir conseguir melhores equipamentos. Os equipamentos são variados e vão desde mecanismos de inteligência artificial e “plantar” torretas de forma estratégica, a convocar veículos como tanques para o terreno. Para usarmos estes itens especiais gastamos pontos que “sofrem” um cooldown e vão podendo ser reutilizados de vez em quando, o mesmo aplicando-se a algumas das armas primárias.

O ponto mais forte do jogo é certamente o modo cooperativo online. Earth Defense Force: Iron Rain pode ser jogado por até 4 jogadores com as diferentes classes. Se tiverem mais amigos para desfrutar desta aventura de dificuldade progressiva o valor deste aumenta de forma significativa. Criar estratégias, definir quem é o melhor em cada uma das classes e sofrer em grupo é de facto o lema desta proposta, onde algo repetitivo se pode realmente tornar especial.

Graficamente o jogo está bom, dado o orçamento disponível para a produção deste título. Não é nada de revolucionário, e já vimos muito melhor na geração passada. Porém, desvalorizam-se um pouco os visuais porque claramente o objetivo em Earth Defence Force, é dizimar milhares de inimigos na boa companhia dos amigos, embora mesmo de forma solitária ou com matchmaking aleatório possa ser um jogo divertido.

A performance sofre com vários problemas que perturbam a intrusão e imersão no gameplay. Quebras de framerate muito agressivas ocorrem quando o ecrã se enche com aliens sedentos por possuir o desempenho do jogo, com bugs que irritam em determinadas partes, ainda por cima se estas forem situações de vida ou morte. Existe ainda um longo tempo de loading.

A história do jogo existe, mas srve apenas o propósito de dar contexto a toda a ação, que é o «prato principal». Entre cada uma das cerca de 50 missões é-nos mostrado um pequeno segmento que vai contextualizando a equipa para a próxima missão, dando uma sequência muito redutora do que se passa realmente naquele universo.

Como o melhor fica para o fim, vou agora mencionar os bosses, que representam o que de melhor há em Earth Defence: Iron Rain. Quando caímos na rotina de matar várias vezes os mesmos inimigos, acontece que deixamos de prestar interesse e jogamos quase que de forma automática. Mas tudo muda quanto enfrentamos um boss. Somos obrigados a adotar estratégias diferentes para saber como abordar a besta, e tudo se torna mais épico e memorável. Afinal, quem não gosta de derrotar aranhas com o tamanho de uma aldeia?

Opinião Final:

Earth Defense Force: Iron Rain é um bom jogo de ação em terceira pessoa com um objetivo interessante: manter-te agarrado ao ecrã com um fórmula repetitiva, mas que ao mesmo consegue ser viciante. E resulta! Sofre é também com vários problemas que tocam em alguns vértices do jogo: como a monotonia do single player, uma campanha morna e ainda uma performance instável. Para quem gosta de descontrair e dar uns tiros com os amigos, é uma boa opção. Para quem exige muito de um jogo, talvez apenas o seja com uma boa promoção.

Do que gostamos:

  • Viciante;
  • Bom conceito;
  • Bosses;
  • Multiplayer.

Do que não gostamos: 

  • Performance;
  • Campanha;
  • Visuais datados;
  • Aborrecido se jogado sozinho

Nota: 6,5/10