Entrevista a Lázaro Raposo, fundador do estúdio Cereal Games

Pecaminosa é um novo jogo Português, e está em desenvolvimento no estúdio Cereal Games, e desta vez tivemos o prazer de entrevistar o CEO e fundador desse estúdio, Lázaro Raposo.

Portugal Gamers – Apresente-se aos nossos leitores.

Lázaro Raposo – O meu nome é Lázaro Raposo, CEO e fundador da Cereal Games, o estúdio que está a
desenvolver Pecaminosa- a Pixel Noir Game. Somos açorianos, mais concretamente da
ilha de São Miguel, o que prova que há mais aqui para além de vaquinhas e lagoas!
Tenho o prazer de ser game designer profissionalmente, já faz uns aninhos 😉 Também
sou gamer. Que isto de fazer jogos e não gostar de jogar é como ser cozinheiro e não
gostar de comer. Academicamente, sou de ciências da computação, e artisticamente
estou ligado à música (jazz drummer…true story!).

Portugal Gamers – Pecaminosa é um jogo Português muito promissor. Fale-nos do jogo.

Lázaro Raposo – Pecaminosa é um action RPG policial, em pixel art com uma atmosfera noir. O jogador
assume o papel de John Souza, um ex-detective luso descendente, caído em desgraça
pelas rua de Pecaminosa. Sim, Pecaminosa é o nome da cidade onde se passa a ação, um
misto de Las Vegas com Chicago no final dos anos 40.

Tem uma banda sonora jazzística, também composta e gravada cá nos Açores. O Jazz e
o Pixel Noir, são o embrulho perfeito para contar esta história intrigante.

Portugal Gamers – Qual o enredo do jogo e respectivo objectivo?

Lázaro Raposo – John Souza, enquanto estava ocupado a não fazer nada, com o seu cigarro e a sempre
presente garrafa de bourbon, é visitado por um fantasma do passado, Charlie Two
Angels, um mafioso que morreu precisamente às mãos de Souza. Charlie pede a ajuda
de Souza para capturar os seus antigos cúmplices, numa espécie de redenção divina.
Não entrando em mais detalhes, até porque a narrativa é precisamente um dos pratos
fortes do jogo, é óbvio que há segundas intenções, como existe sempre nos policiais.
Intrigas, femme fatales, clichês, humor e twists narrativos. Preparem-se para isso
tudo!

Portugal Gamers – Pecaminosa vai sair em que plataformas?

Lázaro Raposo – Oficialmente para PC, Mac e Linux. Estamos a trabalhar para que possamos ter
condições de colocar noutras plataformas.

Portugal Gamers – Quais foram as suas inspirações para criar Pecaminosa?

Lázaro Raposo – A maior inspiração para Pecaminosa acaba por ser o cinema noir. Clássicos
cinematográficos como Citizen Kane, Touch of Evil, The Killing, ou mesmo o mais
recente SinCity, sustentaram a criação desta atmosfera, mas também séries como
Midnight Texas (pelo seu lado oculto), ou músicos jazz como Miles Davis,
Henry Mancini e Art Blakey.
A nível de jogos, temos fontes bem variadas, desde Fallout New Vegas e Fallout
Shelter, o L.A.Noir, e os mais antiguinhos Zelda: A Link to the Past e o seu homólogo da
sega, Crusader of Centy.

Portugal Gamers – Que elementos do jogo gostaria de destacar?

Lázaro Raposo – Nem sei por onde começar. Desde a original soundtrack, à profundidade narrativa. Tem
diálogos muito inteligentes e divertidos. Ah, o humor! É um jogo com uma boa toada
humorística…e referências! Adoro referências. É uma espécie de assinatura minha em
todos os meus jogos.

A nível de gameplay quero destacar o sistema L.I.F.E. (Luck, Inteligence, Force e
Endurance). O jogador ao evoluir recebe sempre 2 pontos para distribuir por um destes
atributos. Clara inspiração no sistemas RPG old school.
As variações na evolução dos atributos L.I.F.E. irão alterar a experiência do jogo. Luck
aumenta a probabilidade de loot ou a chance de um critical hit, Force aumenta o HP e o
dano de armas melee, por exemplo.
O jogador terá de escolher o o que lhe atrai mais, mas terá de ter também
em consideração que diferentes caminhos irá desbloquear diferentes PERKs, como
imunidade a veneno, ou um special attack de chuva de cocktails molotov.

O jogador pode usar várias roupas, que têm efeito sobre os atributos L.I.F.E. Para
um RPG em Pixel Art, conseguimos um bom mecanismo visual de troca de roupas
(podem inclusive misturar peças de conjuntos diferentes).

Ah, não me posso esquecer das Boss Battles…vendo bem, é muita coisa para destacar,
não dá para destacar o jogo por inteiro?

Portugal Gamers – Se tivesse que referir três dos seus jogos favoritos de sempre, quais diria, e
porquê?

Lázaro Raposo – Três? Porque não trinta? 😛 Isso do jogo preferido, música preferida, filme favorito…é
sempre complicado. Mas posso tentar. Em primeiro lugar colocaria o Warcraft III- The
Frozen Throne. Fui o jogo que mais joguei, e volto e meia ainda jogo. Está na origem de
muitos jogos importantes para esta industria. Depois o Crusader of Centy (Mega Drive),
pelo impacto que teve em mim em tão tenra idade. Em terceiro lugar, é ingrato colocar
um, por isso vou colocar a série Elder Scrolls em geral. Sim, sou fã de RTS e RPG.

Portugal Gamers – O que gostaria de dizer aos leitores do Portugal Gamers e IEPM Gamers?

Lázaro Raposo – No dia 4 de março fomos para o ar na Indiegogo. O nosso grande objetivo nesta campanha é aumentar a comunidade de jogadores e interessados no Pecaminosa. Tanto é que,
temos um goal pequeno (apenas 10.000€) e os perks são baratos e apelativos,
principalmente se comparados com o que se faz lá fora. Esta campanha é a nossa
primeira grande prova de fogo. Ajudem-nos a atingir o nosso objetivo. Estamos
confiantes no nosso trabalho que tem sido bem referenciado não só em Portugal, mas
também a nível internacional.

Portugal Gamers –  Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou a responder às diversas questões. Toda a equipa do Portugal Gamers, bem como a nossa parceira IEPM Gamers, deseja todo o sucesso do mundo ao seu projeto.

 

De referir que há uma campanha de crowdfunding do jogo, pelo que, se estiverem interessados, poderão apoiar financeiramente esse jogo Português. Poderão aceder a essa campanha, aqui.


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