Entrevista a Pedro Silveira, responsável pela organização do Moche XL Games World 19

Está a chegar o “Moche XL Games World 19”, evento que se realiza de 14 a 17 de novembro 2019 em Lisboa. Para a organização surgiu a necessidade de criar um conceito diferente na indústria dos videojogos em Portugal e pretende ser uma experiência imersiva para jogadores e público no geral. Entre a realidade virtual, realidade aumentada e torneios, o MOCHE XL Games World irá disponibilizar uma diversidade de experiências, que vão desde os primórdios da indústria do gaming às novidades atuais e, também, ao que está reservado para o seu futuro, transformando a tradicional exposição numa inovadora experiência para os participantes.

Nesta 1.ª edição, o Moche XL Games World vai ser palco das finais da 4.ª temporada da Worten Game Ring League Portugal by ASUS, liga portuguesa de um dos jogos mais competitivos do mundo, o CS:GO. A FPF Esports irá promover vários torneios competitivos com o jogo da seleção nacional de futebol e-sports contra a seleção nacional de Espanha. Existirão ainda competições de Fortnite, Call of Duty e PES. Os estúdios independentes também farão parte do evento com o Indie X, maior showcase de jogos independentes em Portugal, a premiar as melhores criações. O Moche XL Games World realiza-se de 14 a 17 de Novembro no Altice Arena junto ao Parque das Nações em Lisboa.

Aqui segue abaixo a nossa entrevista ao director da E2Tech, Pedro Silveira e responsável pela organização do Moche XL Games World 19:

Portugal Gamers: Como surgiu a ideia de criar este evento?

Pedro Silveira: O Moche XL Games World surgiu da necessidade de criar um evento que fosse uma novidade para o público, que fugisse ao tradicional. Com vários eventos de videojogos em Portugal e com o setor a ter uma evolução francamente positiva, tanto a nível de investimento das grandes marcas, como no desenvolvimento de oportunidades profissionais, sentimos que era necessário que os eventos se reinventassem e que se tornassem mais apelativos para o público. Sentimos a necessidade de transformar a exposição de novidades tradicional numa experiência inovadora para os participantes. Assim, aliámos esta necessidade da audiência aos nossos 12 anos de atividade e dedicação a esta indústria para criar um novo evento, num formato que se quer inovador e inesquecível.

Portugal Gamers: Para si, quais são os grandes fatores que diferenciam este de outros eventos dedicados ao gaming em Portugal?

Pedro Silveira: O que podemos destacar como uma das maiores diferenças do Moche XL Games World é que será uma experiência em que envolvemos todo o público. Na E2Tech organizamos também eventos de esports e ligas, por isso, quisemos que este evento não fosse apenas direcionado aos jogadores profissionais, mas também aos simpatizantes de videojogos que jogam ocasionalmente uma partida de FIFA, ou aqueles que se entretêm a fazer combinações no Candy Crush durante a viagem de metro. Todos temos um pedaço de jogadores dentro de nós. A nossa ideia é que seja um evento que alie a tecnologia ao entretenimento, reforce positivamente a relação da sociedade com este universo imaginário, e, principalmente, que faça com que os jogadores saiam da sua “zona de conforto” e experienciem aquilo a que não estão habituados. Essa é a nossa principal diferença.

Portugal Gamers: Quais são as grandes novidades que os fãs poderão encontrar no mesmo?

Pedro Silveira: O Moche XL Games World pretende ser mais do que um evento de videojogos, mas uma experiência para todos os envolvidos. A nossa ideia é reinventar a experiência dos participantes, com uma viagem pelo mundo dos videojogos destinada a pessoas de todas as idades. Os estúdios independentes vão estar em destaque com o Indie X, o maior showcase de jogos de estúdios independentes em Portugal. Vamos ter área de realidade virtual e realidade aumentada, para tornar a experiência ainda mais imersiva para o público. Competições de esports ao mais alto nível com a final da 4.ª temporada do Worten Game Ring Master League Portugal by ASUS e várias competições promovidas pela FPF esports, parceiro do evento, que irá promover, entre outras ativações, um jogo de futebol entre a seleção de Portugal e a Espanhola. Um mundo dedicado apenas ao Fortnite e muitas áreas de torneios free to play, para que todos os visitantes possam fazer parte da ação do evento.

Portugal Gamers: Com a associação à marca Moche, os nossos leitores poderão pensar que o grande foco deste evento é um público mais voltado para as plataformas mobile. É mesmo assim? Ou que variedade de demonstrações poderemos esperar deste Moche XL Games World?

Pedro Silveira: A marca Moche é um parceiro da E2Tech que tem apostado muito na promoção dos videojogos em Portugal, daí a renovação da sua aposta neste universo e em nós. Trabalhamos juntos na organização do Moche XL Esports e agora na organização do Moche XL Games World. O XL Games World abrangerá todos os espectros do mundo dos videojogos – da experiência à competição – para ser o mais abrangente possível, pelo que não haverá um foco especial no mobile.

Portugal Gamers: Por fim, em poucas palavras, como convidaria e tentaria convencer os nossos leitores a irem a este evento?

Pedro Silveira: Quem quiser participar numa experiência única, inovadora e imersiva no mundo dos videojogos, tem de ir, de 14 a 17 de novembro, à Altice Arena, para a 1.ª edição do Moche XL Games World. Vai ser de outro mundo.

 

Agradecimento à The Square e ao Pedro Silveira da E2Tech pela possibilidade da realização desta entrevista. Muito obrigado!