Entrevista a Philip Machado, produtor do jogo Ashes

O jogo Português Ashes está nos destaques no Powered by IEPM e como tal, juntamente com a nossa parceira IEPM Gamers, decidimos entrevistar o produtor do jogo, Philip Machado.

Portugal Gamers – Apresente-se aos nossos leitores.

Philip Machado – Chamo-me Philip Machado, sou do distrito de Santarém mais propriamente de uma pequena aldeia chamada “Fajarda”, sou filho de pais portugueses mas nasci no Canada.
Embora esta entrevista seja sobre o “Ashes” já tenho um jogo lançado chamado “Talewind”.

Portugal Gamers – Ashes é um jogo que está nos destaques do Powered by IEPM, algo que noticiámos. Fale-nos do jogo.

Philip Machado – O “Ashes” é primeiramente um “walking simulator”, embora eu tenha integrado outros elementos como puzzles, plataformas e combate para não fazer uma experiência tão linear, pois acho o género dos “walking simulators” um bocado parado de mais. O “Ashes” anda um bocado no meio de vários géneros, tem uma componente de história e narrativa muito forte mas também temos que ter atenção à durabilidade das armas e conseguir completar os puzzles.
No fim de contas acho que o “Ashes” é uma coisa diferente que sinceramente não sei como o público irá reagir.

Portugal Gamers – Qual o enredo do jogo e respectivo objectivo?

Philip Machado – Sem dar muito spoiler, o jogador acorda numa “dungeon” e ao longo da aventura vai se lembrando das coisas boas e más que fez na vida, o objectivo é simplesmente tentar encontrar a saída do sitio em que se encontra, e ao longo do caminho ir desvendando o mistério da sua situação.

Portugal Gamers – Ashes irá ser lançado para PC. Tenciona lançá-lo noutras plataformas, como PlayStation 4, Xbox One ou Nintendo Switch, por exemplo?

Philip Machado – Para já é só Steam, depois mais para a frente logo se vê. À partida para a Switch é impossível devido às limitações do hardware.

Portugal Gamers – Qual foi a sua inspiração para criar Ashes?

Philip Machado – Os jogos com mais influência foram “Skyrim”, “Dear Esther” e “Condemned: Blood Origins”, quanto a motivações pessoais não há, simplesmente fiz uns protótipos e o do “Ashes” foi o que ficou mais fixe (risos).

Portugal Gamers – Se tivesse que referir três dos seus jogos favoritos de sempre, quais diria, e porquê?

Philip Machado – O primeiro seria o Sonic 2, que foi o jogo da minha infância, depois Legend of Mana, a profundidade dos sistemas de jogo é simplesmente ridícula e acho que nem em 10 anos uma pessoa conseguia desbloquear tudo no jogo, e por último talvez o Tibia, o meu primeiro mmorpg, já muito antigo, acho que não há nenhum mmo no mundo que proporcione o nível de exploração e mistério que o Tibia proporciona.

Portugal Gamers – Já está a desenvolver um novo jogo? Se sim, quer anunciá-lo em primeira mão ao Portugal Gamers ou pelo menos dar-nos algumas pistas do que poderemos esperar do novo jogo?

Philip Machado – Por acaso ainda não, mas ando com umas ideias ambiciosas para um arena shooter (risos).

Portugal Gamers – O que gostaria de dizer aos leitores do Portugal Gamers e IEPM Gamers?

Philip Machado – Ajudem os devs nacionais e comprem umas copias dos jogos que são produzidos cá, e já agora deem uma chance ao Ashes que vai sair no dia 26 de Outubro!

Portugal Gamers – Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou a responder às diversas questões. Toda a equipa do Portugal Gamers, bem como a IEPM Gamers, desejamos-lhe todo o sucesso do mundo.


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