Entrevista a Telmo Pereira, produtor de Under the Rain

O jogo Português Under the Rain está nos destaques do Powered by IEPM e como tal, juntamente com a nossa parceira IEPM Gamers, decidimos entrevistar o produtor do jogo, Telmo Pereira.

Portugal Gamers – Apresente-se aos nossos leitores.

Telmo Pereira – Chamo-me Telmo Pereira, vivo em Valença do Minho (mas sou natural do Porto…), tenho 34 anos e este é o meu 1º projecto na área dos videojogos.
De resto, na minha carreira profissional já fiz de tudo um pouco: trabalhei como padeiro, já trabalhei nas obras como armador de ferro, já fui carpinteiro, operário fabril e durante quase 20 anos profissional de hotelaria. Durante esse tempo fui aprendendo a programar (sou auto-didata, tive de abandonar a escola cedo por motivos financeiros…) e fiz alguns serviços como freelancer (pequenas coisas, como websites e alguma que outra app para gestão).

Portugal Gamers – Under the Rain é um jogo que está nos destaques do Powered by IEPM, algo que noticiámos. Fale-nos do jogo, inclusive do enredo e respectivo objectivo.

Telmo Pereira – O Under the Rain é um survival horror na terceira pessoa muito inspirado nos clássicos Resident Evil (do 1º ao 3º) e Silent Hill (os 4 originais da Team Silent), mas tira algumas ideias de outros jogos, como a vertente de stealth do Forbidden Siren (ou Splinter Cell) e o uso das câmaras mistas (fixas ou “por cima do ombro”) foi algo que me recordo de ver nas primeiras demos do Resident Evil 4 e que depois foi abandonado. A nível de história, a narrativa do jogo é muito inspirada em H. P. Lovecraft, sendo que um dos objectivos será adaptar alguns dos seus contos menos conhecidos em formato de antologia, ou seja, a aventura será distribuída por episódios, cada um adaptando um conto diferente, mas mantendo um arco narrativo ao longo da “temporada” (mais ou menos como uma série televisiva, ao estilo das primeiras temporadas dos X-Files).

Portugal Gamers – Under the Rain está a ser muito associado ao PC. Em que plataformas é que também o tencionam disponibilizar?

Telmo Pereira – Para já, Windows, Linux e (se possível) MacOS. Quanto a consolas, XBox é uma opção a considerar, PS4 já vai depender do sucesso do jogo (sai caro um Dev KIT da PS4 para quem trabalha sozinho e sem orçamentos…). Switch também seria interessante, mas… para já só posso garantir Window e Linux.

Portugal Gamers – Qual foi a sua inspiração para criar Under the Rain?

Telmo Pereira – Para dizer a verdade, como programador e ilustrador, e amante de artes (e videojogos, claro…), sempre tive a vontade de explorar o mundo do Gamee Dev, e o que me fez mesmo mergulhar de cabeça, nem sequer foi um jogo que eu dissesse “hey, que espetáculo, quero fazer cenas destas…”, foi mais ver um jogo à venda, por 60€, que não valia 10 cêntimos sequer (o jogo era o Ride To Hell Retribution…), e pensei “não, espera, eu nunca fiz nada disto na vida, mas aposto que sozinho faço melhor que eles…”. Então saquei (na altura) o Unreal Engine 3, estudei um bocado de Unreal Script, e foi sempre a trabalhar no jogo até agora…

Portugal Gamers – Se tivesse que referir três dos seus jogos favoritos de sempre, quais diria, e porquê?

Telmo Pereira – Escolher 3 jogos só é muito complicado… mas vou tentar: o Shadow of the Colossus, pela beleza, emotividade e magnitude (dos Colossos e do Mundo em si.), Silent Hill 2 por ser uma obra prima, e ser o que considero a narrativa mais adulta e madura que algum jogo já teve, e o Okami, uma experiência única e até hoje sem rival a nível estético e de gameplay.

Portugal Gamers – Já está a desenvolver um novo jogo? Se sim, quer anunciá-lo em primeira mão ao Portugal Gamers ou pelo menos dar-nos algumas pistas do que poderemos esperar do novo jogo?

Telmo Pereira – Ainda não, falta um caminho ainda considerável para este saír, mas ja tenho algumas ideias a saltar de vez em quando.

Portugal Gamers – O que gostaria de dizer aos leitores do Portugal Gamers e IEPM Gamers?

Telmo Pereira – Aos leitores, apenas tenho de agradecer terem chegado até aqui na leitura, e apoiem os devs em Portugal, há muita coisa boa a ser feita por cá, e é pena ver que muitos recebem reconhecimento de fora, mas cá ninguém os conhece… e se algum dev aspirante estiver a ler isto, não desistas daquilo em que acreditas, se um gajo com quase 35 anos conseguiu trabalhar num jogo enquanto trabalhava nas obras ao mesmo tempo, não há desculpas para não fazer alguma coisa se tiverem tempo. Os sonhos só não se materializam se não fizermos por isso. E bons jogos.

Portugal Gamers – Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou a responder às diversas questões. Toda a equipa do Portugal Gamers, bem como a IEPM Gamers, desejamos-lhe todo o sucesso do mundo.

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