Entrudo um jogo que celebra e relembra tradições carnavalescas portuguesas

Entrudo, é um jogo de exploração com minijogos de ritmo desenvolvido pelo estúdio Twinkle Frog Studios (Powered by IPLeiria). O videojogo 2D foi feito para ser jogado no PC nos sistemas operativos Windows, Linux e MacOS, tendo sido lançado recentemente na loja do itch.io.

Entrudo começou o seu desenvolvimento em ambiente académico por estudantes do curso da ESTG: Jogos Digitais e Multimédia (Carina Abrantes, Teresa Gazurová e Rodrigo Braz). Segundo Carina Abrantes, “acredito que este projeto tem potencial”, sobre o qual ainda acrescenta “espero que Entrudo desperte curiosidade no público sobre as inúmeras tradições portuguesas existentes por todo o país. Utilizando a Corrida do Entrudo como inspiração para este projeto, acreditamos que estamos a revitalizar um pouco da cultura portuguesa.”.

Entrudo segue o trajeto do turista Finn, que decidiu visitar uma aldeia de xisto portuguesa, a Aldeia da Pena. No seu percurso, Finn descobre a Corrida de Entrudo na qual, para participar, tem que jogar jogos de ritmo. Enquanto explora a aldeia também se depara com tabuletas que falam sobre mitos portugueses, a aldeia, como também a tradição do Entrudo.

Principais características/features:
· A natureza e encantos da Aldeia da Pena conjugadas com diferentes personagens que retratam
lendas e mitos portugueses. A título de exemplo, temos os diálogos entre residentes da aldeia que contribuem para a imersão do jogador no mundo de Entrudo.
· A música medieval folclórica tradicionalmente portuguesa presente nos diversos jogos de ritmo ao longo do jogo. Foram utilizados três instrumentos típicos em homenagem à música portuguesa: acordeão, flauta e cavaquinho.
· Uma experiência de jogo single-player muito ambiental, com um grande foco narrativo na tradição da Corrida de Entrudo.

Entrudo é o nome do primeiro videojogo para PC desenvolvido pelo estúdio Twinkle Frog Studios. Joga como Finn e descobre a magia da Aldeia da Pena. Será que o Finn vai conseguir participar na Corrida do Entrudo?


Tags: