Equipa de desenvolvimento do The King of Fighters XIV comenta sobre o jogo

l_57b41bc8af97e

A Famitsu fez uma entrevista com a equipa de desenvolvimento do The King of Fighters XIV onde foi falado diversos assuntos, incluindo a mudança dos gráficos da série para 3D, a quantidade de personagens jogáveis e muito mais.

Entre os funcionários que foram entrevistados estava o produtor Yasuyuki Oda e o diretor de arte Noboyuki Kuroki, ambos a trabalhar na franquia desde os anos 90.

Em relação à mudança da franquia para o 3D, a maior dificuldade foi que nada do jogo anterior (The King of Fighters XIII de 2010) pôde ser utilizado. Outra dificuldade foi a introdução de expressões faciais nos lutadores e uma das soluções que a equipa encontrou para tornar o trabalho ligeiramente mais fácil, foi introduzir 3 personagens que possuem máscaras.

The King of Fighters XIV possui um total de 50 personagens jogáveis sendo que todos estão disponíveis desde o inicio e isso causou alguns problemas para a equipa, especialmente porque haviam apenas 3 ou 4 designers a trabalhar nisso, por esse motivo Kuroki ficou realmente surpreendido por terem conseguido atingir o objetivo.

Já em relação à escolha das personagens e equipas, eles dividiram todos de forma a que, ao mesmo tempo, pudessem agradar aos jogadores e não se repetir demasiado uma franquia. Por exemplo, a equipa decidiu retirar Blue Mary e Yamazaki do jogo por fazerem parte da franquia Fatal Fury.

Uma curiosidade revelada nessa entrevista é que quando são divulgados trailers de outros jogos que não fazem parte do género de luta, é possível mostrar uma determinada parte onde o estúdio trabalhou enquanto estão dedicados já à outra parte, no caso de jogos de luta isso não é possível, pois o estúdio precisa trabalhar ao máximo os personagens que aparecem no trailer para que estejam praticamente concluídos. Sendo assim, a equipa considera que cada novo trailer ou presença em eventos foi uma meta que tinham conseguido ultrapassar.

De acordo com eles, o principal foco durante o desenvolvimento foram os gráficos, já que a equipa da SNK evoluiu lentamente a cada versão de desenvolvimento e trailer. Yasuyuki Oda revelou que a sua prioridade foi que o gameplay estivesse a 60fps sem quedas. Por fim ele adiciona que outro foco muito importante era o modo online, e caso houvesse quedas, a equipa teria problemas como frameskips.

Para além do The King of Fighters XIV, Yasuyuki Oda também comentou sobre o futuro da SNK, em relação a franquias como Art of Fighting ou Samurai Shodown, ao dizer que ao invés de sequelas, prefere recomeçar tudo do zero.