F1 2020 – Análise

A Codemasters está de regresso com a edição 2020 do novo Fórmula 1, um jogo que de ano para ano recria na perfeição a realidade automobilística e faz as delícias de todos os amantes desta prova.

Resultado do ano atribulado que estamos a viver devido à pandemia Covid-19, também as provas foram suspensas. Mas eis que, com enorme alegria, os amantes de Fórmula 1 ficaram surpreendidos com o regresso dos motores de Fórmula 1, passados 24 anos, a Portugal (a última corrida foi no Estoril, em 1996). Agora F1 vai regressar ao Autódromo Internacional do Algarve no fim de semana de 23 a 25 de outubro de 2020. Uma boa notícia que vem em boa altura para os fãs.

Este ano F1 2020 conta com uma edição normal de retalho, a edição “Deluxe Schumacher Edition” que inclui réplicas de quatro grandes bólides do piloto alemão, (Jordan 191 de 1991, Benetton B194 de 1994, Benetton B195 de 1995 e Ferrari F1-2000 do ano 2000), fatos de corrida, capacetes, designs e desenhos alusivos a Schumacher. Terão ainda disponível a versão “Seventy Edition” alusiva à comemoração dos 70 anos da competição e que inclui capacetes, roupas, personalizações de carros e itens de jogador exclusivos.

Neste jogo podem contar com uma réplica perfeita dos pilotos e dos bólides, mesmo além da competição em pista. As provas do calendário também fazem parte e incluem os novos circuitos de Hanói no Vietname e Zandvoort na Holanda. Com a inclusão destas 2 provas, o jogo dispõe de um total de 22 corridas originais de temporada e, claro, poderão optar por corridas mais curtas de 10 ou 16 provas.

F1 2020 vem agora simular na perfeição, como é habitual todos os anos por esta altura, a realidade da Fórmula 1 e ainda da Fórmula 2, totalmente licenciadas. Em 2019 tivemos como grande novidade um modo carreira que permitia que pudéssemos jogar Fórmula 1 e Fórmula 2. Em 2020 este modo continua presente e inclui, como já referido, duas novas pistas e um novo modo intitulado de “My Team”, que é a grande novidade de F1 2020.

No que toca à jogabilidade, falamos de um jogo anual como muitos outros de simulação no mercado. Com uma boa jogabilidade no anterior título, F1 2020 também acompanha a evolução, cada vez mais “afinada” e rigorosa, para dar uma boa experiência aos amantes da Fórmula 1. Poderão  por exemplo optar por uma simulação mais realista em que terão de fazer manualmente todas as mudanças que queiram fazer no carro em prova, estamos a falar de baixar e subir as mudanças, etc. As definições são ajustadas ao nosso gosto de modo a termos uma condução mais simples ou então mais atrativa para os mais experientes em F1.

A possibilidade de usarmos um volante e pedais também é algo que fascina todos os apaixonados pela velocidade. A sensação de realismo é ainda maior comparando com os controlos que um comando nos oferece. Pilotar um grande bólide de Fórmula 1 para muitos é um grande desejo e poderão ver todo o mecanismo e funcionamento com maior realismo caso optem por uma condução com um volante.

Sendo este F1 2020 um jogo bastante “limado” em relação ao anterior, os pormenores ficam cada vez com mais relevo, seja nos pilotos, carros, celebrações, possibilidade de darmos uma entrevista no final das provas e escolhermos também qual a resposta a dar, etc. A celebração final de entrega da taça com direito a abrir a tradicional garrafa de champanhe são pormenores que a Codemasters recriou na perfeição, conferindo a F1 2020 ainda maior rigor, tornando-se num dos melhores jogos da série lançados até hoje.

Mas falando das novidades de F1 2020, temos o já referido modo “My Team”, que nos oferece agora uma experiência mais vasta no mundo da Fórmula 1. Este modo, como o próprio nome indica, dá-nos a possibilidade de criamos a nossa equipa de F1 e gerir tudo o que se passa nos bastidores, como contratar um segundo piloto para correr na nossa equipa, tratar dos patrocínios, gerir toda a personalização de cores do veículo, ter a possibilidade de responder à imprensa e escolher a resposta a dar dentro de três possibilidades, trabalhar com todo o staff envolvente da equipa, etc. Claro que ao adquirirem itens para a vossa equipa, por exemplo da Ferrari, poderão optar por vender e comprar de outras marcas, entre muitas outras coisas que podem gerir na vossa equipa.

Toda esta gestão no “My Team” leva a que possamos ter um enorme sucesso nas provas, por isso convém terem uma boa estratégia nos pilotos que vão optar por contratar para a vossa equipa (tendo atenção a vários fatores de cada um, como a experiência).

Mas tudo o que envolve a pista confere ainda maior realismo a este título. Por exemplo, em prova são-nos dadas indicações sonoras (através da coluna do DualShock 4, na versão que analisámos), em que dá a impressão de que o nosso piloto adjunto está atento à nossa prestação em prova, incentivando-nos de forma a conseguirmos melhorar a nossa prestação ao longo de cada volta/corrida.

Como referimos anteriormente, a possibilidade de darmos uma conferência de imprensa no final das provas e escolhermos a resposta irá afetar o desempenho da nossa equipa, seja a moral ou todo o envolvimento interno. Pode tornar-se um pouco maçador, mas, afinal de contas, as conferências servem para dar confiança a quem nos ajuda diariamente: sejam pilotos ou funcionários da equipa que estão nos bastidores.

As possibilidades no modo “My Team” são enormes o que nos deixa apelar um pouco à nossa criatividade, seja a personalizar o carro ao nosso gosto, a escolher o piloto, o emblema da nossa equipa. As melhorias a efetuar ao nosso veículo, rivalidades com outras equipas, entre muitas outras opções fazem ainda parte do que podem encontrar num dos modos mais completo de sempre para os amantes de F1.

Os modos “My Team” e Carreira são sem dúvida os modos de maior ênfase neste jogo, e de maior longevidade em F1 2020, o que irá agradar muitos amantes deste simulador. A estratégia e o planeamento antes da prova são fundamentais podendo nestes, por exemplo, escolher o tipo de pneu para a prova que irão realizar. Terão três sessões para treino e claro de qualificação para as provas, e tudo isto poderão simular, ou então, se quiserem mais rigor tático, terão de as realizar de forma a optar pelos melhores itens para o vosso bólide. Também as boxes são outro dos elementos a ter em conta nas provas, o que por um lado irá ajudar, caso tenham de substituir alguma coisa no carro que se danifique durante a prova. Terão é pequenas penalizações a nível de tempo, o que por vezes irá afetar a posição na tabela classificativa onde se encontrarem.

F1 2020 não dispõe apenas do modo “My Team” ou do modo Carreira, mas também dos modos a solo em que dispõe das corridas de Fórmula 1, Fórmula 2 e clássicos, assim como corridas de ecrã dividido local para dois jogadores e ainda o modo online, em que poderão jogar até 20 jogadores. Terão ainda eventos semanais online, campeonatos, desafios contra-relógio entre muitas provas que poderão fazer ao longo das 22 pistas de que o jogo dispõe. Um jogo ainda mais abrangente que os antecessores com muitas horas de corridas pela frente.

No que toca à qualidade gráfica, em F1 2020 a realidade está muito bem recriada, seja a nível de pilotos, pistas ou de todo o meio envolvente. É fantástico apreciar o interior de cada veículo de F1 durante as prova e ver o nível incrível de detalhe, como os botões e todo o mecanismo interior. A nível sonoro, podem contar com algo semelhante aos anteriores F1, pois a qualidade do mesmo continua praticamente igual, oferecendo grande rigor e realismo ao ambiente que vos envolve.

Opinião Final:

A Codemasters oferece em F1 2020 uma grande novidade com o modo “My Team”, que nos permite criar a nossa equipa de F1, que era uma das coisas que faltava a este grande simulador e que agora se torna a “cereja no topo do bolo”. Todas as possibilidades de escolha de personalização de vários elementos para a nossa equipa conferem um ainda maior rigor e realismo a este novo F1. Sem dúvida um jogo mais completo e OBRIGATÓRIO para todos os amantes de automobilismo, e nem só. Para quem não jogou nenhum dos anteriores e agora tem a oportunidade, experimentem. De certeza que não se irão arrepender de investir em F1 2020.

Do que gostamos:

  • Jogabilidade personalizada;
  • Modo “My Team”;
  • Gráficos fantásticos;
  • Possibilidade de ajustar a dificuldade do jogo;
  • Modo multijogador local.

Do que não gostamos:

  • Pequenos bugs no modo online (deverão ser corrigidos em futuras atualizações);
  • Entrevistas tornam-se repetitivas no final das corridas.

Nota: 9/10