Firewall Zero Hour – Análise

Mais um jogo de realidade virtual acaba de chegar ao PlayStation VR. Estamos a falar de Firewall Zero Hour, pelas mãos da First Contact Entertainment. Os jogos para a realidade virtual prometem aumentar a variedade do catálogo com excelentes jogos, como foi o caso mais recentemente de Moss e The Persistence.

Firewall Zero Hour é um shooter táctico online em que os combates não irão faltar. Este jogo é o primeiro a ser desenvolvido pela First Contact Entertainment que apesar de não ter qualquer historial de videojogos produzidos, podemos afirmar que criou um grande jogo para o PlayStation VR. A tarefa não se adivinharia com certeza fácil, pois não sendo este um jogo “normal” requer algum “estofo” em saber o que abordar e, claro, ir ao encontro das espetativas dos jogadores.

Firewall Zero Hour é compatível com acessório de realidade virtual, como o Aim Controller, que foi lançado em simultâneo com o jogo Farpoint.O Aim Controller ajuda bastante neste jogo, estando perfeitamente adequado para jogos de ação na primeira pessoa, dado que inclui um comando PS Move que nos permite aceder a todas as funções do DualShock 4, e que está ligado a um suporte que replica a sensação de ter uma arma em mãos e que torna mais intuitivo pressionar os vários botões enquanto jogamos. Com este acessório conseguirão uma experiência diferente e mais gratificante, em que os vossos movimentos são replicados no que veem nos óculos de realidade virtual. Aconselhamos a quem não tem este acessório e esteja interessado neste jogo e noutros shooters de realidade virtual, que o comprem, embora seja possível jogar Firewall Zero Hour com o DualShock 4.

Podem achar no início que será complicado perceberem como funciona o Aim Controller, mas é de facto bastante simples. Existe um gatilho que vos permite disparar a vossa arma, e com os botões  terão de atirar granadas ou colocar minas, e o jogo deixa-vos saber qual a trajetória que as mesmas levarão. Após um breve intervalo de tempo com o jogo já estarão acostumados, pois os controlos são mesmo muito simples e de fácil aprendizagem.

Firewall Zero Hour é um jogo de tiros, como já referimos, que pode ser jogado tanto em linha como a solo. Neste, uma de duas equipas de quatro elementos ataca e a outra terá de defender. Todo o jogo exige planeamento estratégico da vossa parte, e  terão de saber bem como avançar, pois cada jogador apenas tem uma vida.

O jogo dispõe de mapas variados e em que se encontrarão em diferentes situações, seja em ambientes fechados ou ambientes abertos, como é o caso de, por exemplo, Office. Cada cenário dispõe de esconderijos e sítios chave para desenharem a vossa melhor estratégia.

Como em qualquer jogo online, terão de aguardar pelo início de cada partida até encontrar os jogadores, o que nem sempre se torna fácil. No início de cada partida podem personalizar o vosso atirador com diferentes tipos de armas, por exemplo.

Com uma jogabilidade simples e intuitiva, este título oferece uma boa variedade aos jogadores para se divertirem com a realidade virtual durante uns bons momentos. O jogo é bastante acessível e sólido para quem o irá jogar, e a sensação de adrenalina será o que vos irá permitir tirar melhor partido de Firewall Zero Hour.

Sendo um jogo de ação na primeira pessoa, é fantástica a sensação de disparar grandes armamentos, como caçadeiras, metralhadores, entre muitas outras armas. Como já referimos, a sensação é totalmente diferente entre usarem o DualShock 4 ou o Aim Controller, sendo que com este sentirão ainda mais adrenalina, o que melhorará a vossa experiência de jogo.

Podem comunicar com os membros da vossa equipa e combinar a tática que irão empregar nas configurações que o jogo dispõe, e têm sempre o mapa disponível que vos permite saber para onde devem ir para que a vossa tática corra da melhor forma.

Firewall Zero Hour também dispõe de um modo single-player, em que tudo se mantém constante, mas jogam frente à Inteligência Artificial. Para além deste, existe apenas um pequeno tutorial para vos explicar no início como jogo funciona. Algo bastante simples e de fácil abordagem.

De um modo geral, durante as partidas que jogámos não notámos qualquer tipo de quebra de fluidez, o que é bastante gratificante, pois por vezes existem alguns problemas neste quesito aquando dos lançamentos dos títulos. Firewall Zero Hour supera todos estes pontos tornando-se num grande jogo para o PlayStation VR.

Opinião Final:

Firewall Zero Hour é o novo jogo para o PlayStation VR, e uma experiência bastante simples e intuitiva para quem gosta de jogos de ação na primeira pessoa. Com um modo a solo e outro online, irão passar várias horas de grande adrenalina no mundo deste shooter tático de realidade virtual. Este é um jogo ideal para jogarem com o acessório Aim Controller, que melhora e muito a forma como irão jogar este jogo, dado o impacto que este título nos oferece quando o controlamos com este acessório, não só pela sensação dos disparos durante a partida, mas pela sensação de estar a realmente segurar numa arma. Um jogo simples que, dado o preço reduzido (39,99 euros), aconselhamos todos os jogadores que gostam de jogos de ação e têm um PlayStation VR a comprarem, este é obrigatório e de certeza que não se irão arrepender pelo vosso investimento.

Do que gostamos:

  • Jogo simples e de fácil aprendizagem;
  • Diversidade de mapas;
  • Gráficos e jogabilidade;
  • Possibilidade de jogar com o Aim Controller.

Do que não gostamos: 

  • Proximidade no foco.

Nota: 8,5/10