Go Vacation – Análise

Com o aproximar do fim do verão, chega a nostalgia dos bons tempos passados junto da praia, a passear na cidade ou mesmo até – para aqueles que gostam de tal coisa – explorar a montanha! Volta a escola para muitos e o trabalho para outros, a pele fica mais clara e passamos a usar mais roupa, entrando num rodopio de tarefas quotidianas que, em breve, parece que nunca mais irá acabar.

Felizmente, em 2011 a Bandai Namco trouxe-nos a solução para a nostalgia das férias com o GoVacation para a Wii, aquilo que seria a sua interpretação de uma coleção de mini jogos (um conceito extremamente popular para uns e absolutamente detestável para outros, bastante comum nos dias da Wii). O jogo foi recebido favoravelmente pela crítica à data, mas sempre possuiu algumas limitações técnicas devido à plataforma em que foi lançado. Agora, dado o sucesso monumental da Nintendo Switch, com o porting daqueles que foram os jogos com maior sucesso da Wii U, ou até mesmo de alguns jogos de outras plataformas cujos conceitos caem perfeitamente na menina dos olhos da Nintendo (estamos a olhar para ti, Diablo III), a Nintendo considerou que GoVacation se daria bem na Nintendo Switch.

Go Vacation deixa-nos explorar 4 áreas enormes de uma ilha paradisíaca, contendo imensos segredos à espera de ser desvendados!

GoVacation apresenta-nos uma ilha chamada de Kawawii com quatro resorts (praia, cidade, neve e montanha), cada um com inúmeros mini jogos e divertimentos num número estonteante que ultrapassa os 50. Desde corridas com moto-quatro, surf, mota-de-água, ski, patins, skate, airhockey, carros quer em pista ou 4×4, skydiving, batalhas com pistolas de água, bungee-jumping, vólei, ténis, mergulho, a lista continua… Nem tudo fica desbloqueado no início, pelo que é necessário ir jogando as várias atividades de modo a ganhar acesso tanto aos outros resorts como às atividades contidas nestes. Entre os vários desportos e atividades em que podemos participar, é preciso irmos ao encontro de vários npc’s que nos convidam para participar, o que é feito através do modo de exploração dos vários resorts que a ilha possui, para o qual contamos com vários meios de transporte à nossa disponibilidade.Temos de admitir que a ilha, os espaços desta e os seus habitantes possuem imenso charme, pelo que dá imenso prazer explorar a ilha, vendo os nossos amigos Mii (os antigos Mii’s ainda são compatíveis, podendo ser selecionados como personagens de jogadores) a divertirem-se pelos vários pontos do mapa. A versão da Switch traz algumas melhorias técnicas como o upscale gráfico para 1080p, e algumas novidades a nível de conteúdo, como a possibilidade de tirar fotografias aos diferentes animais espalhados pela ilha, podendo catalogar os mesmos! Existem variadas fatiotas para as nossas personagens e a possibilidade de nos ser atribuída a nossa própria Villa (Mansão), que deveremos posteriormente decorar ao nosso gosto com diferentes mobílias e fotografias dos momentos mais divertidos. Podemos também arranjar um cão, dar-lhe um nome e vê-lo a correr atrás da nossa personagem enquanto exploramos.

Os nossos melhores amigos de 4 patas vão de férias connosco!

É aqui, na exploração, onde começam alguns dos problemas que GoVacation possui, nomeadamente os terríveis controlos. Embora responsivos, o seu mapeamento é simplesmente atroz, pelo que não compreendemos a necessidade de pressionar Y para nos acelerarem qualquer meio de transporte e a utilização de ZR para saltar. Se estamos a falar de um veículo automóvel ou outro tipo qualquer de meio motorizado, tal faria sentido, mas para andar de patins ou de skate, porque é que temos de pressionar Y para acelerar? Não bastaria simplesmente deslocar o analógico L para a frente? É assim como funciona para andar! Além disso, ZR para saltar? ZR devia ser usado para acelerar nos jogos de carros, saltar é sempre um botão da face do comando!Pedimos desculpa ao leitor, mas é simplesmente notório que o cuidado (ou a falta dele) com o mapeamento das opções a nível de botões da Wii também foi transportado para a versão da Switch. Um dos melhores exemplos disto é o controlo da câmara: ao invés da regra convencionada de utilização do analógico R, os developers preferiam utilizar a combinação do botão ZR com o analógico L – enquanto a nossa personagem está imóvel! Se estão a pensar que tal escolha foi feita para acomodar a escassez de botões do Wiimote + Nunchuk, estão a acertar na principal razão pela qual este jogo não facilita em nada aquilo que deveria ser o seu objetivo principal, a facilidade de acesso aos jogadores inexperientes.

A exploração consegue ter os seus momentos brilhantes, como aquele em que a nossa personagem (mais 3 amigos) pode subir a montanha gelada num teleférico, para depois descer utilizando os ski’s. É um conceito interessante que se vai repetindo ao longo do jogo –queres andar de elétrico ou até de barco? Tal é possível, simplesmente dirige-te a este lugar do mapa e podes ir!

Inicialmente, é fácil assumir que os mini jogos são isso mesmo, pequenas amostras de um desporto mais complexo, jogáveis durante 5 minutos enquanto passamos para atividade seguinte. Esta opinião, todavia, não consegue estar mais longe da realidade, pelo que embora inicialmente joguemos os níveis na sua versão menos exigente, se quisermos investir o nosso tempo nessa atividade, a nossa personagem vai-se especializando na mesma, acabando os níveis e a dificuldade por aumentar e estas tornando-se verdadeiramente desafiantes. Isto é algo bom, pois não só combate o estigma de que as coleções de mini jogos não têm qualidade, mas também permite que, se assim desejarmos, nos dediquemos apenas a um conjunto mais restrito de jogos, e evoluir nessas atividades independentemente de tudo o que se passa no mundo de GoVacation.

É possivel jogar algumas das atividades até 4 jogadores em multiplayer split-screen!

GoVacation possuiu alguns modos de jogar bastante variados, mas infelizmente o multiplayer online está ausente, sendo no entanto possível jogar o jogo utilizando multiplayer local para até 4 jogadores, quer controlando a ação com os JoyCon na horizontal ou modo duplo (cada jogador com 2 JoyCon), é possível ainda jogar sozinho ou então utilizar o modo Local Play para jogar em modo handheld multiplayer.

A nível gráfico, como se disse, GoVacation segue fielmente o conteúdo original do jogo para a Wii, tendo recebido no entanto algumas melhorias, como dissemos, a nível gráfico e de conteúdo. A apresentação demonstra perfeitamente o aspeto adorável que os npc’s e as personagens possuem, agora naturalmente com maior resolução. No áudio, ora bem… o jogo possui alguns jingles que acompanham as atividades, incluindo o jingle mais irritante de todos os tempos durante a apresentação dos níveis e daquilo que devemos fazer a seguir. O resto do áudio não é de forma alguma mau, mas simplesmente não é memorável o suficiente, acompanhando adequadamente a experiência.

Opinião Final:

GoVacation é o lançamento para a Nintendo Switch de um dos últimos jogos para a Wii. Não é nenhuma swansong daquela plataforma, mas mesmo assim gerou algum interesse. Agora é possível jogar GoVacation na Switch, levando-o para onde quisermos. O jogo recebeu algumas melhorias técnicas e no conteúdo dentro do jogo, mas um mapeamento dos comandos simplesmente atroz faz com que a diversão tenha os seus limites.

Do que gostamos:

  • Mais de 50 mini jogos, para além de atividades de exploração, incluindo agora animais para catalogar;
  • Melhoria gráfica e a nível de conteúdo;

Do que não gostamos: 

  • Jogo respeita uma fórmula muito antiga naquilo que é o mapeamento dos comandos, é terrível;
  • GoVacation obriga-nos a realizar várias atividades antes de desbloquear as que queremos realmente jogar!

Nota: 7/10