God Wars The Complete Legend (Switch) – Análise

Os fãs de RPG’s Táticos como Fire Emblem e Final Fantasy Tactics lembrar-se-ão que a Switch tem recebido o que se pode considerar um número decente de títulos deste género – mesmo o experimental Mario vs Rabbids conseguiu casar com sucesso o canalizador mais conhecido de sempre com os coelhos loucos da Ubisoft e criar um RPG Tático de sucesso. Enquanto o próximo Fire Emblem não sai, e não se sabendo de mais notícias sobre o recém-anunciado Shin Sakura Wars, cuja franquia explodiu na década passada, fazendo as nossas delícias desde a Sega Saturn, passando pela Dreamcast e acabando na PlayStation 2 e Wii, temos de nos contentar com o lançamento de God Wars The Complete Legend para a Nintendo Switch.

Tal como nos RPG’s Táticos mais tradicionais, a ação passa-se num campo de batalha quadriculado, misturando os elementos RPG com elementos de tática militar.

God Wars The Complete Legend é na verdade o God Wars: Future Past anteriormente lançado para a PlayStation 4 e PlayStation Vita, reempacotado com várias atualizações e conteúdo adicional. Mais uma vez estamos perante uma versão definitiva na Switch, a consola que rapidamente se está a tornar no paraíso das versões definitivas. Agora que os developers se aperceberam de que a fanbase é dedicada e que o apoio à nova consola da Nintendo está a vir de todos os cantos da indústria, é fácil encontrar um grande número de ports e adaptações com DLC e outros conteúdos a chegarem à nova consola da Nintendo. De modo algum isto é mau, sendo importante relembrar, todavia, que continua a ser mais importante apostar em novas propriedades intelectuais do que simplesmente pensar na Switch como uma plataforma em que tudo pode ser lá colocado, que venderá.

God Wars The Complete Legend conta a estória de Kaguya, a princesa de Fuji, que toda a vida viveu aprisionada para um dia, caso o Monte Fuji entrasse em erupção, ser oferecida como sacrifício. Uma das irmãs de Kaguya fora oferecida no passado pela sua mãe, a Rainha Tsukuyomi, ao monte para apaziguar os deuses, e o mesmo poderá acontecer a Kaguya. Acontece que a Rainha Tsukuyomi desapareceu pouco depois dos eventos narrados e Kaguya, fugindo aos seus captores com a ajuda de Kintaro, seu amigo, parte para o mundo à procura de sua mãe, e de respostas.

Iremos acompanhar a estória de Kaguya pelo mundo à procura de respostas. A narrativa é bastante interessante, perfeitamente ilustrada pelos elementos 2D ao estilo anime, e o restante grafismo em 3D.

Não fugindo daquilo que é tradição neste tipo de RPG’s, para além daquilo que é a narrativa, a ação passa-se num campo de batalha dividido em vários quadrículos, cabendo ao jogador mover as diferentes unidades ao seu comando de um ponto para o outro, atacando as unidades inimigas e defendendo as suas posições no mapa. Naturalmente a posição em que as várias unidades se encontram reveste importância, pois altera o valor do dano causado através dos ataques, pelo que em certo tipo de terreno, as nossas personagens conseguirão causar mais danos – algo a ter em conta. Cada personagem pode mover-se, atacar, usar skills especiais que consomem MP, além de defender e ainda procurar no campo de batalha por itens. Os RPG’s Táticos podem não ser o estilo de jogo daqueles jogadores que não possuem paciência suficiente para investir na minúcia que o controlo pelo campo de batalha exige, mas, para quem gostar, encontrará aqui facilmente todos os elementos tradicionais dos RPG’s Táticos.

Existe uma verdadeira pletora de equipamento para obter e equipar, estando este dependente do “job” desempenhado por cada personagem, mas podendo ser livremente alterado ao gosto do jogador. Do mesmo modo, o cast colorido e interessante de personagens que nos acompanham trazem vida a um género de jogo que por vezes pode ser bastante monótono. É importante, no entanto, fazer referência ao facto de que, nesta altura do reinventar progressivo de géneros, o quão fiel – por vezes em detrimento da fórmula – God Wars The Complete Legend se mantém às tradições, quase imóveis, do género. Não faria mal aqui uma ligeira pitada de conceitos ocidentais mais acessíveis ao jogador moderno.

A possibilidade de editar minuciosamente o equipamento, “skills” e o “job” das nossas personagens fazem com que este RPG se torne num exercício um pouco monótono de gestão das mesmas.

Do ponto de vista gráfico, somos fãs da mistura 3D/2D utilizada para as personagens, o campo de batalha e personagens tridimensionais intercalados com momentos de narrativa ao estilo anime caiem muito bem neste tipo de ofertas orientais. A música acompanha perfeitamente o ambiente criado pela narrativa, mas infelizmente não se destaca com nenhum tema em específico.

Opinião Final:

God Wars The Complete Legend é um produto que deve ser definitivamente classificado como de nicho! O mesmo neste caso sendo os fãs incondicionais de RPG’s Táticos. Se não gostarem de gerir minuciosamente grande parte dos aspetos da personagem e do campo de batalha, mais vale a pena investirem num RPG de ação ou mesmo turn-based, uma vez que este é daqueles bem tradicionais. Para quem gosta, no entanto, a inclusão das atualizações e de conteúdo extra fará deste pacote uma oferta bastante atrativa.

Do que gostamos:

  • A versão definitiva de God Wars, agora com as atualizações e conteúdo extra;
  • Narrativa bastante interessante;
  • A apresentação gráfica mistura perfeitamente os elementos 3d com o estilo artístico animado do oriente.

Do que não gostamos: 

  • Demasiado tradicional na sua formula;
  • Um bocado monótono.

Nota: 7/10