Gore Verbinski explica porque abandonou o projeto cinematográfico de Bioshock

Em 2008, surgiram várias notícias de que Gore Verbinski (The Ring e A Cure for Wellness) iria ser o realizador de um filme inspirado na franquia Bioshock. No entanto, em 2009 foi substituído por Juan Carlos Fresnadillo e, algum tempo depois, o projeto foi cancelado, tendo o motivo principal sido o e o elevado custo de produção.

Recentemente numa sessão de perguntas e respostas no Reddit, o realizador falou pela primeira vez sobre o que realmente aconteceu.

De acordo com Verbinski, não existe uma resposta curta e simples para os motivos pelo qual o projeto não avançou, faltavam cerca de oito semanas para as gravações começarem quando foi cancelado. O filme tinha uma classificação etária alta, sendo indicado para maiores de 17 anos, e ele queria manter essa classificação indicativa, pois achava que era o indicado para o filme, mas tal também teria um alto custo.

Era um projeto muito ambicioso e com um mundo gigantesco, de tal modo que não era possível simplesmente alugar um local para as gravações. Teria de ser construído um universo completo na realidade. Assim, o realizador pensa que a combinação do custo de produção elevado com a classificação etária fizeram com que a Universal Pictures não ficasse confortável com o projecto. Até mesmo porque na época estavam a ser produzidos outros filmes de custo e classificação etária altos, e que não estavam a gerar o lucro esperado pelos estúdios.

Quando questionado sobre um possível regresso ao projecto, Verbinski disse que acredita que muita coisa mudou e que talvez exista uma outra possibilidade, mas que lhe parece difícil voltar a dedicar-se a um projecto quando, neste caso, faltavam apenas oito semanas para as gravações começaram e o filme foi cancelado, o que lhe custou bastante a nível emocional, pois já tinha  o filme todo na sua cabeça.