Guillermo Del Toro demonstra interesse em adaptar BioShock para o cinema

Os fãs da franquia BioShock aguardam desde 2008 para ver a franquia a ser adaptada para a sétima arte, e o projeto sempre encontrou obstáculos, mas parece que se depender de realizador o projeto avança o quanto antes.

Em entrevista ao Shortlist, Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno e Batalha do Pacifico) revelou que se pudesse escolher um jogo para adaptar ao cinema, escolheria BioShock.

Del Toro revelou que consegue imaginar perfeitamente e adoraria fazer um filme da franquia, e aproveitou para elogiar o cineasta Gore Verbinski que esteve durante muito tempo ligado ao projeto, ao dizer que ele teria sido perfeito para esse filme.

Apesar disso, Del Toro reconhece que adaptar um videojogo para o cinema não é algo tão fácil, embora não seja impossível o fazer com resultados satisfatórios.

De acordo com ele, a maioria dos jogos são muito improváveis de serem adaptados, porque são duas formas de narrativa completamente diferentes, porém por décadas existiu em Hollywood a maldição dos filmes de heróis, e durante muito tempo consideravam impossível essa adaptação, porem encontraram maneiras de o fazer e é visível o sucesso nos dias atuais, então algo pode acontecer também com os filmes inspirados em videojogos.

Para finalizar, Del Toro aproveitou para revelar que bons jogos conseguem abordar uma historia com uma narrativa e sintaxe diferente dos filmes, séries, livros e isso o ajudou inclusive a tornar-se alguém que consegue contar uma historia de maneira mais versátil. Ele considera mesmo, que os futuro dos videojogos, irá depender daqueles que souberem contar uma historia de qualidade.

Essa não é a primeira vez que Guillermo Del Toro mostra-se interessado em levar um videojogo para o cinema, por diversas vezes a demonstrar a sua paixão por esse universo. Ele inclusive já foi produtor de um jogo de survival-horror da THQ, Insane e durante algum tempo esteve envolvido juntamente com Hideo Kojima, em Silent Hills, porém esse foi cancelado antes mesmo de avançar de maneira mais concreta.

Porém, apesar de ainda ser um grande mistério, a parceria com Kojima ainda promete trazer grandes frutos e um deles, será Death Stranding onde aparecerá como um personagem.