Habroxia 2 – Análise

A Lillymo Games está de volta, agora com a sua primeira sequela, Habroxia 2.

Lançado em 2019, podemos incluir Habroxia no estilo “shmup”, ou “shoot ‘em up”, tendo este título tido uma receção razoável e pondo a Lillymo no mapa, com algumas mecânicas que apimentam a fórmula dos clássicos arcade, como alternar entre planos horizontal e vertical.

Seguindo o sucesso de Twin Breaker no ano passado, a colaboração entre a Lillymo Games e Colin Moriarty deu um novo passo, com este a juntar-se à empresa, que nos traz agora a sua primeira sequela, agora com a assinatura de Colin na parte criativa e da escrita.

Tal como os títulos anteriores da Lillymo, também Habroxia 2 será um título cross-buy PlayStation 4 e PlayStation Vita, continuando a mostrar a perseverança da Lillymo com a PlayStation Vita, que certamente consigo apreciar. Depois de jogar, e platinar, ambas as versões, é fácil dizer que este jogo brilha na velhinha portátil da Sony. Habroxia 2 vai ainda chegar, no mesmo dia, ao PC e Nintendo Switch.

Uma nota de aviso: o jogo não tem cross-save, sendo que cada versão tem a sua própria platina e foi concebida para ser jogada apenas numa consola. Ainda que preferisse ter a opção, a verdade é que o jogo é bastante curto, mesmo com NG+, e a experiência é bastante arcade, apesar de haver uma narrativa subadjacente.

Passando então à narrativa, esta é-nos comunicada essencialmente no início e no fim do jogo, sem desenvolvimentos durante a maior parte do jogo. É simples e serve apenas o propósito de contextualizar e empatizar com as personagens. É bem escrita e até engraçada, mas parece ter sido quase desenvolvida à parte do resto do jogo.

Mas afinal o que é Habroxia 2? Como já tinha dito, falamos de um “shmup”, muito ao estilo de clássicos como R-Type, com art-style e som apropriado a este tipo de jogo, e onde as inovações estão na progressão e em alguns twists da jogabilidade. Logo após o tutorial, somos atirados para um mapa do universo de jogo, onde podemos avançar para o próximo nível ou visitar a estação espacial onde se comprar upgrades. Ao clicar no primeiro nível, podemos desde logo equipar uma das várias armas alternativas que vamos desbloqueando ao longo do jogo.

A jogabilidade é simples de perceber, mas devidamente recompensante. Para além de poder disparar para a frente, como seria expectável neste tipo de jogo, podemos atirar em qualquer direção com o analógico direito, o que traz mais dimensão à ação. O ataque alternativo pode também ser otimizado com bom timing, sendo que após uma descarga, ele vai carregando lentamente, e se o usarmos no ponto em que carrega, ele terá maior impacto.

No fim de cada nível está a minha parte favorita de Habroxia 2: os bosses. Com 20 bosses únicos, muito variados tanto no estilo como na jogabilidade, o fim de cada nível traz sempre algo único.

Ao longo do jogo, rapidamente nos vamos aperceber que há caminhos alternativos, com vários níveis a terem mais do que um boss, sendo que cada um dá acesso a um caminho alternativo no mapa principal. Isto, aliado aos upgrades que vamos desbloqueando, e ainda aos colecionáveis únicos de cada nível – que são poucos o suficiente para não serem aborrecidos de colecionar -, faz com que Habroxia 2 nos convide de uma forma convincente a jogar novamente os níveis, tendo sempre uma experiência diferente.

Depois de concluídos todos os caminhos e bosses, temos um boss final e desbloqueamos acesso ao modo NG+, e ainda a 2 modos árcade de Boss Rush e Boost Rush.


Opinião Final:

Habroxia 2 pode não ser o jogo mais elaborado, mas entrega o que se propõe com mérito, e vai mais além com a oferta cross-buy e troféus platina que dão gosto de fazer. Com um loop de jogabilidade bastante viciante e excelentes bosses, é um bom jogo para descomprimir e ter no bolso para curtas sessões, ou para gastar um dia a platinar.

Do que gostamos:

  • Gameplay-loop viciante;
  • Level design inteligente e com caminhos alternativos;
  • Variedade de armas e power-ups;
  • Bom valor para o que é oferecido;
  • Excelentes bosses.

Do que não gostamos:

  • Pouca razão para explorar os vários ataques extra;
  • Som mal balançado entre os efeitos e música;
  • Narrativa não desenvolve durante o jogo.

Nota: 7,5/10


Habroxia 2 vai estar disponível para PlayStation 4, PlayStation Vita, PC, Xbox One e Nintendo Switch a 3 de Fevereiro de 2021, por 9,99€

Esta análise foi feita nas versões PS4 e PSVita, com código gentilmente cedido pela Lillymo Games