[Indie] Scorn: um FPS atmosférico e visceral

Scorn (em português “Desprezo“) é um jogo de terror atmosférico na primeira pessoa, situado num universo de pesadelos com estranhas e sombrias criaturas.

O jogo foi projetado em torno da ideia de o jogador “ser atirado para o mundo”. Isolado e perdido dentro deste mundo onírico (mundo dos sonhos), o jogador irá explorar diferentes regiões interconectadas de uma forma não-linear, sendo o ambiente inquietante o ponto mais forte do jogo.

Cada local contém o seu próprio tema (história), quebra-cabeças e personagens, fundamentais para a criação de uma coesão vivida no mundo. Ao longo do jogo vamos abrindo novas áreas, adquirindo diferentes conjuntos de habilidades, armas e vários outros itens.

Os produtores da Ebb Software (estúdio indie sérvio), dizem que a atmosfera é um elemento extremamente importante para implementar nas mecânicas de um jogo, acrescentando que, quanto ao universo do jogo, Scorn coloca o jogador numa realidade que parece ter saído de um pesadelo de H.R. Ginger.

Obra de H.R. Ginger:

Artistas como o cineasta russo Andrei Tarkovsky e o pintor Zdzisław Beksiński são algumas das grandes inspirações que deram vida ao jogo. Especialmente Beksiński com as suas pinturas góticas de ossos calcificados, morte e decomposição, retratando um dos grandes horrores que ele viveu: a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Este clima de desconforto e nojo prende subtilmente o espetador, mostrando o bastante para aumentar o interesse neste universo e a aflição de estar num lugar que parece tão vivo, mas ao mesmo tempo tão morto.

Obra de Zdzisław Beksiński:

A Ebb Software começou a produção de Scorn em 2014, com uma campanha de crowdfunding no Kickstarter com o objetivo de angariar 200.000€. Tendo apenas arrecadado cerca de 4.078€,  o estúdio decidiu cancelar o  crowdfunding a 3 de dezembro de 2016. No entanto, em janeiro deste ano Scorn recebeu fundos de um investidor privado tendo iniciado a sua plena produção durante o mês de fevereiro.

Recentemente foi anunciado que este investidor privado seria então a empresa Humble Bundle, através do seu novo negócio de publicação multiplataformas, assim como se passou a saber que a banda sonora ficou a cargo do músico/rapper/produtor sérbio Djordje Miljenovic (conhecido por Wikluh Sky).

O estúdio irá dividir Scorn em duas partes, sem DLCs, expansões ou sequelas, com o lançamento da primeira parte, chamada de Dasein (palavra alemã que significa “Existência”, fulcral no sistema filosófico de Martin Heidegger e que está em plena sintonia com o tema do jogo e das filosofias existencialistas do “ser atirado para o mundo”), para Windows no primeiro trimestre de 2017.

:::Artwork:::

:::Screens:::

:::Videos:::

Developer: www.scorn-game.com
Publisher: www.humblebundle.com