Intel revela as primeiras informações sobre os seus processadores de 11ª geração para desktop

Apesar de muitas rumores e informações parciais terem sido reveladas, principalmente para os modelos dedicados ao mercado portátil, a Intel revelou recentemente as primeiras informações sobre os seus processadores de 11ª geração para desktop.

Conhecidos também como Rocket Lake S-Series, os novos modelos de processadores terão até um máximo de oito núcleos, sendo que, por exemplo, um, Intel i9-10900K (que pertence à 10ª geração) possui 10 núcleos. Entretanto, de acordo com a Intel, o ganho de eficiente será feito através da nova arquitetura conhecida como “Cypress Cove”.

A arquitetura “Cypress Cove” será a combinação entre o núcleo da Ice Lake e da arquitetura gráfica da Tiger Lake, sendo composta ainda pela litografia de 14nm, ao invés de 10nm, como nos modelos portáteis.

A Intel promete ainda um ganho percentual de até “dois dígitos” no desempenho do IPC, com as velocidades de clock também a receberem um aumento considerável. Outra promessa feita pela empresa, é que será feito um aumento de 50% na eficiência da GPU em comparação com a última geração de processadores, com a Intel a apostar numa arquitetura Xe e assim garantir um grande salto no processamento gráfico.

Foi ainda prometido que a 11ª geração vai mesmo rivalizar no mesmo nível com os processadores atuais da AMD, com a Intel a adicionar o PCIe 4.0 de até 20 canais. Isso vai permitir o suporte para SSDs e outros componentes mais rápidos, que podem melhorar ainda mais o desempenho dos PCs que tenham os processadores da próxima geração.

Além disso, a Intel ouviu os consumidores e entusiastas e estão a aprimorar os controlos de memória, com os novos processadores a oferecerem suporte para memórias DDR4 com velocidade de frequência de até 3200MHz.

Para finalizar a Intel, revelou que também serão inclusos novos controlos de mídia, como HEVC (VP9) em até 4K a 60fps 12 bits 4:4:4 e AV1 em 4K a 60fps 10 bits 4:2:0. Além disso, trará suporte a DP1.4a, HDMI 2.0b e HBR3, a permitir assim até três monitores com resolução 4K a 60fps ou dois monitores com resolução 5K a 60fps. E através do Intel Deep Learning Boost também foram adicionados VNNI para uma melhoria no desempenho da IA.

Os processadores Rocket Lake S-Series 11ª geração tem previsão de chegar ao mercado mundial durante o primeiro trimestre de 2021, com isso a empresa deverá revelar mais detalhes incluindo os preços para cada modelos nos próximos meses.

 


Tags: