Jack Tretton comentou sobre o lançamento da PlayStation Vita

ps-vita-10-23-15-1

De acordo com Jack Tretton, ex-diretor executivo da Sony Computer Entertainment América e que deixou o seu cargo na empresa em 2014 (após 19 anos), a PlayStation Vita é uma excelente consola, mas chegou ao mercado demasiado tarde para encontrar e manter um público considerável.

Em entrevista ao site IGN, Tretton foi questionado sobre o que sente em relação à consola portátil, agora que pode olhar na perspetiva de alguém fora da empresa, ao que ele respondeu que a consola é realmente muito boa, mas foi lançada muito tarde e a indústria mudou para dispositivos portáteis que não são dedicados a jogos.

De acordo com ele, se comparada à sua antecessora, a PSP, a PlayStation Vita foi um grande sucesso. O sistema foi capaz de oferecer uma experiência de uma consola doméstica dentro de um plataforma portátil e conseguiu também atrair um público mais velho para esse tipo de plataformas.

Entretanto, quando foi lançado na América do Norte, em 2012, os jogos para smartphones estavam em constante crescimento, deixando pouco espaço para consolas portáteis dedicadas a jogos.

Para finalizar, Tretton voltou a elogiar a consola, mas disse que foi lançada num momento em que poucas pessoas estavam à procura de uma plataforma portátil dedicada unicamente a jogos.