Jornalista da Forbes é demitido após artigo polémico com revelações de Ray Fisher

Depois das mais recentes revelações feitas pelo ator, Ray Fisher o clima dentro da indústria do cinema parece está a aquecer bastante e nem mesmo os jornalistas parecem estar totalmente seguros.

Na última quinta-feira (29) a edição digital da revista Forbes divulgou uma extensa entrevista com o ator Ray Fisher, onde ele afirmou que grande parte das mudanças feitas pelo cineasta Joss Whedon, na versão final do filme da Liga da Justiça, aconteceram após conversas racistas. O ator ainda citou que muitas dessas conversas, aconteceram com outras pessoas ligadas a Warner Bros Pictures, entre elas Geoff Johns, Jon Berg e Tobby Emmerich, atual presidente da Warner Bros Pictures Group.

Pouco tempo depois a própria Forbes atualizou o artigo a incluir respostas dadas pelo porta-voz de Joss Whedon e pela própria Warner Bros, com o site a adicionar uma nota onde explicou a atualização e mudanças feitas no artigo, onde considerou que o jornalista não seguiu com rigor e justiça o código jornalístico.

Entretanto, as coisas foram ainda mais longe, com Ray Fisher a utilizar o seu Twitter para revelar que Sheraz Farooqi, jornalista responsável pelo artigo, foi demitido da Forbes sem nenhuma explicação aparente. De acordo com o ator, os seus representantes já entraram em contacto com a Forbes sobre as mudanças pouco ortodoxas feitas ao artigo e ele próprio irá investigar o motivo real da demissão do jornalista.

Mas caso a situação já não estivesse complicada o suficiente, o próprio jornalista utilizou o Twitter para agradecer a todos pelo apoio e por defender a sua integridade pessoal e profissional, a afirmar que todas as mensagens recebidas significaram muito para ele.

Farooqi ainda confirmou que a Forbes encerrou o seu contrato com eles, mas que ele mantém todo o conteúdo que escreveu no artigo e tem como objetivo continuar a lutar por um conteúdo jornalista solido.

Algumas horas depois, o próprio Ray Fisher fez um retweet a declaração do jornalista onde escreveu que qualquer meio jornalístico teria muita sorte em ter Sheraz Farooqi como parte da sua equipa e que quando começar a divulgar mais detalhes sobre o caso, Farooqi será a primeira (se não mesmo a única) pessoa que irá partilhar essas informações.

O ator ainda deixou uma recomendação para outras revistas e sites, de que devem contratar o jornalista o mais rápido possível, num claro prenúncio de que novas informações devem ser divulgadas muito em breve.

Até o momento que está noticia foi escrita e publicada, a Forbes ainda não emitiu qualquer declaração sobre os tweets feitos pelo ator e pelo seu ex-jornalista.

Obviamente todos nós da Portugal Gamers, apoiamos a liberdade de imprensa e não podemos deixar de prestar todo apoio ao jornalista (Sheraz Farooqi) já que acreditamos que qualquer artigo deve sempre ser isento de supostas influências externas. Sendo assim, a informação deve sempre ser divulgada, mesmo que acabe por causar desconforto a empresas e estúdios, já que o trabalho de qualquer jornalista é informar sem que a sua opinião seja influenciada mediante a ameaças ou privilégios.


Tags: