Lançamento de Control não seria possível na Nintendo Switch sem a tecnologia de cloud

Durante a última Nintendo Direct Mini: Partner Showcase, foi anunciado o lançamento de Control Ultimate Edition para a Nintendo Switch.

No entanto, foi revelado que o jogo não vai correr diretamente na consola, mas sim utilizará tecnologia de cloud, ou seja, todo o processamento gráfico do jogo estará sendo realizado num servidor externo, com o jogo sendo transmitido por streaming para a Nintendo Switch, o que exigirá uma constante conexão à internet.

Numa entrevista recente ao Nintendo Life, o diretor de comunicação da Remedy Entertainment, Thomas Puha explicou a importância da tecnologia para o lançamento do jogo para a consola híbrida da Nintendo.

De acordo com Thomas Puha, no passado a equipa do estúdio reuniu-se para discutir sobre o que seria necessário para fazer um port de Control para Nintendo Switch através da parceria com um estúdio externo e chegaram a conclusão que por motivos técnicos, financeiros e pessoais, isso seria impossível.

Puha destacou que a Remedy e a 505 Games sempre tiveram interesse de lançar Control para a maior quantidade de plataformas possíveis, incluindo a própria Nintendo Switch, porém, uma das coisas mais difíceis que o estúdio preciso lidar, são as concessões que precisa fazer para lançar um jogo.

Ele mencionou ainda que o motor de jogo, Northlight utilizado em Control não foi desenvolvido para funcionar bem com a Nintendo Switch, então seria necessário gastar muito recurso, uma quantidade de tempo significativo e até mesmo recursos humanos de repensar o jogo do zero, para lançar apenas uma versão e tudo isso, enquanto a equipa também está empenhada em lançar o jogo para as consolas de nova geração, algo que é a prioridade da equipa no momento.

O diretor de comunicações também revelou que transferir todo o processo de desenvolvimento do port para outro estúdio não seria tão simples, já que toda a tecnologia e motor de jogo pertence a Remedy, então seria necessário um envolvimento bastante complexo do estúdio, então no final optar pela tecnologia de cloud foi uma decisão ideal para atingir todos os objetivos.

Control Ultimate Edition já está disponível para Nintendo Switch.