LEGO House recebe retrato de 40 mil peças de Samira Wiley

O Grupo LEGO trabalhou com a premiada atriz Samira Wiley para celebrar o poder da autoexpressão criativa na comunidade LGBTQIA+ durante o Orgulho deste ano. Em estreita colaboração com LEGO Certified Professional Builders, Samira, membro e defensora dos direitos da comunidade, ajudou a criar um autorretrato épico, de 41 000 peças, que dá vida à sua personalidade e às suas vivências de um modo criativo e lúdico.

«Comemorar quem somos e todas as peças que fazem de nós quem somos é muito importante, e, como parte da comunidade LGBTQIA+, sei o que vale acolher a oportunidade de demonstrar o nosso orgulho. Foi uma maravilha criar este retrato, pois tive a oportunidade de o fazer de maneira criativa e lúdica», observou Samira Wiley. «Como atriz, passo a vida a debruçar-me sobre a identidade das outras pessoas para perceber como posso assimilá-las no meu próprio papel, mas nem sempre o faço comigo mesma. O processo de criação deste retrato permitiu-me ver-me a mim própria pelos olhos das outras pessoas e isso foi verdadeiramente inspirador e recompensador. O brincar é uma parte tão importante da autoexpressão criativa — permite-nos descobrir e partilhar quem somos e ter orgulho de quem somos.»

O retrato gigante de um metro e meio de altura demorou 200 horas a ser construído e incluiu três sessões criativas de uma hora com Samira em que partilhou abertamente histórias e momentos caricatos. A obra de arte completa combina as peças da vida de Samira que ajudaram a formar quem ela hoje é e inclui referências pessoais à família, à importância da experimentação criativa e dois símbolos adinkras que Samira tem tatuados como forma de homenagear as raízes da África Ocidental.

O primeiro, Nsoromma, significa «Criança do céu» e assinala a profunda gratidão aos antepassados. O segundo, Okodee Mmowere, é o símbolo adinkra da coragem e valentia, e, no retrato, foi posto sobre o coração, para representar um viver autêntico e ser um exemplo a seguir e assim ajudar os outros a fazerem o mesmo. O brilho do arco-íris que envolve a face de Samira simboliza a sua missão pessoal de dar visibilidade aos grupos marginalizados em que ela, como diz, se enquadra.

O retrato luminoso foi revelado na edição de junho da revista Rolling Stone para o lançamento de Pieces of Me, um convite aberto aos membros e aliados da comunidade LGBTQIA+ a construírem um autorretrato que registe as peças deles próprios de que mais têm orgulho.

Constrói uma imagem de ti

Pieces of Me é a novidade mais recente do Grupo LEGO na procura da criação de experiências lúdicas que façam com que todos se sintam acolhidos. Além da construção de retratos Pieces of Me em casa, vai haver mesas de construção e postos de personalização de minifiguras numa seleção de lojas por todo o mundo.

O Grupo LEGO vai ainda marcar presença em iniciativas de Orgulho locais, este verão, em Munique, Berlim, Londres e Copenhaga. A atividade deste ano vem no seguimento da presença nas ações de Orgulho em Londres em 2019, Copenhaga em 2021 e Munique em 2022.

Julia Goldin, Chief Product and Marketing Officer do Grupo LEGO, a propósito da campanha, afirmou: «Pieces of Me é um convite aberto aos criadores a terem um momento de autovalorização de maneira lúdica. A brincadeira e a autoexpressão criativa andam de mãos dadas, e o processo de construção de um autorretrato dá-nos uma oportunidade de mostrar ao mundo quem somos e comemorar as peças de nós próprios de que mais nos orgulhamos. No Grupo LEGO, acreditamos que Todos são Incríveis e assumimos o compromisso de construir um mundo mais diverso e inclusivo em que toda a gente possa ser quem é e alcançar o seu potencial.»

O retrato Pieces of Me de Samira vai estar exposto de 8 de junho a 23 de agosto na LEGO Masterpiece Gallery, na LEGO House, em Billund, Dinamarca — a Casa do Tijolo.

Para ficar a saber mais sobre os episódios por trás desta construção fantástica, leia o artigo completo na página da Rolling Stone.

Sobre o retrato LEGO de Samira Wiley

  • Cerca de 41 000 elementos LEGO.
  • 200 horas de construção.
  • 1,60 m de altura.
  • A cabelo e a blusa de Samira foram criados com recurso a uma técnica de construção LEGO 3D chamada greebling, que dá a aparência de textura e profundidade.
  • O arco-íris é formado por elementos LEGO transparentes, para permitir que a luz os atravesse e possam brilhar em contraluz.
  • A equipa de construção contou com Samira Wiley, atriz premiada e defensora dos direitos LGBTQIA+, Caspar Bennedsen, LEGO Certified Professional, Brick Works, Abdallah Kobeissi, Project Coordinator de LEGO Idea House & Specialist Builder.

A acompanhar a imagem de Samira, podem ser vistos no retrato os seguintes símbolos (ver A LEGO Guide to Samira’s Portrait):

  • Okodee Mmowere: Símbolo adrinkra de coragem e valentia, e uma das tatuagens de Samira, acima da zona do coração para representar a sua coragem de viver a vida com autenticidade e ser um exemplo a seguir, para que mais gente faça o mesmo.
  • Nsoromma: Símbolo adinkra, e uma das tatuagens de Samira, que significa «Criança do céu». Com este símbolo, Samira sublinha: «A minha presença na Terra não é um engano.»
  • Sankofa: Símbolo adrinkra, que significa «Temos de lembrar o passado para construir um futuro melhor». A ave Sankofa está empoleirada no ombro de Samira a olhar para trás, para os pormenores.
  • Óculos de sol, NYC: O verão de 2008 foi uma altura decisiva para a identidade de Samira — viveu num apartamento na Bleeker Street, na cidade de Nova Iorque, enquanto cuidava do gato de uma pessoa amiga, conheceu novas pessoas, fez a primeira crista e desenvolveu o seu estilo pessoal.
  • Símbolo matemático da igualdade: Com o significado de «as variáveis são iguais por definição», é algo que demonstra a paixão de Samira pela matemática e a representação da igualdade.
  • Coração radioso: Isto simboliza a maneira alicerçada na alegria como Samira foi criada e a visão sempre positiva que Samira adota na educação da própria filha. O contorno do coração foi criado com elementos transparentes, pelo que tem um efeito reluzente.
  • Coroa: Como reconhecimento dos atores pioneiros que Samira viu na tela na infância.
  • Fundo escuro com partículas de pó: A escuridão do fundo representa as profundezas de um teatro, com partículas de pó a reluzirem como se iluminadas por projetores. Samira conta que se sente muitas vezes inspirada quando pisa o palco.
  • Boné, coração e #2: Os bonés são, para Samira, uma peça de identificação significativa, e estas imagens refletem uma publicação importante no Instagram em que comunicou o nascimento da filha — https://bit.ly/40Hh1ls.
  • Brilho do arco-íris: Samira acredita que o seu propósito consiste em dar visibilidade aos grupos marginalizados de que sente fazer parte e representa a alegria com que decide encarar todos os dias. O brilho do arco-íris reflete como isto emana alegremente dela, o que serve de inspiração a quem está ao redor.

Tags: