LEGO lança campanha Play Unstoppable e revela novo Set disponível em Junho

O Grupo LEGO acaba de anunciar Play Unstoppable, uma nova campanha focada em celebrar o potencial infinito das raparigas quando lhes são dadas oportunidades para jogar sem limites. Para ajudar a defender o que as raparigas podem alcançar quando têm espaço e liberdade para jogar aberta e ferozmente, algumas das maiores criadoras de mudança no futebol feminino juntaram-se à equipa em apoio deste movimento: a ex-capitã da seleção feminina dos EUA Megan Rapinoe, a multitalentosa Yuki Nagasato, a atacante de renome mundial Sam Kerr e a superestrela global Asisat Oshoala.

Celebrar a brincadeira que muda as regras do jogo

Play Unstoppable tem como objetivo pôr em causa estereótipos em torno da brincadeira e da construção criativa e incentivar as raparigas a desbloquear a liberdade de que precisam para brincarem sem fronteiras.

Uma pesquisa levada a cabo para o Grupo LEGO, realizada pelo Geena Davis Institute, em 2021[1], concluiu que as raparigas se sentem cada vez mais confiantes para se envolverem em todos os tipos de brincadeira e atividades criativas, mas permanecem condicionadas pelos estereótipos de género enraizados na sociedade.

Chegou ainda à conclusão que as raparigas se sentem menos limitadas e apoiam menos os preconceitos típicos de género do que os rapazes quando se trata de brincadeira criativa (74% dos rapazes vs. 62% das raparigas acreditam que algumas atividades se destinam apenas às raparigas, enquanto outras se destinam aos rapazes) e estão mais abertas a diferentes tipos de brincadeira criativa em comparação com o que os seus pais e a sociedade normalmente incentivam, sendo o futebol um dos principais elementos distintivos — a 82% das raparigas parece bem as raparigas jogarem futebol e os rapazes praticarem ballet, perante apenas 71% dos rapazes.

«O jogo, dentro e fora de campo, ajuda as crianças a explorar quem são, a ganhar confiança e a sentir-se parte de uma equipa. É uma das razões pelas quais o futebol feminino é uma das modalidades que mais crescem globalmente, com recordes de público quebrados regularmente e mais de 30 milhões de raparigas a jogar em todo o mundo. Contudo, apesar de o talento das jogadoras e a emoção do jogo serem finalmente reconhecidos no cenário global, existem ainda muitos estereótipos à volta das raparigas, dos seus passatempos e da maneira como jogam que precisamos de derrubar. Espero que ao verem mulheres como eu a alcançar os seus sonhos possa inspirar as raparigas a acreditar que são imparáveis quando conseguem fazer aquilo de que gostam», declarou Sam Kerr. «Estou entusiasmada por trabalhar com o Grupo LEGO para celebrar as muitas dimensões da brincadeira para raparigas e mostrar que é tempo de o mundo se preparar para elas e de lhes permitir jogar aberta e destemidamente — e livres de estereótipos.»

Para ajudar as raparigas a continuar a quebrar as barreiras que definem a forma como jogam e as incentivar a jogar sem limites, o Grupo LEGO está a fazer uma parceria com:

  • A U.S. Soccer Foundation, para abrir três minicampos de futebol permanentes em todo o país para garantir às raparigas maior acesso a oportunidades ilimitadas de jogo.
  • A Football Australia, através de Legacy ’23 e Our Game, para criar uma plataforma para a comunidade pôr em causa os estereótipos de género no futebol, defender o jogo sem limites e incentivar todas as raparigas a jogar de forma imparável.

Modelos do futebol mundial a seguir

Para assinalar o poder imparável do futebol feminino e o incrível talento desportivo de Megan Rapinoe, Yuki Nagasato, Sam Kerr e Asisat Oshoala, o Grupo LEGO vai lançar um novo set sobre futebol com as quatro jogadoras e convida as raparigas a explorar o seu amor ao desporto-rei por meio da brincadeira com LEGO.

O set LEGO® Ícone de Jogo, de 899 peças, dá vida ao forte sentido de comunidade e espírito de equipa do futebol. O vibrante set de estádio de futebol apresenta uma formação de 15 minifiguras com cinco jogadores, oito adeptos, um treinador e um árbitro, para que os fãs de todas as idades possam dar o pontapé de saída ao lado de minifiguras dos seus heróis do futebol, aplaudir das bancadas ou festejar a vitória no pódio do vencedor. O set conta ainda com um posto de videoarbitragem e videoárbitro, para ajudar nas decisões mais difíceis, e um placar móvel, para que os construtores possam jogar para ganhar ou refletir o que se passa nos jogos a que assistem em direto.

Como o jogo nos move

Fora de campo, um filme inspirador chamado Play Moves Us vai explorar as possibilidades que são desbloqueadas quando as raparigas têm a liberdade de brincar sem restrições — seja qual for a paixão em que se foquem. As quatro jogadoras juntam-se a raparigas de todo o mundo para descobrirem a construção, a moda, os jogos e a música e discutirem a importância de brincar sem limites. A curta-metragem vai estar disponível em LEGO.com e terá o apoio de cada uma das intervenientes nos seus canais.

«Quando têm espaço e liberdade para se expressarem plenamente, as raparigas são uma força imparável no mundo. São inventoras brincalhonas, cientistas curiosas, sonhadoras ousadas e aventureiras intrépidas — e é exatamente isso que Play Unstoppable pretende enaltecer. Ao longo de mais de 65 anos, o tijolo LEGO tem proporcionado infinitas possibilidades de brincadeira a todas as crianças e permitido que as raparigas sonhem, construam e se tornem o que quiserem, mesmo quando a sociedade lhes diz que não», afirmou Julia Goldin, Chief Product and Marketing Officer do Grupo LEGO. «O futebol feminino tem o poder de nos lembrar do que as raparigas podem fazer quando se libertam de estereótipos  as nossas quatro futebolistas estão entre as melhores do mundo. Como mulheres fortes dentro e fora de campo, inspiram raparigas um pouco por todo o lado a atingir o seu potencial.»

Raparigas imparáveis

Play Unstoppable demonstra as possibilidades intermináveis do LEGO System in Play. Todo o conteúdo de Play Unstoppable, em que se inclui uma introdução à campanha, o filme Play Moves Us, artigos relacionados com Girls Play e pormenores sobre as minifiguras estarão disponíveis numa página dedicada a Play Unstoppable em LEGO.com.

O set LEGO Ícones de Jogo estará disponível a 6 de junho em LEGO.com/icons-of-play e nas lojas LEGO em todo o mundo, com PVP recomendado de 99,99 €.

INFORMAÇÃO ADICIONAL DO PRODUTO: LEGO ÍCONES DE JOGO UNSTOPPABLE MINIFIGURES

  • Código do produto: 40634
  • Nome do produto: LEGO Ícones de Jogo
  • PVP recomendado: 99,99 €
  • Medidas: O meio-campo de futebol com baliza e posto de videoarbitragem mede 20 cm de altura e 36 cm de largura
  • Número de peças: 899

Tags: