Microsoft revela preço e informações da placa de expansão de armazenamento da Xbox Series X e S

Um dos grandes destaques desde as primeiras informações oficiais divulgadas pela Microsoft sobre a nova geração, foi a Xbox Velocity Architecture, que promete oferecer um grande salto no desempenho dos jogos e reduzir os tempos de carregamento, graças ao seu SSD NVME personalizado.

Porém, naturalmente os jogadores e fãs aguardavam ansiosamente por mais informações sobre o produto, já que muitos temiam principalmente o preço e de certa maneira, o medo se concretizou, já que a Microsoft revelou nesta quinta-feira (24) o preço do modelo de 1TB.

Produzido em parceria com a Seagate, a “Placa de Expansão de Armazenamento” já se encontra disponível para pré-encomenda através da loja da Microsoft por 249.99€.

Rapidamente muitos jogadores utilizaram as redes sociais para questionarem o preço nada modesto, e através do Xbox Wire, o diretor de gestão de programas da Xbox Series X, Jason Ronald, explicou um pouco mais sobre o produto e justificou o seu preço.

De acordo com Ronald, a Xbox Velocity Architecture, é uma inovação importante para as consolas de nova geração, ao oferecer velocidade e desempenho sem precedentes, a possibilitar experiências, nunca antes possíveis numa consola. Devido a isso, para um desempenho consistente é preciso componentes avançados que possuem um alto custo de produção, muito mais que os discos de armazenamento tradicionais ou SSDs SATA.

Ele ainda destacou que em parceria com a Seagate, a Microsoft está a trabalhar intensamente para fornecer soluções de armazenamento expansíveis que vão oferecer um desempenho similar, porém, com o menor custo possível.

De destacar que Placa de Expansão de Armazenamento da Seagate promete um desempenho 40 vezes maior que um disco de armazenamento tradicional.

Entretanto, vale mencionar que a Xbox Series X e S continuará a permitir que os jogadores utilizem HDD Externos USB 3.1, ou seja, aqueles que não quiserem inicialmente investir nesse novo dispositivo, poderá simplesmente adquirir um disco de armazenamento tradicional ou mesmo um SSD NVME tradicionalmente utilizados nos PCs e utilizar de maneira a armazenar os seus jogos de nova geração ou mesmo das gerações anteriores (Xbox One, Xbox 360 ou Xbox) e apenas no momento em que decidir optar por aquela experiência, instalar diretamente na Xbox Series X ou S e assim desfrutar de todos os benefícios do Xbox Velocity Architecture.

Até o momento a Microsoft ainda não revelou qual será o preço do modelo de 512GB, incluindo no Xbox Series S.