Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 – Análise

Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5 é a mais recente iteração da série de jogos de motocross, desenvolvida e publicada pela Milestone srl. Esta série tem tido lançamentos anuais desde 2018, com algumas melhorias de jogo para jogo.

Como referido, este é um jogo focado na experiência de motocross, mas com grande foco na prática desta modalidade no mundo real. Através do jogo têm acesso ao calendário oficial de corridas, locais e pilotos do campeonato de motocross Monster Energy Supercross, replicando assim na vossa casa a experiência da competição.

A primeira impressão poderá não ser a melhor para todos aqueles que não são fãs da modalidade, quer pela associada à marca de bebidas energéticas bem como pelo facto de ser mais um jogo de corridas, entre tantos. Mas o que é certo, é que Monster Energy Supercross: The Official Videogame 5 (MES5) consegue destacar-se dos demais pela positiva.

Ao iniciarem o jogo, têm a oportunidade de criar o vosso próprio piloto, qual a empresa que querem representar e podem assim começar a vossa carreira de motocross. Como seria de esperar, não temos aqui percursos limpos, largos e com um alcatrão tão uniforme que mais parece ter sido aplicado recentemente. Não, isto é motocross e vão-se deparar com pistas com solo bem acidentado, com rampas e curvas e contracurvas. Não só têm de calcular bem a vossa velocidade para evitar acidentes, bem como usar o peso corporal do vosso piloto a vosso favor, através do analógico direito.

Cumpram com as vossas fantasias de piloto de motocross ao mais alto nível.

Podem também fazer truques e acrobacias que, apesar de não serem obrigatórias, podem resultar em maiores ganhos monetários caso sejam patrocinados por alguma marca. Este dinheiro por sua vez pode ser utilizado para personalizarem a vossa moto e até o equipamento do vosso piloto. Mas tenham cuidado uma vez que, se se espalharem, podem sofrer lesões que se traduzem numa redução de determinadas habilidades do vosso piloto. A capacidade física do vosso piloto pode também ser melhorada através de sessões de treino, permitindo que estejam na melhor condição possível para as corridas de competição.

As corridas em terreno de terra batida, com calhaus e rampas faz-se bem sentir através do DualSense, adicionando à experiência, fazendo com que este não seja apenas um jogo de corridas em que o objetivo é chegar em primeiro. O HD Rumble é muito bem utilizado, conseguindo transmitir a sensação de estarmos numa moto em terreno acidentado e a dificuldade em controlar o veículo, como seria de esperar. A experiência é também ajudada pela componente visual e alguma atenção ao detalhe. O vosso piloto e moto ficam sujas de terra batida, a roupa do piloto esvoaça com o vento, entre outros detalhes. No entanto, considerando que estamos a jogar MES5 numa Playstation 5, não temos aqui nada que seja considerado deslumbrante ou espetacular. Não é preciso, uma vez que a experiência de jogo acaba por ser largamente satisfatória face à excelente utilização do DualSense, mas seria bom ter visto o jogo a tomar partido da capacidade da nova geração, principalmente depois de todo o cuidado que tem noutras áreas.

Uma experiência completíssima para os fãs da modalidade.

Caso estejam a ter problemas em conseguir avançar, o jogo apresenta três níveis de dificuldade, para que possam ajustar a experiência à vossa medida. Também têm a opção de rebobinar caso cometam algum erro, apesar de esta habilidade não ser infinita, estando dependente de uma barra que se vai enchendo ao longo da corrida. Caso queiram criar os vossos próprios percursos, têm também à vossa disposição um track editor, podendo depois partilhar as vossas criações com a comunidade online – não ficando assim limitados às corridas oferecidas pelo jogo. Para além de tudo isto, ainda têm uma componente multiplayer, permitindo que compitam com outros jogadores via online ou até em modo split screen, completando assim ainda mais a experiência.

Em suma, apesar de não ser para toda a gente e ser definitivamente um jogo de nicho, MES5 sem dúvida consegue tomar partido das novidades que a Playstation 5 trouxe, tendo aqui uma experiência mais do que completa para os fãs de motocross.

Opinião final:

Monster Energy Supercross – The Official Videogame não se limita a fazer tudo aquilo que os seus antecessores fizeram, ajustando-se na perfeição à realidade da nova geração, oferecendo uma experiência de motocross o mais realista possível, considerando que temos esta experiência de comando na mão. Ainda há muito espaço para melhorar, mas sem dúvida que é um título que é muito mais do que o que aparenta.

Do que gostamos:

  • Utilização impecável da tecnologia HD Rumble do DualSense;
  • Experiência realista que faz com que o jogador sinta cada centímetro do terreno acidentado;
  • Jogo perfeito para os fãs de motocross e não só.

Do que não gostamos:

  • A interface e menus não são os melhores;
  • Poderia ter tomado mais partido das capacidades gráficas da PS5.

Nota: 8/10

Análise efetuada com um código PS5 cedido gentilmente pela distribuidora.