MotoGP 18 – Análise

Preparados para as corridas a duas rodas? A Milestone acaba de lançar mais uma edição do jogo de corridas MotoGP. Desta vez, com algumas novidades tornando o jogo de motociclismo um dos mais aguardados do ano.

Nesta nova edição do simulador de corridas de motociclismo, MotoGP 18, a produtora decidiu investir no jogo tornando-o ainda mais realista que os anteriores optando por um novo motor de jogo – o Unreal Engine 4. Esta nova tecnologia permite oferecer aos fãs do jogo de corridas uma experiência diferente e com uma qualidade ainda melhor que todos os anteriores.

Convidamos todos os iniciantes na série MotoGP (e não só), a que, para começarem a jogar experimentem os tutoriais do jogo, para assim ficarem a conhecer um pouco melhor a jogabilidade do jogo e, claro, terem uma melhor experiência e noção de como terão de se desempenhar nas provas, seja a acelerar ou seja a travar nos diferentes troços da corrida. No início podem optar por usar a função de assistência nas travagens para perceberem qual a zona, ou, melhor dizendo, quando devem acionar o travão para conseguirem fazer uma curva na perfeição sem perderem grande velocidade. Tenham no entanto em mente que se usarem esta função (a assistência nas travagens)  no modo carreira irão perder pontos, pelo que aconselhamos que praticarem um pouco antes de começarem a explorar este modo. De qualquer forma, mesmo sem a assistência nas travagens, têm ainda uma indicação no piso de qual o trajeto que devem seguir para obter a melhor prestação possível na prova.

Sejam os primeiros!

O modo carreira é sempre um dos destaques da série, e a qualquer momento, mesmo antes de seguirem o nosso conselho e completarem os tutoriais, poderão começar a explorar este modo, que acaba por estar igual ao que vimos em anos anteriores. Irão começar uma carreia de ascensão, começando em motas e pistas mais pequenas até alcançarem o topo da carreia com grandes motas e a participar nos circuitos mais apetecíveis de se pisar. Terão de concluir pequenas provas (pistas mais curtas) no início, como também ponderar qual a equipa pela qual devem assinar para começarem a vossa carreira, até competirem com os melhores pilotos de MotoGP.

Mas, como qualquer jogo, além do modo carreira o jogo dispõe de um modo online para competirem com os vossos amigos ou até mesmo com jogadores de todo o mundo, participando em campeonatos. Terão ainda modos de corrida rápida, e desafios ao vosso gosto, em contrarrelógio, por exemplo, em que terão de ser os mais rápidos na prova seja online ou offline. Há também a possibilidade de participar em campeonatos em modo offline, passando os restantes corredores a ser controlados por inteligência artificial, que este ano está melhorada. Nestes campeonatos terão uma sequência de várias pistas através das quais irão acumulando pontos, que vão variando dependendo  da posição que alcançarem no final de cada corrida.

Temos de destacar a inteligência artificial que se torna cada vez mais desafiante, mais rigorosa e interessante com o aumento da dificuldade, principalmente no modo Pro, que é a dificuldade em que o jogador irá sentir mais adrenalina, pois não será tarefa fácil vencer as corridas, que se tornam bastante intensas. O desafio torna-se assim mais apetecível e fazendo com que o jogador queira melhorar cada vez mais a sua prestação em prova.

A maior novidade, que passamos agora a detalhar, é, no entanto e sem dúvida a mudança do motor de jogo para o Unreal Engine 4, que veio acrescentar ao jogo mais detalhe e rigor tornando-se este num dos melhores jogos de corrida, e o melhor da série MotoGP.

Tenham atenção redobrada em tempo de chuva.

Falando do meio envolvente, podemos ver grande detalhe nas pistas, nos pilotos e nas motas. Os efeitos climatéricos também são de destaque, por exemplo em climas de chuva ou nevoeiro, que levam a que o jogador tenha de ter uma atenção redobrada em prova. A chuva irá afetar o tempo de travagem, o que poderá provocar acidentes ou embates em outros pilotos, o que decididamente aumenta o realismo deste jogo e o aproxima das provas reais. O jogo dispõe de dezanove pistas totalmente licenciadas. Antes de iniciarem a corrida, ser-vos-ão mostrados alguns detalhes da pista, tais como o seu nome ou o país em que se encontra.

Os controlos do jogo, apesar dos cuidados que referimos no início desta análise, também são simples e de fácil aprendizagem, pelo que não necessitam de praticar muito para conseguirem “dominar” na perfeição a mota durante as provas. Mas o mais espetacular em prova é controlarem a mota com velocidades acima dos 250km/h, em que a adrenalina em prova e a sensação de velocidade é fantástica.

A Inteligência artificial também foi alvo de melhoramento.

De um modo geral, de ano para ano a Milestone vai melhorando MotoGP para oferecer aos jogadores uma experiência o mais realista possível, com uma melhor qualidade gráfica e uma jogabilidade mais simples e apelativa para todos os fãs. E tal repete-se este ano com o lançamento de MotoGP18, um jogo que pega na base deixada pelo último título da série e a expande e melhora.

Opinião Final:

A Milestone regressa com a nova edição anual da série de videojogos de motociclismo, MotoGP18. Desta vez o lançamento do novo MotoGP é acompanhado por uma melhoria significativa devida ao novo motor de jogo, o que oferece aos fãs da série uma experiência mais realista. Esta melhoria, conjugada com os bons modos online e offline fazem de MotoGP18 um jogo obrigatório para os amantes do motociclismo. E não só. Caso nunca tenham experimentado nenhum jogo de motociclismo, poderão optar por este, pois de certeza que não se irão arrepender dado o rigor e detalhe técnico dado a este título de corridas em duas rodas.

Do que gostamos:

  • Novo motor de jogo Unreal Engine 4;
  • Grafismo melhorado;
  • Rigor e detalhe das motas e pistas.

Do que não gostamos: 

  • Tempos de carregamento por vezes demasiado longos.

Nota: 8/10