MotoGP 20 – Análise

O ano de 2020, com todos os seus problemas, têm sido um bom ano para os videojogos, dado o grande número de títulos AAA a serem lançados este ano. Os jogos de motociclos não são exceção, com anterior lançamento de TT Isle of Man 2 e agora com a edição mais recente do jogo de corridas de motos de pista – MotoGP 20.

MotoGP 20 é um simulador de corridas de motociclos com um enfoque numa experiência séria de simulação. A experiência é modelada à volta do realismo do desporto, com os vários momentos no dia-a-dia da modalidade reproduzidos com uma fidelidade absoluta. Desde a escolha de equipas e dos vários membros da mesma, aos diálogos com os técnicos de modo a alterar a forma como a mota se comporta após as voltas de teste, passando por todas as escolhas que permitem customizar com todo o detalhe as várias motos, temos aqui um grande nível de detalhe.

No entanto, o mesmo, ao contrário de outros jogos da modalidade, como é o caso de TT Isle of Man 2, possui uma certa acessibilidade que permite aos jogadores mais inexperientes pegar no jogo e, através dos vários apoios existentes, irem evoluindo, tornando-se cada vez melhores. Aliás, é possível, ao jogar, começar numa liga menor e ir subindo pouco a pouco, até se chegar à competição principal. Tudo isto exige imensa dedicação, seguindo um realismo louvável – do qual se destacam o consumo de combustível, os tipos de pneus e suspensão, além da estratégia de corrida. Achamos também imensa piada aos comentários entre voltas, narrando aquilo que o piloto e a sua equipa técnica irão fazer.

MotoGP 20 é a mais fiel reprodução videojogável da modalidade.

É possível a qualquer momento contratar novos gestores pessoais, engenheiros chefes e analistas de dados, os quais trarão certos efeitos consigo, afetando vários elementos não só das corridas, mas também da carreira no seu todo. A dinâmica de ajustes à mota é tão realista que é possível ajustar praticamente qualquer elemento da mesma, tais como os circuitos elétricos, o aerodinamismo, potência e o consumo do motor.

Este simulador traz ainda consigo outros modos, como um modo histórico permitindo ao jogador viver vários momentos da história da modalidade, o singleplayer de corridas simples e o já esperado multiplayer.

A nível de apresentação, podemos dizer desde já que é o jogo de motos com os gráficos mais bonitos atualmente no mercado! O cuidado com que cada mota foi desenhada comprova que MotoGP 20 é merecedor da licença que enverga. É possível personalizar os vários liveries das motas. Pena que os restantes gráficos não tenham recebido o mesmo cuidado.

Opinião Final:

MotoGP 20 é exatamente o que os fãs da modalidade esperam, com um dos modos carreira mais desenvolvidos e realistas que alguma vez vimos. Irá certamente ser bastante atrativo para todos aqueles que sonham em curvar pelas pistas a alta velocidade.

Do que gostamos:

  • Uma simulação realista, mas acessível, da modalidade do motociclismo;
  • Existência de várias categorias de motociclos;
  • Apresentação gráfica excelente dos mesmos.

Do que não gostamos:

  • Gráficos dos mapas podiam ser um pouco melhores, mas tal não é um grance problema, dado que iremos passar por eles a alta velocidade.

Nota: 9/10