MXGP Pro – Análise

A Milestone está em grande, depois do lançamento de MotoGP 18 (que analisámos recentemente, e podem ler ou reler a nossa Análise, aqui) e Monster Energy Supercross, agora é a vez de chegar às lojas MXGP Pro. Desta vez na vertente de motocross, esta edição de MXGP Pro quer tornar-se ainda melhor que as anteriores, oferecendo aos jogadores uma experiência ainda mais idêntica à realidade do motocross.

Depois de quatro jogos da série MXGP, esta edição MXGP Pro vem oferecer ao jogador uma experiência totalmente focada no motocross com pilotos e pistas do ano de 2017 totalmente licenciados, além de uma qualidade gráfica e jogabilidade mais aprofundadas e detalhadas. Também as provas de treino foram melhoradas e ajudam na perfeição à integração dos iniciantes nesta modalidade.

Ao começarem pelo modo carreira, e como em qualquer jogo que tenha um modo deste género, terão de começar em categorias inferiores e então progredir ao longo do tempo. Em MXGP isto equivale a começar por uma categoria de mota mais baixa e então ir competindo com veículos cada vez melhores. Neste modo poderão escolher por uma carreira com progressão mais acessível, ou mais desafiante (esta mais indicada para jogadores dedicados e avançados, uma vez que permite obter uma experiência ainda mais real, tornando-se uma tarefa mais interessante tentar alcançar o topo). Terão de gerir várias variáveis na vossa carreira, tais como qual o piloto, mota e patrocínios pelos quais vão optar para a vossa evolução. Além deste trabalho de gestão, é claro, existe ainda a vossa prestação nas corridas, que irá determinar se conseguem realmente subir de categoria.

Claro que a carreira será onde irão desbloquear novos itens de personalização, novas pistas, melhoramentos e por aí a fora, tornando portanto este um modo emotivo para os fãs de motocross. Consoante os desafios que completarem, vão recebendo mais créditos e regalias, que vos permitem obter fatos exclusivos, além de aumentarem a vossa fama até à ascensão ao título de campeão de motocross. A qualquer momento podem mudar de contratos e patrocinadores, mas tudo vai depender da vossa prestação.

Como referimos, as provas de treino foram alvo de melhoramento e em MXGP Pro estas permitem ao jogador aprender ainda melhor a controlar a mota durante as provas. Irão saber qual a melhor altura para travar, acelerar, quando devem curvar-se, como controlar a mota quando a mesma está no ar, o posicionamento em pista e por aí a fora. Quando concluírem tudo isto já estão quase uns “Pro´s” a conduzir as motas de motocross, pelo que aconselhamos a todos os jogadores que passem pelos mesmos antes de explorarem o resto do jogo.

Como qualquer título de corridas, MXGP tem um modo a solo para corridas rápidas e campeonatos, e claro também multijogador para poderem jogar online com os vossos amigos ou com outros jogadores espalhados por todo o mundo. No modo online podem personalizar os itens de jogo como o dano da mota, entre outros ao longo de dezanove pistas disponíveis.

No modo a solo podem jogar corridas rápidas, campeonatos personalizados em que escolhemos as pistas nas quais o jogador terá de competir (Championship), e claro pistas contrarrelógio (Time Attack) e ainda um modo que vos dá a possibilidade de acelerar pelas várias pistas (Grand Prix).

Podem ainda optar por um modo livre em que escolhem uma mota e podem fazer as modificações que quiserem, não só na própria mota, como no terreno, o que ajudará a que percebam qual a melhor técnica a usar durante as provas. É uma espécie de treino mas que vos permite conseguir obter uma visão diferente do controlo da mota de motocross.

Em relação à jogabilidade e grafismo, estes foram melhorados em relação à edição anterior, onde se destaca o especial contributo do motor Unreal Engine 4, tal e qual como vimos em MotoGP 18. Com o recurso a este motor em MXGP Pro,a Milestone  conseguiu alcançar um produto final em que as diferenças são notórias e em que a qualidade foi melhorada não só em termos de jogabilidade como também no detalhe conferido aos pilotos e a todo o meio envolvente durante as corridas, seja a nível de embates e deformações na mota, seja a nível da própria pista. Não está tudo tão perfeito como poderia, mas a diferença é notória em relação à edição anterior. Os detalhes nas motas de motocross, a lama e o meio envolvente merecem ser destacados, sendo um exemplo o facto de podermos ver a lama a salpicar e a sujar as motas. O estilo da condução foi também “afinado” e aprofundado para oferecer um nível de controlo ainda melhor ao jogador. A tecnologia implementada melhorou e muito este jogo, e nas próximas edições apenas podemos adivinhar que a tendência se mantenha.

A Milestone oferece em 2018 algo em grande para os fãs da simulação de motocross, e de certeza absoluta que não irão ficar desiludidos. A qualidade gráfica, os avanços na jogabilidade e os modos apresentados irão com certeza, se forem fãs de motocross, conquistar-vos. MXGP Pro é um jogo que vem “limar várias arestas” do último lançamento, sendo por isso uma melhor experiência a todos os níveis.

Opinião Final:

A Milestone, depois do lançamento de MotoGP18, lança de seguida MXGP Pro. E não ficou nada aquém com estes dois lançamentos. Antes pelo contrário. Temos em qualquer um deles um salto notório devido ao novo motor de jogo, que oferece agora aos fãs da simulação de motocross uma experiência remodelada e de fácil aprendizagem, não só para iniciantes, mas também para jogadores mais experientes.

Do que gostamos:

  • Novo motor de jogo;
  • Grafismo e jogabilidade melhorados;
  • Experiência idêntica à realidade de motocross.

Do que não gostamos: 

  • Existem alguns pormenores a melhorar mas que não interferem na experiência do jogador.

Nota: 8/10