Need for Speed Unbound é um simulador de condução e corrida que tem lugar na metrópole fictícia de Lakeshore City, que é claramente inspirada em Chicago. Oferece uma atmosfera de mundo aberto, muito semelhante aos jogos anteriores da série, e a jogabilidade é bastante idêntica à dos títulos anteriores, com o ênfase principal a ser as corridas de rua.
É um jogo Need For Speed e deve ser dito que todos estes jogos são divertidos. Vais ter um estilo de corrida muito rápido com muita ação enquanto exploras um mapa cheio de pequenas atividades secundárias.
Need For Speed Unbound tem um monte de coisas que podem ser melhoradas. Vais ter aquela sensação nostálgica como se estivesses a jogar os primeiros jogos NFS, mas com os problemas que eles tiveram, porque esses ainda os vais sentir aqui.
O visual está com bom espeto para um jogo Need For Speed. Não nos interpretes mal, eles são bons, mas não se aproximam de nenhum dos novos títulos ou mesmo de algo como The Witcher 3 (lançado em 2015!).
Mas mesmo assim, vais ter um jogo de aspeto decente e, quando combinado com os movimentos rápidos dos carros, deverá ser bastante satisfatório de ver.
Os detalhes dos carros também são muito bem feitos mas ainda assim nada fora do normal e nada de espetacular. Basicamente, se tiveres a jogar um NFS lançado a partir de 2015, vais encontrar muita da mesma experiência por aqui.
Cada vez mais jogadores estão lentamente a aperceber-se do potencial muito fraco que este jogo tem. Vamos falar sobre os maiores.
Embora algumas pessoas adorem esta parte do jogo, após muitas horas passadas sentirás que todo o propósito das modificações é apenas fazer com que o teu carro ande mais depressa. Embora seja esse o seu objetivo, é um sistema muito simples que é completamente aborrecido e carente de profundidade.
Mesmo assim, há muitos spoilers e asas para escolher. Até agora, a maioria dos carros que possuí eram ou de stock ou tinham apenas um spoiler ou pouco mais. Mesmo a performance não é muito melhor.
Mesmo que todas as peças tenham níveis diferentes, não tens realmente muita escolha em cada uma delas. Isto é verdade para muitos jogos de corrida, mas em Unbound, instalar uma nova peça não parece que faça algo de especial ou que tenhas de pensar demasiado no que estás a comprar. Parece aborrecido, como se a única explicação possível fosse chegar mais depressa a algum lado.
Esta é, de longe, a pior parte do jogo. A história é das mais aborrecidas que vais ver nos próximos anos, mesmo tendo em conta que este é, afinal de contas, um jogo de corridas. É tão estupidamente fácil de compreender que consegues reconhecer a história toda desde o início. Quando chegas ao jogo em si, a tua personagem tem telefonemas com algumas outras personagens que te contam a maior parte da história.
Mesmo algumas personagens em particular parece que foram simplesmente criadas num pensamento posterior à criação do enredo. Foram feitas depois de a história ter sido escrita, mas são uma das personagens principais que “te ajudam” a atravessar o jogo.
Entra definitivamente no grupo do: É tão mau, que até é bom. Vais-te rir se estiveres à espera de que a história seja má. Contudo, se estás à espera de algo bom e que valha a pena, vais ficar completamente desiludido.
Por vezes vais sentir como se este jogo se devesse chamar “Cops Simulator”. Há tantos polícias por todo o lado que é uma loucura. Vais apanhá-los, não importa o que vás fazer durante o jogo.
Embora isso pareça divertido, por vezes tende a tornar-se muito irritante. Sim, és capaz de te livrar deles facilmente, mas isso não significa que seja um sistema funcional e eficaz para te divertires. Quando tentas divertir-te com eles, o jogo atira-te com polícias estúpidos sem sentido de orientação.
A sensação que mais tive enquanto jogava este jogo é que passas de uma perseguição policial só para chegar à seguinte.
O mini mapa tende a fazer o mapa parecer grande, o que pode acontecer quando estás a viajar pelo mundo. No entanto, quando tiveres conduzido e corrido durante algum tempo, verás como o mundo é minúsculo.
Só podes começar as corridas em alguns locais, e após a semana inicial, muitas das corridas que podes começar serão realizadas em percursos que já tenhas corrido. Correrás cada corrida sem parar e continuarás a repeti-la, mesmo que isso te leve a lugares diferentes. Podes pensar que cada lugar tem entrada para corridas na sua área, particularmente corridas de circuito, mas estarias errado.
Cada local para um evento pode definir uma corrida para qualquer parte do mapa. Não se pensou muito na variedade de locais de corrida e traçados de pista/caminho. Isto é em parte porque o mundo não é assim tão grande.
Relativamente ao mundo multijogador, este é um título praticamente diferente. Não vais ter nada partilhado entre eles, o que significa que o progresso feito no singleplayer não será transferido ou sentido de todo no multiplayer.
O multijogador, por outro lado, é barebone quando comparado com o single-player. Está lá apenas para que possas abrir o modo e jogar com os teus amigos.
Há uma grande falta de pistas de corrida, bem como de elementos progressivos que te vão empurrar para uma maior capacidade de replay com os teus amigos. Vais experimentar a maior parte do que o jogo tem para oferecer em apenas alguns dias. É risível o quanto a equipa de desenvolvimento não se concentrou claramente nesta parte do jogo. Há tantas coisas que são copiadas e coladas entre títulos mesmo a partir de 2015!
Vídeo Gameplay do jogo Need For Speed Unbound. Venham ver, cliquem no vídeo e vejam o nosso gameplay.
Opinião Final:
Need For Speed Unbound é, claramente, uma chamada nostálgica daquilo que a série já representou outrora, mas a verdade é que o público-alvo de hoje em dia pede muito mais que um sistema e histórias simplistas, exigindo mais profundidade não só nas mecânicas de jogo como no enredo que envolve todo o título.
Do que gostamos:
- Visuais artísticos;
Do que não gostamos:
- Falta de enredo;
- Perseguições repetitivas;
- Mapa pequeno;
- Modo singleplayer separado do multiplayer
Nota: 6/10
Análise efetuada com um código PC cedido gentilmente pela distribuidora.