Foi desde o início que o NHL 24 demonstrou um empenho incansável em melhorar e redefinir a experiência de jogo em comparação aos seus antecessores. O objetivo primordial era capturar a autenticidade dos momentos emocionantes, impulsionados e cheios de pressão do hóquei no mundo real. Este esforço transformador materializou-se através da implementação do Motor de Exaustão, que engloba o Sistema de Pressão Sustentada e o Sistema de Fadiga do Guarda-Redes.
NHL 24 é o auge do realismo nos videojogos de hóquei. Por exemplo, o Sistema de Pressão Sustentada, quando ativado, concede à equipa ofensiva uma capacidade duradoura de manter a pressão sobre o adversário. Conseguir uma pressão total depende de uma combinação de remates, golpes e posse do disco. A equipa defensiva tem de se adaptar para contrariar esta pressão sustentada e empregar estratégias para limpar o disco e quebrar o ciclo implacável.
O funcionamento simultâneo do Sistema de Fadiga do Guarda-Redes introduz outra camada de autenticidade, uma vez que a eficiência de defesa de um guarda-redes fatigado diminui. Isto abre mais oportunidades de golo a partir de vários locais no gelo. Esta diversificação das possibilidades de golo é uma mudança há muito esperada, afastando os jogadores de dependerem apenas de tipos de remate específicos para marcar golos.
Embora o Exhaust Engine represente um avanço louvável, ainda há espaço para ajustes, especialmente no contexto de como o medidor de pressão se acumula. Há quem defenda que a posse do disco deve ter uma influência limitada, uma vez que, no hóquei real, as situações de alta pressão têm muitas vezes origem em remates incessantes à baliza, colocando a equipa defensora sob uma enorme pressão.
O NHL 24 introduziu também o novo sistema Total-Control, concebido para simplificar as manobras de hóquei complexas através de comandos intuitivos dos botões faciais. O Tethered Control System simplifica a experiência do guarda-redes para um público mais vasto.
No entanto, a introdução destes novos sistemas, concebidos para acessibilidade, resultou inadvertidamente em certos problemas de acessibilidade. Os Controlos Híbridos foram descontinuados e os guarda-redes experientes acharam que os controlos clássicos tradicionais dos guarda-redes ofereciam mais liberdade. Em resposta às reações da comunidade, a EA Sports prometeu reintroduzir os controlos híbridos e o sistema clássico de controlo dos guarda-redes numa próxima atualização. Embora a remoção destes controlos tenha sido questionável, o seu eventual regresso é um passo em frente positivo.
As últimas adições do jogo, o sistema Vision Passing e o Physics-Based Contact, melhoram ainda mais a experiência imersiva do hóquei. O sistema Vision Passing introduz um nível de controlo e criatividade sem precedentes.
No entanto, a ausência de uma troca manual completa de jogadores representa uma pequena deficiência. O sistema Vision Passing, embora promissor, permanece incompleto até incorporar a troca manual de jogadores, proporcionando uma experiência de jogo holística.
O Physics-Based Contact incentiva oportunidades de remate com risco-recompensa que influenciam as oportunidades de golo. Concede aos jogadores um maior controlo sobre o estilo, a direção e a intensidade dos golpes. Esta melhoria aumenta a paridade entre o bater e o controlo do stick em termos de preferência e eficácia do jogador. No entanto, poderá ser necessário um ajuste fino no que respeita ao impacto das pancadas na resistência e na recuperação, bem como garantir a consistência.
NHL 24 baseia-se na funcionalidade de jogo cruzado introduzida no ano anterior. O World of Chel oferece agora um jogo cruzado completo, permitindo aos jogadores das consolas da mesma geração (Xbox e PlayStation) unirem-se e competirem. Este aspeto social alargado enriqueceu o conjunto de jogadores e reduziu os tempos de espera.
No HUT (Hockey Ultimate Team), a Economia Partilhada alavancou o jogo cruzado, estabilizando o mercado e tornando-o mais dinâmico. Uma omissão notável é a ausência de um sistema de tabela de classificação partilhado no HUT. Esta lacuna torna contraproducente a criação de partidas entre plataformas no HUT, podendo afetar as classificações dos jogadores.
Os jogadores competitivos que planeiam utilizar a funcionalidade de jogo cruzado durante o EA SPORTS NHL World Championship de 2024 poderão considerar desvantajosa a criação de partidas entre plataformas com base no servidor. Embora o jogo cruzado tenha registado melhorias significativas, existem ainda vias inexploradas para o melhorar. Por exemplo, a ausência de jogo cruzado no modo Versus continua a ser uma área que poderia beneficiar de desenvolvimento futuro.
Os HUT Moments, juntamente com a Economia Partilhada e os “novos” antigos jogadores, são um dos principais destaques do Hockey Ultimate Team. Os HUT Moments permitem aos jogadores reviver momentos cruciais da história do hóquei num ambiente contextual. Difere dos tradicionais Desafios HUT, oferecendo uma experiência mais imersiva ao recriar momentos icónicos do hóquei com o mesmo conjunto de jogadores envolvidos. Esta conceção permite que os jogadores saiam do jogo ao completarem os objetivos, poupando tempo e avançando para o momento seguinte. O regresso dos HUT Moments foi muito bem recebido pela comunidade.
Os Objetivos 2.0 surgem como uma joia escondida na HUT. Os lembretes no jogo sobre o progresso dos objetivos provaram ser inestimáveis para manter os jogadores informados sobre o seu estado em vários objetivos.
No entanto, os modos de jogo online do HUT permanecem praticamente inalterados. O ciclo familiar de Rivals, HUT Champs e HUT Rush pode tornar-se repetitivo para quem procura novas experiências. Os modos online inovadores são aguardados com grande expetativa e o potencial para novos desenvolvimentos nos HUT Moments e noutros modos continua a ser um assunto de interesse.
O World of Chel registou melhorias substanciais, em especial com a introdução do formato dos Playoffs da EA SPORTS Hockey League, que reflete os Playoffs da Stanley Cup. O modo Quickplay oferece uma plataforma conveniente para os jogadores experimentarem várias classes num ambiente de baixa pressão, sem impacto nas classificações competitivas ou nas tabelas de classificação.
A otimização da zona de criação simplificou a personalização das personagens, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no World of Chel de NHL 24.
A introdução do Battle Pass como sistema de progressão oferece uma gama diversificada de itens de vaidade e utilidade, incluindo novas classes de jogadores. Os itens adquiridos através dos Passes de Batalha serão transferidos para NHL 25, assegurando aos jogadores que os itens adquiridos persistirão. O jogo promete desbloqueáveis específicos da jogabilidade nos níveis gratuitos, atenuando as preocupações com as microtransações.
As classes de jogadores e as habilidades X-Fator introduzem uma dinâmica intrigante no jogo. O potencial para desequilíbrios que quebram o jogo é grande, mas as primeiras impressões sugerem que foram feitos os ajustes necessários. Só o tempo revelará a extensão total do seu impacto, sendo provável que os jogadores experientes de World of Chel forneçam informações mais aprofundadas.
Embora a minha exploração do Franchise Mode e do Be a Pro tenha sido limitada, é evidente que o NHL 24 deu prioridade à inovação na jogabilidade, às melhorias no World of Chel e à atenção dada ao HUT. As melhorias na qualidade de vida são visíveis no Franchise Mode e no Be a Pro, mas há espaço para uma maior expansão na próxima iteração, NHL 25.
NHL 24 oferece uma experiência imersiva com atualizações significativas na apresentação e inovações na jogabilidade. As melhorias visuais e auditivas contribuem para uma experiência de hóquei mais autêntica. A estética geral é impressionante, embora possam ser necessários pequenos ajustes no departamento da iluminação.
O novo sistema de elebrações dá também um toque agradável ao jogo. Os festejos da equipa foram mantidos e seguem agora os festejos individuais. O maior envolvimento do público reflete a situação contextual do jogo. A análise perspicaz de Cheryl Pounder durante a apresentação é um complemento valioso.
Olhando para o futuro, a melhoria dos elementos de apresentação, como as introduções das equipas através dos túneis e as reações do público, poderá elevar ainda mais o jogo.
Não te esqueças de ver o nosso gameplay entre St. Louis Blues vs Golden Knights em NHL24, acima. Aproveita e subscreve o canal para não perderes nenhuma novidade!
Opinião Final:
Em suma, NHL 24 representa uma melhoria considerável em relação ao seu antecessor, nomeadamente em termos de jogabilidade renovada. O World of Chel apresenta novas funcionalidades interessantes e os HUT Moments superam os HUT Challenges. O jogo cruzado completo enriquece a experiência World of Chel, com potencial para mais melhorias noutros modos. Embora tenham sido introduzidas melhorias de qualidade de vida no Franchise Mode e no Be a Pro, esperam-se desenvolvimentos mais alargados no NHL 25. As atualizações da apresentação são dignas de nota, oferecendo uma experiência de hóquei imersiva e autêntica.
Do que gostamos:
- Realismo Aprimorado: Aprofundamento da autenticidade do jogo com a implementação do Exhaust Engine, Sustained Pressure System e Goalie Fatigue System, proporcionando momentos de pressão contínua e fadiga dos goleiros que se assemelham mais ao hóquei real.
- Crossplay Expandido: A inclusão do crossplay em diferentes modos, como World of Chel e HUT, melhorou a experiência social, ampliando a base de jogadores e reduzindo os tempos de espera.
- HUT Moments: A adição do modo HUT Moments proporcionou uma experiência mais imersiva, permitindo aos jogadores reviver momentos icônicos do hóquei com os mesmos jogadores envolvidos, economizando tempo e proporcionando desafios cativantes.
Do que não gostamos:
- Falta de Inovação nos Modos Online: A repetição dos modos online, como Rivals e HUT Champs, pode se tornar monótona para jogadores que anseiam por experiências frescas. A inovação em modos online, como HUT Moments, é esperada no futuro.
Nota: 8/10
Análise efetuada com um código PlayStation 5 cedido gentilmente pela distribuidora.