Novas informações de Sekiro: Shadows Die Twice

sekiro

Sekiro: Shadows Die Twice, o novo RPG de ação da From Software, é o grande destaque do mês de janeiro na Game Informer, e como já é habitual além de ser capa da edição deste mês, diversas informações online começaram a ser divulgadas.

A primeira delas é que o jogo terá uma área central chamada Dilapidated Temple (numa tradução literal, Templo Delapidado), que funcionará de maneira semelhante a Firelink Shrine (Dark Souls) ou Majula (Dark Souls 2) sendo uma área relativamente segura com diversos NPCs e a permitir que o jogador siga a partir dali vários caminhos para que o vão levar a outras áreas do jogo.

De acordo com o estúdio, essa área terá ainda mais importância no jogo, já que será nela que estarão localizados os principais NPCs, que além de fornecer melhorias para as suas armas e habilidades, também serão fundamentais na progressão do jogo e evolução do personagem. The Sculptor, terá a mesma função da Doll (Bloodborne) já que servirá para o jogador aumentar o nível do protagonista, The Wolf.

Emma terá uma função semelhante a Anastacia (Dark Souls) já que servirá para aumentar a quantidade de Healing Gourd, o item de cura equivalente ao Estus Flask, assim como a quantidade de vezes que o protagonista conseguirá utilizar esse item. E por último terá o The Immortal Soldier, um NPC que servirá basicamente como um boneco de treino, ensinar o personagem a utilizar, equipar e combinar peças de armadura e arma, além de ensinar vários movimentos e combos ao The Wolf.

Outra informação interessante é que de acordo com o gerente de marketing e comunicações da From Software, Yasuhiro Kitao, o mapa do jogo não estará totalmente aberto para que o jogador consiga viajar entre as regiões de maneira rápida. Porém, ao completar certos objetivos da história, o jogador receberá os Sculptor’s Idols, que servem o mesmo propósito das Bonfires, de Dark Souls.

De acordo com Kitao, apesar do início do jogo ser mais linear, a medida que o jogador avançar novos caminhos serão abertos e cada assim ao jogador decidir qual será a melhor direção a seguir, não havendo assim uma ordem específica de como deverá prosseguir nessa jornada.

Foi revelado ainda que assim como acontece em Nioh, Sekiro: Shadows Die Twice contará com uma árvore de habilidades dividida entre Shinobi, Técnicas Samurai e o Braço, sendo que para investir pontos de habilidade e aprender novas habilidades, o jogador primeiro terá que encontrar itens específicos no mundo do jogo. Para além disso, os jogadores também terão a disposição os Player Beads, itens que mudam algumas estatísticas do personagem, além de itens que podem ser combinados e utilizados com o braço.

Esse novo sistema vem assim substituir a tradicional progressão da franquia Souls, onde o jogador antes investia em áreas específicas como Vida, Força e Destreza. Com isso, o jogo promete trazer uma dificuldade ainda maior de tornar o personagem extremamente forte já que o farm poderá não ser uma opção, além de incentivar ainda mais a exploração das áreas.

Talvez para a surpresa de muitos, também foi confirmado que o jogo será 100% single-player, ou seja, não, terá qualquer recurso online seja ele multiplayer ou co-op. Porém, isso não vai ter um impacto somente na interação com outros jogadores, mas trará uma das maiores mudanças em relação da franquia Souls, já que sem um recurso online o jogo permitirá ao jogador “pausar” o jogo a qualquer momento. Sendo assim, o jogador poderá parar e retomar o seu jogo a qualquer momento e em qualquer lugar.

Isso também permitiu a From Software estruturar os combates contra os bosses a pensar unicamente numa partida single-player, e assim criar uma maior diversidade de movimentações e estratégias. De acordo com o diretor, Hidetaka Miyazaki, nem todos os bosses vão permitir todos os tipos de abordagem.

Com isso, Miyazaki pretende que o jogador utilize estratégias, e pensem como vão abordar cada combate e maneira diferente, então haverá combates onde enfrentará um inimigo gigante e precisará utilizar toda a área da luta como um aliado e mover-se de maneira rápida, e dinâmica, mas também haverá lutas onde o espaço será muito menor e o jogador terá de fazer bom uso das suas habilidades e do seu arsenal.

Os bosses também terão uma movimentação e maneira de lutar diferente, com alguns deles sendo necessária uma abordagem muito específica até mesmo para causar um dano significativo, o que fará o jogador não apenas ter atenção e cuidado com The Wolf, mas também pensar qual o momento certo de adotar uma abordagem mais agressiva ou defensiva.

Algo que já havia sido apresentado em Dark Souls 3 e Bloodborne e também estará presente em Sekiro: Shadows Die Twice, será a mudança no estilo ou abordagem de combate em determinado momento da luta. Ou seja, como o próprio Miyazaki fez questão de destacar, a grande maioria dos bosses terão surpresas escondidas que serão reveladas num determinado momento do combate e que exigirá do jogador uma nova adaptação.

Quando questionado sobre o seu boss favorito, Hidetaka Miyazaki mencionou um boss semelhante a um macaco que foi mostrado num vídeo da Tokyo Game Show 2018, além de um outro boss ao qual prefere manter segredo sobre as suas características. Entretanto, de acordo com o diretor, os jogadores serão surpreendidos por alguns combates já que alguns bosses realmente vão utilizar de movimentações e estratégias, bem sujas para derrotar o jogador.

Ele revelou ainda, que haverão durante a jornada alguns bosses opcionais para The Wolf enfrentar e derrotar, sendo que o diretor garante que serão tão ou mais ardilosos e difíceis quanto os bosses principais.

Apesar de preferir não entrar em detalhe sobre qual será exatamente a recompensa, Yasuhiro Kitao, revelou que o jogador após derrotar cada boss irá ter a sensação clara que o derrotou e conseguiu algo essencial para a sua progressão e evolução do protagonista. Algo interessante, já que ao contrário de Dark Souls, não haverá exatamente uma alma a ser conseguida para posteriormente produzir uma arma especial com ela.

Para finalizar foi revelada uma mecânica inédita até então se comparado aos jogos da franquia Souls, já que os jogadores poderão nadar e provavelmente até mergulhar com The Wolf, o que permitirá ainda mais abordagens de exploração e até quem sabe combates.

Sekiro: Shadows Die Twice será lançado no dia 22 de março de 2019 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.