O Exorcista celebra 45 anos do seu lançamento e continua igualmente assustador

No dia 26 de dezembro de 1973, chegava aos cinemas norte-americanos um dos filmes mais assustadores e icónicos dentro do género de terror e suspense, O Exorcista.

O filme do realizador William Friedkin (O Anjo das Sombras e Vitória a Qualquer Preço) chegou aos cinemas portugueses no dia 01 de novembro de 1974 e até hoje é considerado por muitos como uma das maiores obras-primas do cinema e um dos filmes mais assustadores e sombrios no género.

O Exorcista é inspirado num livro e segue a história de Regan interpretada pela atriz Linda Blair, uma rapariga inocente que acaba sendo possuída por uma das entidades mais poderosas entre os demónios, o maligno Pazuzu e cabe ao Padre Merrin realizar um ritual de exorcismo para salvar o corpo e alma da rapariga.

Já o livro, escrito homónimo escrito por William Peter Blatty e lançado originalmente em 1971, possui um clima completamente diferente, e tem como base registos de um casal real, de um miúdo de 13 anos de idade chamado Ronald Doe que foi submetido a uma série de exorcismos durante seis semanas até 19 de abril de 1949. Ao contrário do filme que deixa claro a influência demoníaca do Pazuzu, o livro deixa em aberto se realmente Ronald estava possuído ou apenas sofria de algum transtorno mental.

Para além de ter surpreendido o público com uma narrativa extremamente tensa e sombria, a própria produção do filme sofreu com vários problemas e situações misteriosas. Com varias mortes a acontecerem com pessoas ligadas ao filme ou conhecidas dos atores e equipa técnica sendo o caso mais famoso de ator Jack McGowran que uma semana após terminar as gravações veio a falecer.

Além disso, a atriz Ellen Burstyn, que interpreta a mãe de Regan, sofreu uma lesão permanente na medula espinal durante as gravações, um dos cenários utilizados durante as gravações acabaram por incendiar-se de maneira misteriosa, além de diversas pessoas que viram o filme terem sofrido com alucinações e visões assustadoras. Tudo isso acabou por contribuir ainda mais para o sucesso do filme e para as lendas de que o filme é amaldiçoado.

Outra curiosidade é que o filme custou a Warner Bros. Cerca de 12 milhões de dólares, sendo que a sua previsão era de ser exibido em apenas 26 cinemas pelos EUA, porém, o sucesso foi tão grande que o filme arrecadou cerca de 441 milhões de dólares. O filme ainda recebeu 10 nomeações para os Óscares, e tornou-se o primeiro filme de terror da história do cinema a ser nomeado para a categoria de Melhor Filme.