‘Os Melhores Anos da Nossa Vida’ estreia dia 12 de Março

Claude Lelouch, Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignan: o realizador e os protagonistas de ‘Um Homem e Uma Mulher’ reencontram-se em ‘Os Melhores Anos da Nossa Vida’ para retomar uma história de amor interrompida há mais de 50 anos. O filme estreia nas salas nacionais esta semana, a 12 de março.

Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignan) começa a perder as suas memórias, o que leva o filho Antoine (Antoine Sire) a procurar Anne Gauthier (Anouk Aimée), um amor antigo do pai. O reencontro entre Jean-Louis e Anne é feito de pequenos gestos, palavras tímidas e cenas em flashback que transportam personagens e atores numa viagem ao amor do seu passado.

O filme de 1966 a que este dá continuidade, ‘Um Homem e Uma Mulher’, valeu a Claude Lelouch, a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes; no ano seguinte, o Óscar de Melhor Argumento e a nomeação para Melhor Realizador. O filme arrecadou ainda o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A protagonista Anouk Aimée (‘Fellini 8 ½’, ‘Lola’, ‘A Doce Vida’) foi nomeada para o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz, em 1967, assim como para o BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira, em 1968, todos pelo seu desempenho na longa-metragem de Lelouch. É face ao sucesso incontornável deste romance em tela que o realizador, hoje com 82 anos, retoma uma dupla imbatível, num filme que afirma ser capaz de envolver mesmo aqueles que não assistiram a ‘Um Homem e Uma Mulher’.

Ao lado de Aimée está o aclamado Jean-Louis Trintignan: vencedor do Urso de Prata com ‘L’homme qui ment’ em 1968, do prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes com ‘Z – A Orgia do Poder’ no ano seguinte, e o César de Melhor Ator com ‘Amor’ em 2013. Do elenco original recuperam-se ainda Antoine Sire e Souad Amidou, com 6 e 7 anos respetivamente no filme dos anos 60, e que agora repetem os seus papéis como filhos dos protagonistas. A estes junta-se Monica Belluci (‘Malèna’, ‘Matrix Revolutions’, ‘O Pacto dos Lobos’), como Elena, filha de Jean-Louis.

Os Melhores Anos da Nossa Vida’ integrou a seleção oficial fora de competição no Festival de Cinema de Cannes em 2019. O filme foi também exibido na 20ª Festa do Cinema Francês em outubro do ano passado, ocasião que trouxe Trintignan a Lisboa. Estreia esta semana, a 12 de março.

Sinopse

Eles tinham-se conhecido há muitos anos, um homem e uma mulher cujo fascinante e inesperado romance, mostrado no agora icónico filme, revolucionou a forma como compreendemos o amor.

Hoje, o antigo piloto de automóveis de corrida parece incapaz de aceder às suas memórias; para o ajudar, o filho procura a mulher que o seu pai não conseguiu conservar, mas de quem não cessa de falar.

Anne volta a reunir-se com Jean-Louis e a ligação entre os dois recomeça no ponto onde eles a tinham deixado…


Tags: