Passatempo – “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity”

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Hoje temos algo diferente para vocês! Sabemos que muitos dos nossos leitores têm uma grande curiosidade sobre como se fazem jogos, se és um desses leitores, este artigo e passatempo são mesmo para ti!

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity” é a obra que nos traz hoje aqui, um livro publicado pela FCA e escrito por Alberto Simões, que tivemos a oportunidade de ler e do qual temos duas cópias para sortear aos nossos leitores. Sabe como participar no final deste artigo!

O livro em questão não é orientado a “leigos”, mas é ideal para introduzir estudantes ou entusiastas neste mundo do desenvolvimento de jogos, com noções fáceis de entender a quem tiver algum background de programação.

Como acusa o título, o livro foca-se no motor de jogo Unity, um dos mais, se não o mais usado motor de jogos no momento. Este é um motor muito versátil e fácil de aprender, capaz de resultados bastante impressionantes. É muito popular em jogos indie e no ensino, mas não se fica por aí. O Unity é usado, por exemplo, por jogos como Pokemon Go, Kerbal Space Program, Cuphead, Yooka-Laylee, Super Mario Run, Superhot, entre muitos outros casos de sucesso.

“Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity” está estruturado quase como um tutorial, abordando todos os conceitos chave de uma forma sequencial, apresentando passos práticos que o utilizador pode seguir. Ao concluir o livro, o leitor terá explorado vários aspetos da produção de um jogo, desde a elaboração de terrenos às animações, passando pela lógica de jogo, pelos efeitos visuais e de som, e até alguns pontos sobre distribuição.

O livro faz um bom trabalho a descrever as funcionalidades do motor e os conceitos por trás dos mesmos. Ao apresentar a parte prática, as ilustrações fazem um bom trabalho para não ficarem perdidos. Há ainda um cuidado especial para não entrar em coisas demasiado específicas, acautelando-se para as inevitáveis mudanças nas ferramentas de desenvolvimento ao longo do tempo; se atualizar um tutorial na Internet é muito fácil, e mesmo assim há muitos desatualizados, um livro não dá para atualizar e a informação tem que estar bem explicada.

Devo confessar que a experiência foi bastante diferente do que estou habituado. Como alguém com formação em informática, sempre me habituei a ir buscar a informação à Internet. Acompanhar um tutorial por um livro não estaria, por norma, na minha lista de afazeres. Foi com agrado que segui este livro, e a experiência acabou por ser muito positiva. O cuidado com que os conceitos são apresentados é notório, e aquela sensação de levar o livro, mesmo quando não ia pegar no Unity, é difícil de descrever.

Curiosos? Mesmo a calhar, a editora disponibilizou-nos 2 livros para sortear! Para te habilitares a ganhar, só tens que preencher o formulário abaixo, que usa o popular sistema Gleam.

Passatempo – “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity”

O passatempo vai decorrer até ao próximo domingo, dia 25 de Março. Não se esqueçam também de deixar o vosso gosto no página da editora: https://www.facebook.com/editorafca.

Boa sorte!