Patapon 2 Remastered – Análise

Das várias categorias de videojogos, uma das mais curiosas será sempre a dos “jogos de ritmo”. Juntando música e jogo, a diversão multiplica-se, sendo possível até atrair muitas pessoas que nunca consideraram tocar num videojogo. Pense-se em títulos como DanceDance Revolution e BeatMania ou Guitar Hero e Rock Band, jogos que através da música trouxeram inúmeros jogadores casuais para o mundo dos videojogos.

Os jogos de ritmo acabam por ter quase sempre o mesmo princípio, cumprindo ao jogador seguir o ritmo da música através de comandos ou de movimentos que sendo corretamente realizados, o jogo prosseguirá e será atribuída uma nota ao jogador, com base na sua performance.

É no seio destes jogos que surge a franquia Patapon. Originalmente lançados na PlayStation Portable, Patapon, Patapon 2 e Patapon 3 seguem a estória de uma tribo de pequenas criaturas-olho, na sua jornada de conquista até ao fim do mundo. Os Patapons são guiados pelo seu deus – o jogador, também conhecido como o Patapon Divino, que através dos seus quatro tambores, convenientemente localizados nos botões Cruz, Triângulo, Quadrado e Círculo, determina como a tribo se deverá comportar.

A franquia Patapon sempre foi das mais curiosas a agraciar a PSP.

Assim, cada botão corresponde a um tipo de batida e cada combinação de batidas ordena aos Patapons para marcharem, combaterem, assumirem uma posição de defesa ou então pedirem um milagre, entre outros. É a utilização combinada dos vários ritmos que permite aos Patapons avançarem no campo de batalha, rapidamente atacarem os seus inimigos e prepararem-se para suster o dano causado por estes, tudo ao ritmo dos tambores da sua figura divina.

Patapon, Patapon 2 e Patapon 3 foram certamente títulos únicos na PSP, e desde 2017 que o estúdio Pyramid e a SCE Japan se dedicaram à sua conversão para alta-definição na PS4. Em 2020 recebemos finalmente a conversão em HD de Patapon 2 em Patapon 2 Remastered.

A grande novidade aqui trazida é a possibilidade de jogar Patapon 2 Remastered quer em 1080p na PlayStation 4, quer em 4K na PS4 Pro. De resto, encontramos uma reprodução fiel de Patapon 2 da PSP na PS4.

Uma conversão para alta-definição muito bem feita!

Caberá ao jogador preparar o seu exército, o qual poderá conter várias unidades como lanceiros, arqueiros, gladiadores, magos e até mesmo unidades montadas, quer no solo, quer nos céus. Estas unidades deverão ser desenvolvidas e evoluídas através da recolha de materiais nos vários níveis. Junto destes estará um herói, que possuirá capacidades especiais e se encontrará nas linhas da frente para liderar o exército.

Graficamente, o jogo é bastante simples, mas cheio de charme. Quer os Patapons, quer as outras tribos, os Zigotons e os Akumapons, são simplesmente adoráveis. Mas neste jogo a grande estrela é a sonoplastia: as músicas que acompanham cada nível, assim como os ritmos que o jogador poderá criar através dos seus tambores, os quais são acompanhados pelos cânticos dos Patapons enquanto marcham e combatem.

Utiliza os teus tambores para comandar o teu exército.

Opinião Final:

Patapon 2 Remastered é uma conversão fiel do jogo original da PSP em 1080p e 4K na PS4 e na PS4 Pro, respetivamente. Traz consigo vários níveis cheios de ritmo e diversão, mas falha em trazer outras novidades que já não estivessem presentes na versão original. No entanto, naquilo que respeita os jogos de ritmo, Patapon 2 é dos jogos mais únicos que alguma vez jogamos. Recomendado!

Do que gostamos:

  • Patapon 2 em HD e 4K;
  • Jogabilidade viciante através dos comandos ritmados;
  • Direção sonora fantástica;
  • Possibilidade de desenvolver e evoluir as diferentes classes de Patapon.

Do que não gostamos:

  • Para além das melhorias gráficas, o jogo não possui mais novidades.

Nota: 8/10