Personagens da Mitologia Grega

A Mitologia Grega é um retrato de uma civilização que permanece influenciando nosso mundo atual, seus reflexos vão muito além da Grécia. Seus mitos, personagens e arquétipos ainda revelam muito sobre nossa organização social. Conheça agora alguns dos principais mitos gregos para aprender sobre a história e sobre o mundo em que você vive hoje.

Titãs

Você certamente conhece Zeus, e talvez conheça seus companheiros Hades, Poseidon, Hera, dentre outros. Porém, antes desses grandes nomes, existiam os Titãs. De acordo com a mitologia, esses são os primeiros seres que vieram da união de Gaia (Terra) e Urano (Céu).

Existiam 12 Titãs e o mais famoso é Cronos, uma representação do tempo, que devorava os próprios filhos. Ele fazia isso para evitar que eles se tornassem maiores e poderosos em relação a ele. O único filho de Cronos que escapou de ser devorado foi Zeus.

Deuses

Zeus sobreviveu ao trágico destino dos irmãos, sendo considerado o deus dos céus, raios e trovões. Era o maior ser do Monte Olimpo, a casa dos deuses, e quando se tornou adulto voltou para resgatar os seus irmãos, fazendo Cronos vomitar de volta Héstia, Deméter, Poseidon, Hades e Hera.

Com isso, ele reuniu os deuses e enfrentou os próprios Titãs, até conseguir dominar tudo, entregando as águas para Poseidon, o submundo para Hades e permanecendo no controle dos céus.

Com o tempo, Zeus teve vários filhos com diferentes mulheres, gerando outros famosos deuses, como Dionísio, Héracles, Perséfone, Ares e Apolo. Cada um deles representa um aspecto do ser humano e estudá-los é encontrar partes diferentes de nós mesmos.

Minotauro

Esse é um ser muito famoso na mitologia grega. Qual a sua origem? Bom, ele é fruto da relação de Pasífae, filha do deus do sol, chamado Hélio, com um touro entregue por Poseidon ao seu marido, Minos.

Com o corpo de ser humano, mas cabeça e rabo de um touro, ele devorava os seres humanos, até ser aprisionado por Minos em um labirinto, a fim de controlar o comportamento de Minotauro.

Medusa

Medusa é um ser feminino com cobras no lugar dos cabelos, conhecida por não ser capaz de amar. Antes de ter a serpente nos cabelos, ela não tinha o fardo de ser odiada. Porém, quando Poseidon a obriga a ter relações com ele, Atena lança sua maldição, fazendo com que qualquer um que cruzasse olhar com ela fosse transformado em pedra.

Conta a mitologia que Perseu foi quem a assassinou, conseguindo realizar esse feito se guiando apenas por um reflexo. A história da Medusa rendeu livros, filmes, fantasias e até jogos de slot como o Medusa Hot 1, da yggdrasil games em portugues Platin casino.

Outras criaturas fantásticas

A mitologia grega tem vários seres diferentes, muito além dos deuses. Conheça mais algumas criaturas:

  • Ciclopes: Eram seres gigantescos com um só olho, viviam em cavernas e se alimentavam de seres humanos;
  • Ninfas: São seres femininos que traziam felicidade e representavam a fertilidade e a natureza, sendo bem atraentes;
  • Sereias: Extremamente populares hoje em dia, na mitologia grega poderiam ser metade peixe ou então metade pássaros. O canto sedutor atraía qualquer um;
  • Centauros: Como o minotauro, porém com a parte superior do corpo humano e inferior de cavalos, eram muito fortes e selvagens;
  • Sátiros: Ligados ao deus Dionísio, tomavam vinho, amavam música e eram seres barbudos que viviam em bosques, se relacionando com as ninfas;

Conclusão

Você conheceu um pouco mais da Mitologia Grega, composta por titãs, deuses e outros tipos de criaturas. Cada uma representa algo que pode ser visto até hoje na nossa sociedade. Não é por acaso que vários desses seres ainda estão presentes nos filmes e séries. A cultura grega é realmente uma grande base do ocidente.