Phil Spencer diz que jogos single-player já não tem o mesmo impacto nos jogadores

Só no inicio de 2017 já foram lançados inúmeros jogos onde o foco principal é o modo single-player, como Resident Evil 7 Biohazard, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, NieR: Automata, Horizon Zero Dawn e muitos outros. Porém o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, acredita que o modo já não possui o mesmo peso de antigamente.

Em entrevista ao The Guardian, Spencer comentou que o modo single-player já não tem o mesmo impacto na indústria, porque o foco principal do público atualmente são jogos com base em serviços online, como MMOs.

De acordo com Spencer, a procura por jogos single-player focados na história já não é tão grande e consistente. Ele citou inclusive Zelda e Horizon Zero Dawn ao reconhecer que esses jogos tiveram uma boa receção por parte do público, porém não tiveram o mesmo impacto que costumavam ter porque grandes jogos com base em serviços online estão a roubar uma grande quantidade dessa atenção. Spencer considera que mesmo os grandes estúdios estão numa situação difícil e tem uma difícil decisão de negócio nas suas mãos, já que estão a lutar contra uma correnteza maior.

Apesar disso, ele afirmou que é grande fã de jogos com história e que é necessário encontrar uma maneira de fazer com que os dois tipos tenham o seu lugar dentro da indústria dos videojogos.

Sem dúvida opiniões bem polémicas, mas talvez a solução esteja justamente em produzir jogos que tenham justamente histórias mais elaboradas, afinal um bom exemplo de jogo que é totalmente focado no modo single-player e arrecadou todos os prémios possíveis, é The Witcher 3: Wild Hunt, e sem dúvida nenhuma que conseguiu atrair todos os tipos de público, inclusive aqueles que não eram fãs da série e nem do género RPG.

Porém há que reconhecer que a popularidade de jogos como League of Legends, DOTA e Overwatch cresceram de maneira significativa.