Philips Momentum 4K 32’ (329M1RV) – Análise

É seguro dizer que o mercado dos produtos para gaming vive, neste momento, um período de saturação. Desde teclados, ratos, phones, cadeiras, iluminações led e até mesmo monitores, os entusiastas dos videojogos podem demonstrar o seu amor pela maior forma de entretenimento através do seu equipamento. Nesta última categoria, os monitores, vemos que os grandes players não são os grandes fabricantes das televisões, pelo contrário, são marcas como a ASUS/ROG, HP/OMEN e a AOC que estão na pole position do equipamento gaming.

O que torna curioso a nova oferta da Philips para este mercado tão especial, nomeadamente, com o seu monitor gaming muitíssimo interessante, o Momentum! O que é que torna esta oferta interessante pergunta o leitor? Pois bem, para além das tecnologias incluídas, o painel led 4K HDR com ambiglow (a possibilidade de iluminar o ambiente à volta da TV com as cores apresentadas no ecrã), o mesmo vem com a certificação “designed for Xbox” – o que significa que suporta os tão anunciados (mas pouquíssimo utilizados) 120hz em 4K (não apenas da Xbox, mas também da PS5).

Passamos uma boa metade deste ano a analisar o monitor e podemos dizer que estamos muito felizes com o resultado da dedicação da Philips a este nicho de mercado. O ecrã é um nano ips com 27.000:1 de contraste, e com um valor superior a 800 nits de brilho em HDR. As cores ultrapassam os 94% da gama de cores DCI-P3. Tudo isto quer dizer que a experiência na Xbox Séries X ou PS5 será exatamente àquilo que foi projectado pelos criadores dos jogos.

A Philips juntou-se com a Xbox para trazer um monitor absolutamente compatível com a consola da Microsoft

O design moderno traduz muito o que tem sido o esforço da Philips no mercado das televisões, com linhas simples e finas, construção do corpo do monitor em plástico preto brilhante com um pé em alumínio polido, extremamente sólido. A acompanhar a construção estão também presente ligações de excelência, com o monitor a possuir 3 ligações HDMI 2.1 com 144hz, DisplayPort 1.4 com a mesma frequência de imagem, USB com Switch KVM incluído e USB-C. Possui umas colunas bastante decentes para o equipamento, se considerarmos que as colunas de monitor nunca foram grande coisa, e claro, o ambiglow que permite expandir o ambiente do conteúdo que estamos a consumir para a parede imediatamente atrás do monitor.

Há poucos monitores melhores do que o Philips Momentum, o que pode parecer uma frase feita, mas quando considerarmos que o seu preço se situa ligeiramente acima dos mil euros, entendemos que a oferta da Philips para além de acompanhar perfeitamente as consultas desta última geração, também é o companheiro perfeito do nosso pc. Ainda assim, pelo preço, nem toda a gente conseguirá justificar o valor pela utilidade que o mesmo possui, especialmente quando as consolas de ultima geração costumam ficar na televisão da sala, cujo preço de admissão para um equipamento 4k (embora sem um refresh rate comparável) costuma ser mais baixo.

As linhas modernas do monitor permitem a sua inserção em qualquer setup

Opinião Final:

O monitor Philips Momentum 32’ é uma excelente aposta da Philips no mercado dos produtos gaming, a questão é que a Philips entrou a pés juntos, criando um produto virado para um segmento de luxo, ou quase-luxo, o que significa que não é um equipamento para todos. Quem conseguir justificar o preço com a utilização múltipla como monitor gaming para pc/companheiro excelente de consolas de videojogos, terá um excelente produto. Todos os outros, ou aqueles com um orçamento mais apertado, terão que escolher entre as centenas de monitores no mercado a um excelente preço, deixando todavia, as consolas na sala.

Do que gostamos:

  • A tecnologia incluída no aparelho, 120hz a 4K, os 27.000:1 de contraste, HDR10 com um brilho superior a 800 nits, HDMI 2.1, DiplayPort 1.4 e por ai fora;
  • O ambiglow da Philips traz vida a qualquer espaço onde o monitor esteja situado;
  • A construção de qualidade;

Do que não gostamos:

  • O preço, pois para monitor, ainda que de 32’, o preço é comparável ao de uma televisão do mesmo tamanho, mas com menos funcionalidades (uma tv permite a sintonização de canais, o monitor não).

Nota: 8/10

Análise efetuada ao monitor cedido gentilmente pelo representante.


Tags: ,