Com a pandemia, voltou-se a dar valor aos jogos cooperativos, e Pile Up! Box by Box é certamente mais uma pérola no que toca a jogabilidade local, sendo que a experiência de jogo se torna infinitamente melhor quando não é jogado a solo.
Pile Up! Box by Box é o tipo de jogo que pode ser apreciado por toda a família ao mesmo tempo, sendo um dos fatores que o faz somar mais pontos nesta análise. Experienciar este jogo com até quatro pessoas é completamente necessário para que a experiência seja a desejada. No entanto, se estás à espera de encontrar algum tipo de violência que vá apimentar a jogabilidade, não te enganes, tal não existe.
A verdade é que a ausência de qualquer tipo de perigo não torna Pile Up! Box by Box numa experiência monótona ou menos divertida. Isto porque a Seed By Seed certificou-se de que os mundos extremamente brilhantes e coloridos de Pile Up! são um prazer constante de se explorar, e a diversidade e riqueza dos puzzles existentes mantêm a experiência envolvente do princípio ao fim, independentemente da tua idade.
Muitos dos níveis em Pile Up! giram simplesmente em torno da travessia do ambiente. Terás de descobrir como escalar uma saliência alta, alcançar uma nova plataforma ou ativar um interruptor para abrir uma porta. Muitas vezes, terás de construir a tua própria escada, encontrando caixas na zona. Outras vezes, a solução poderá ser um pouco mais criativa. Se estiveres a jogar com amigos, a resolução destes quebra-cabeças será um pouco mais fácil, pois terás logo à partida mais caixas disponíveis – que podem ser empilhadas e utilizadas para subir. O trabalho de equipa é fundamental, mas é preciso cooperação.
Este não é um jogo sobre levar as coisas a sério. Assim que entrares no menu central do jogo, verás que a diversão é a ordem do dia. É tudo sobre divertires-te e brincares no rico ambiente que tens ao teu redor. Como uma caixa, podes correr e saltar, embora ao interagir com outras caixas essas capacidades sejam expandidas. Uma caixa com um jet pack permite-te alcançar novas alturas, enquanto que uma caixa parecida com uma rã com uma língua pegajosa permitir-te-á agarrar objetos que de outra forma estariam fora de alcance, ou cruzar certas lacunas.
Cada nível em Pile Up! é maravilhosamente único. Cada um tem o seu próprio tema e objetivo a completar. Um, que tem lugar numa caverna atrás de um cinema, tem como objetivo ligar as seis lâmpadas necessárias para reiniciar o projetor do cinema. Noutro, é preciso recuperar os quatro bebés de uma mamã sapo. Também são acrescentadas novas mecânicas a cada nível, para que os procedimentos nunca se tornem aborrecidos ou demasiado repetitivos.
Na verdade, o principal problema com Pile Up! é que simplesmente não há níveis suficientes. É possível terminar tudo o que o jogo tem para nos oferecer em três meras horas. Assim que começas a entrar no jogo, acabou. No entanto, há algumas razões para voltar atrás: cada nível está repleto de colecionáveis, e apanhar alguns deles representa um desafio por si só. Por isso, vale a pena atravessar os níveis mais do que uma vez para tentar agarrar tudo. Se estiveres a jogar com amigos, há ainda uma série de minijogos – como o futebol – algo que pode, eventualmente, alongar a diversão.
Opinião final:
Não importa a tua idade, há muita diversão para se ter em Pile Up!. O seu mundo de papel é belo, e explorar cada um dos seus níveis prova ser um esforço divertido, repleto de puzzles agradáveis. É uma pena que tudo tenha acabado demasiado depressa. Mas, se ficar a querer mais é o único problema real, é sinal de que o jogo é bastante bom.
Do que gostamos:
- Mundo divertido e bem desenvolvido;
- Jogabilidade beneficiada pelo multijogador.
Do que não gostamos:
- Pouca longevidade e conteúdo;
Nota: 8/10