Depois das polémicas e criticas negativas de vários jogadores, imprensa e pessoas ligadas a industria dos videojogos, a envolver os sistemas de microtransações em Star Wars Battlefront II, o estado norte-americano do Havai iniciou uma investigação que poderá banir jogos que possuem praticas consideradas nocivas a crianças e jovens.
Na ultima terça-feira, 21 de novembro, o representante do estado, Chris Lee, realizou uma conferência de imprensa para anunciar que o Havai deu inicio a uma investigação contra a Electronic Arts e Star Wars Battlefront II para “garantir a segurança de crianças e de todos”. A investigação pode levar ao banimento do jogo no estado e é possível que amplie a discussão para o resto do país.
Lee disse que o jogo foi desenvolvido com o propósito de criar o desejo que crianças gastem dinheiro de maneira agressiva. Ele diz ainda que o jogo funciona como um sistema de apostas, então não deveria ser permitido para menores de 21 anos, tal como acontece com os casinos.
O representante revelou ainda que já deu inicio a discussão sobre o assunto com outros estados norte-americanos e que eles também irão iniciar uma investigação para melhor direcionar esse tipo de situação as leis do seu estado. Durante a conferencia, um outro representante também decidiu dar a sua opinião, onde comparou o caso da Electronic Arts, as publicidades de cigarro feitas no passado.
Lee também comentou a situação no Reddit, onde disse que a mudança é difícil a nível federal, porém, os Estados possuem o direito e estão prontos a tomar decisões duras contra esse tipo de conteúdo. Ele também pediu, a que as pessoas entrem em contacto com os representantes dos seus estados das mais diversas maneiras, para que esses tomam posições duras também contra isso.
Vale lembrar que toda essa polémica teve inicio antes mesmo do lançamento do jogo, quando durante uma beta os jogadores descobriram que Star Wars Battlefront II teria sistemas de microtransações, algo que a Electronic Arts tentou suavizar ao dizer que no lançamento esse sistema seria diferente. Porém, durante o acesso antecipado, a situação ganhou proporções gigantescas devido ao valor de alguns heróis, como por exemplo Darth Vader que custava 60 mil créditos, o que exigiria do jogador cerca de 40 horas de gameplay.
Pouco tempo após a explosão de comentários e criticas negativas, a Electronic Arts e a DICE decidiram reduzir os valores necessários para desbloquear determinados heróis em até 75%, porém, a recompensa obtida pelos jogadores em outros modos foi reduzida também, o que apenas intensificou ainda mais as criticas negativas, até o momento que a Electronic Arts emitiu um comunicado a informar que iria desativar temporariamente os sistemas de microtransação.
Star Wars Battlefront II foi lançado na ultima sexta-feira 17 de novembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.