O aparecimento de Rise of the Ronin suscita uma miríade de emoções entre os jogadores experientes e os entusiastas. Familiarizados com os empreendimentos da poderosa equipa japonesa Team Ninja, a expressão “jogo frustrante” pode, sem dúvida, ressoar profundamente. Este estúdio de renome criou o seu nicho através da criação meticulosa de aventuras complexas e exigentes, proporcionando experiências que satisfazem um subconjunto específico de jogadores.
No entanto, a frustração encontrada em Rise of the Ronin transcende os domínios da mera dificuldade e da intrincada rede de mecânicas de jogo. Em vez disso, resulta da tentativa ambiciosa do jogo de alargar o seu apelo, assimilando elementos dos seus contemporâneos. Embora este esforço seja louvável, acaba por ficar aquém, resultando numa amálgama de características díspares que não se coadunam na perfeição.
Rise of the Ronin é um paradoxo no ilustre portefólio da Team Ninja – é simultaneamente a sua oferta mais moderna e antiquada até à data. Do ponto de vista visual, o salto na fidelidade gráfica da série Nioh é inegavelmente impressionante, particularmente quando justaposto ao mundo expansivo e imersivo que o jogo apresenta. No entanto, este avanço tecnológico parece um pouco tardio na era da PlayStation 5, embora seja louvável por si só.
Por baixo deste exterior brilhante, encontra-se um conjunto de ideias e mecânicas antiquadas que remetem para uma era passada dos jogos. A jogabilidade de estilo lista de verificação, reminiscente de títulos como Far Cry e Assassin’s Creed, torna-se rapidamente monótona, sem a profundidade necessária para justificar a sua natureza repetitiva. Esta dicotomia entre o esplendor visual e a mecânica de jogo ultrapassada cria uma tensão inerente que permeia toda a experiência de jogo.
Apesar dos seus defeitos, Rise of the Ronin brilha mais no campo de batalha. A mecânica de combate, embora reminiscente dos seus antecessores, oferece uma mistura satisfatória de estratégia e brutalidade. No entanto, mesmo neste domínio, o jogo tem dificuldade em encontrar o seu lugar, diluindo a complexidade do sistema de postura do seu antecessor em favor da acessibilidade – uma jogada que pode alienar os fãs mais acérrimos e não conseguir atrair os recém-chegados.
Da mesma forma, a narrativa tenta abrir novos caminhos, deixando de lado a pirosidade dos títulos anteriores em favor de um tom mais sério. No entanto, esta mudança parece por vezes forçada, faltando-lhe a delicadeza e a profundidade da narrativa dos seus antecessores. O resultado é uma narrativa que parece desarticulada e desligada da experiência de jogo em geral.
Essencialmente, Rise of the Ronin encontra-se preso entre dois mundos – tentando apelar a um público mais vasto e mantendo a essência dos seus antecessores. No entanto, ao fazê-lo, arrisca-se a alienar ambos os campos, deixando-o vulnerável a críticas e desilusões. Só o tempo dirá se a experiência ousada da Team Ninja irá compensar ou se acabará por ser recordada como um passo em falso numa carreira que, de resto, é ilustre.
A tentativa do jogo de alargar o seu apelo, assimilando elementos dos seus contemporâneos, pode ter sido a sua ruína. Ao tentar satisfazer um público mais vasto, Rise of the Ronin perde alguma da essência que tornou os títulos anteriores da Team Ninja tão adorados. A intrincada mecânica de combate, que era uma marca do trabalho do estúdio, é diluída em favor da acessibilidade, resultando numa experiência menos envolvente para os fãs de longa data.
Além disso, a narrativa do jogo parece desarticulada e desconexa, faltando-lhe a profundidade e as nuances dos seus antecessores. Embora a mudança para um tom mais sério possa ter sido uma tentativa de atrair um público mais vasto, acaba por falhar, deixando os jogadores insatisfeitos e sem interesse.
Apesar das suas falhas, Rise of the Ronin tem os seus momentos. Os visuais do jogo são inegavelmente impressionantes, apresentando um nível de detalhe e polimento que é de esperar de um título AAA. O combate, embora não seja tão complexo como os anteriores da série, é satisfatório e agradável, oferecendo muitas oportunidades para os jogadores libertarem o seu guerreiro interior.
No entanto, estes momentos de brilhantismo são poucos e distantes entre si, ofuscados pelas muitas falhas do jogo. Desde a sua jogabilidade repetitiva à sua narrativa sem brilho, Rise of the Ronin não consegue estar à altura dos elevados padrões estabelecidos pelos seus antecessores.
No final, Rise of the Ronin parece uma oportunidade perdida. Embora possa ter conseguido atrair um público mais vasto, fá-lo à custa de alienar os fãs de longa data. Resta saber se a Team Ninja vai aprender com esta experiência e regressar às suas raízes em títulos futuros, ou se vai continuar no caminho da mediocridade. Só o tempo o dirá.
Opinião Final:
Em conclusão, Rise of the Ronin representa um desvio notável da fórmula estabelecida pela Team Ninja, uma vez que tenta alargar o seu apelo a um público mais vasto. Embora o jogo tenha visuais impressionantes e momentos de combate agradáveis, a sua execução geral fica aquém das expectativas. A decisão de diluir a complexidade da sua mecânica e profundidade narrativa em favor da acessibilidade pode ter sido bem-intencionada, mas acaba por minar a essência do que tornou os títulos anteriores da Team Ninja tão adorados. Rise of the Ronin é um conto de advertência sobre as armadilhas de tentar agradar a todos, pois arrisca-se a alienar tanto os fãs de longa data como os recém-chegados. Para o futuro, é imperativo que a Team Ninja encontre um equilíbrio entre acessibilidade e profundidade, garantindo que os futuros títulos se mantêm fiéis às raízes do estúdio, ao mesmo tempo que evoluem para satisfazer as exigências de um panorama de jogo em mudança. Só o tempo dirá se a Team Ninja conseguirá aprender com os erros de Rise of the Ronin e recuperar o seu estatuto de pioneiros no mundo dos jogos de ação e aventura.
Do que gostamos:
- Mecânica de combate agradável, embora simplificada;
- Momentos de jogabilidade satisfatória.
Do que não gostamos:
- Qualidade gráfica um pouco àquem;
- Falha em manter a essência dos títulos anteriores da Team Ninja;
- Perda da oportunidade de encontrar um equilíbrio entre acessibilidade e profundidade mecânica.
Nota: 7/10
Análise efetuada com um código PlayStation 5 cedido gentilmente pela distribuidora.