Rock in Rio Kids: uma mini Cidade do Rock mágica que vai criar memórias em família

O Rock in Rio Lisboa vai dedicar mais de três mil metros quadrados do Parque da Bela Vista a um novo espaço a pensar nas famílias – uma Cidade do Rock onde tudo se transforma em ponto pequeno, mas onde a magia é ainda maior. O Rock in Rio Kids é, assim, a nova “land” que se ergue dentro do recinto do festival, dedicado às crianças entre os 3 aos 10 anos de idade e que visa complementar a experiência das famílias no Rock in Rio, proporcionando momentos de partilha e criando memórias.

Neste novo espaço, a magia do (sor)RiR está presente em cada canto e em cada esquina. Entre as 12h e as 21h haverá música, dança, magia, oficinas – de ilustração, conto, ciência, entre tantas outras-, atuações de rua, brincadeiras em família, atividades radicais e um cardápio bem recheado de animações para pequenos e graúdos poderem participar juntos, ou sozinhos. No total são 11 espaços de atividades, entre os quais se destacam um Palco Mundo em ponto pequeno, uma experiência de Backstage, uma mini Rock Street “vestida” de música, Pool Parties em versão piscina de bolas, um mini slide e uma mini roda gigante.

No mini Palco Mundo, o cartaz não será assim tão “mini”. Todos os dias haverá espaço para momentos Just Dance, apresentações de dança com coreografias bem conhecidas dos mais novos, uma apresentação inédita pelos atletas do Ginásio Clube Português, momentos vídeo Isto Não É um Concurso de Talentos, um espetáculo circense desenhado em exclusivo para o Rock in Rio Kids, concertos da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa e, ainda, um fogo-de-artifício mágico, apenas visto numa realidade aumentada.

“São as memórias que nos acompanham ao longo da vida, sobretudo aquelas que criamos em criança, promovidas por momentos em família. São esses momentos que queremos proporcionar no Rock in Rio Kids, um espaço de entretenimento para pais, filhos, avós partilharem experiências que queremos que se tornem inesquecíveis” explica Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Outra grande novidade que chega com este Rock in Rio Kids é o Passaporte Família. A partir de hoje, além dos bilhetes diários e passes de fim de semana disponíveis nos locais habituais, no site do Rock in Rio e nos postos de abastecimento Galp selecionados, as famílias vão ter uma nova oferta com benefícios especiais. Por 142€ (o valor de dois bilhetes diários + 4€), o Passaporte Família inclui a entrada de dois adultos e duas crianças (com idades entre os 3 e 10 anos inclusive). Para maior conforto das famílias, este passaporte inclui também o acesso à Cidade do Rock através de uma entrada exclusiva e a possibilidade dos adultos poderem sair do recinto, para deixar as crianças, e voltar a entrar.

“Queremos assegurar que as famílias portuguesas têm aqui a oportunidade de criarem momentos e memorias com os seus. Um dos fatores que nos levou a associar a nossa energia e mobilidade ao Rock in Rio foi a enorme diversidade de públicos que este festival congrega e a capacidade única que este evento tem para reunir famílias, pais e filhos, que vêm divertir-se juntos.”, diz a Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, Joana Garoupa.

Uma Cidade do Rock mini e mágica

mini PALCO MUNDO

Com uma programação diversificada e especialmente pensada para os mais novos, este mini palco recebe grandes apresentações. É o caso do espetáculo “Let’s Rock” que o Ginásio Clube Português leva ao Rock in Rio Kids. Duas vezes por dia, os atletas do GCP sobem a palco para uma apresentação gímnica, que combina movimentos acrobáticos, figurinos e caracterizações, num espetáculo imersivo em que tudo é pensado ao detalhe.  Neste palco não poderá faltar dança, comandada pela Jazzy Dance Studios, com momentos Just Dance ao longo do dia e momentos de recriação de coreografias famosas da indústria da música e do imaginário das crianças.

E porque de música também se faz o Rock in Rio, o mini Palco Mundo vai antecipar os grandes concertos que, ao longo dos quatro dias, passarão pelo Palco Mundo. A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa, um excêntrico aglomerado de vinte músicos que utiliza materiais alternativos para a prática musical, subirá ao mini palco para apresentar um espetáculo composto por música clássica, combinado com reinterpretações de temas de artistas que poderão ser ouvidos no Palco Mundo.É ao som desta mesma Orquestra dos Brinquedos de Lisboa que o hino do Rock in Rio se fará ouvir uma vez por dia, no encerramento do mini palco, a acompanhar o espetáculo de fogo-de-artifício em realidade aumentada. Através dos dispositivos móveis, vai ser possível assistir e participar nesta explosão de cores e magia no céu, com a particularidade de cada smartphone poder disparar os seus próprios foguetes.

E porque os momentos em família estão no ADN deste espaço, o Rock in Rio vai desafiar as famílias num “Isto não é um Concurso De Talentos”. Ao longo dos próximos meses, as famílias portuguesas vão ser desafiadas a gravar os seus momentos brincadeira que, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho vão ser exibidos nos LED walls do mini Palco Mundo.

mini BACKSTAGE

É aqui que os mais novos, e os mais velhos se quiserem, poderão sentir-se verdadeiros rockstars e divas pop. A experiência tem início logo na entrada, com a personalização de uma credencial de artista, que permitirá o acesso ao camarim. Aqui haverá zona de pinturas faciais e cabeleireiro, terminando com uma sessão fotográfica.

WALL OF FAMily

A parede da fama, na qual vários artistas nacionais e internacionais já deixaram o molde das suas mãos, já é um dos legados do Rock in Rio. No Rock in Rio Kids este “Wall of fame” coloca a família na frente dos holofotes e serão os visitantes deste espaço que poderão deixar a marca das suas mãos, em tinta, e o nome da família para mais tarde recordar.mini POOL PARTIESQuem não conhece as Somersby Pool Parties do Galp Music Valley? No Rock in Rio Kids, a pool será feita de bolas coloridas e a party será garantida! Haverá boias, DJs, animadores vestidos de nadadores salvadores, num espaço cheio de cor, onde não vai faltar o ingrediente principal: DIVERSÃO!

mini ROCK STREET

A rua que promete ser um dos espaços mais fotografados de todo o festival. Casas cenográficas, inspiradas em alguns dos artistas mais icónicos do mundo da música: o diamante de Rihanna, o “rosto” incontornável de David Bowie, a imagem do álbum Powerslave (1984) de Iron Maiden, a icónica língua dos The Rolling Stones, o conhecido “Yellow Submarine” dos The Beatles e o “Telephone” (2010) de Lady Gaga.

É no interior destas casinhas que, entre as 12h00 e as 21h00, terão lugar diversas oficinas para os mais novos. As Bibliotecas de Lisboa vão realizar atividades de ilustração, narração e reutilização de materiais, bem como outros momentos sobre o livro e a leitura, imprimindo uma dinâmica de aprendizagem e diversão. Da programação farão parte oficinas de construção de brinquedos e outros objetos com materiais reaproveitados; oficina de ilustração com a ilustradora Ana Sofia Gonçalves e o ilustrador João Rodrigues; e role playing games/jogos narrativos. Entre as 21h e a meia-noite, ouvir histórias vai ser música para os ouvidos das crianças. Estas oficinas vão dar lugar às horas de conto, todos os dias com histórias diferentes.

Também a portuguesa Science4you vai invadir a mini Rock Street com duas experiências que deixarão os mais novos rendidos: oficina de slime, uma das atividades preferidas das crianças, em que os pequenos cientistas poderão dar asas à sua criatividade, fazendo vários tipos de slime; e uma experiência GREEN SCIENCE ECO, nomeado como Melhor Brinquedo do Mundo na Feira de Nuremberga. Com esta atividade, a Science4you quer incentivar as crianças a olharem para o mundo de uma forma mais “green“, criando experiências sustentáveis.

Já o Oceanário de Lisboa promete fazer do oceano a estrela principal da mini Cidade do Rock. Nesta oficina, o Oceanário pretende sensibilizar crianças e famílias a tomarem decisões responsáveis, a terem um impacto positivo no planeta e a mobilizarem-se a agir por um mundo melhor, através de diversas atividades lúdico-pedagógicas.

Outra das atividades que complementa a programação da mini Rock Street é a Upcycling by Lanidor Kids, uma oficina que pretende transformar stock antigo ou estragado em peças criativas, feitas à medida e prontas a serem novamente usadas. A ideia é a reutilização criativa do que viria a ser desperdício têxtil, pelas crianças.

E porque “família” é a palavra de ordem no Rock in Rio Kids, não poderia faltar a Árvore da Família. Inspirada nas famosas árvores de desejos, tão comuns no continente asiático, nesta árvore as famílias vão poder pendurar casinhas personalizadas (com cartolina, tintas, glitter, entre outros materiais), com uma mensagem sobre a sua família, reforçando a importância dos laços familiares.

ATIVIDADES OUTDOOR & ANIMAÇÕES DE RUA

Além do mini Palco Mundo, mini Backstage e mini Rock Street, o Rock in Rio Kids vai contar com mini Slide, mini Roda Gigante e uma parede de escalada, assim como um circuito de Arvorismo composto por onze obstáculos. A estas diversões e momentos únicos, juntam-se várias atuações de rua, nomeadamente mágicos, malabaristas, homem-caixa, personagens e mascotes, tudo num espaço “pintado” de pequenos grandes detalhes cenográficos que tornam o Rock in Rio Kids ainda mais colorido e especial.

A nona edição do Rock in Rio Lisboa está de volta ao Parque da Bela Vista nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho. A edição mais mágica de sempre vai contar com uma banda sonora de luxo composta por nomes como Foo Fighters, The National, Liam Gallagher, Post Malone, Camila Cabello, Anitta, Black Eyed Peas, entre outros. São mais de 14 atrações disponíveis, como o recentemente anunciado Galp Music Valley – o palco non stop da Cidade do Rock que este ano recebe grandes nomes da música internacional como Incubus e Ney Matogrosso, artistas em ascensão como Giulia Be, Bárbara Tinoco e Iza, e nomes nacionais consagrados como Delfins, The Black Mamba, Mundo Segundo & Sam The Kid, entre outros artistas ao longo dos quatro dias de festival.