‘SOMBRA’ do realizador português Bruno Gascon conquistou o público no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival

‘SOMBRA’, a segunda longa metragem do realizador português Bruno Gascon, conquistou o público e a critica, após a sua estreia este sábado, dia 17 de abril, no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival (BCN FILM FEST) 2021, que contou com a presença do realizador e da protagonista, a atriz Ana Moreira, perante uma sala cheia. O filme integrou a competição do festival que decorre de 15 a 23 deste mês, nos Cinemas Verdi em Barcelona.

Descrito como ‘um sólido drama baseado em factos reais’, ‘SOMBRA’ encontra-se em competição lado a lado com filmes protagonizados por atrizes como Naomi Watts e Isabelle Huppert.

Segundo Bruno Gascon, argumentista e realizador, ‘’A receção ao filme por parte do público espanhol foi incrível. Tanto eu como a Ana Moreira ficámos muito felizes ao ver a sala cheia e todo o feedback positivo que o filme gerou. Foi um excelente início da carreira de festivais deste filme. Brevemente teremos novas estreias internacionais a anunciar, incluindo a já muito aguardada estreia nacional.”

‘SOMBRA’ é protagonizado por Ana Moreira, atriz galardoada pela participação em filmes como ‘Transe’ e ‘Os Mutantes’ de Teresa Villaverde, ‘Filme do Desassossego’ e ‘A Corte do Norte’ de João Botelho, e ‘Tabu’ de Miguel Gomes. O elenco conta ainda com grandes nomes de relevo no setor em Portugal, como Miguel Borges, Vítor Norte, Tomás Alves, Joana Ribeiro, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Lúcia Moniz, Raimundo Cosme, Oksana Tkach, Ana Bustorff, Miguel Monteiro, Sara Norte, João Cabral, Kim Grygierzec, entre outros.

Rodado em Viana do Castelo, o filme contou com o apoio da Câmara Municipal e da Viana Film Commission, assim como da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, Pic Portugal e outros parceiros. Produzido pela Caracol Studios, será distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais, estando a distribuição internacional a cargo da WIDE.

Com estreia agendada para 2021 nos cinemas nacionais, ‘Sombra’ será apresentado em vários festivais de cinema internacionais, a divulgar brevemente, ao longo do ano.

CRITICA

‘A chegada à quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Barcelona-Sant Jordi, na sua secção oficial, de Sombra, o poderoso drama escrito e dirigido por Bruno Gascon, é portanto uma agradável descoberta. Encontramo-nos perante um realizador com um universo único e próprio, com uma linguagem que surpreende, mas também com um filme que tira um facto da crónica dos acontecimentos portugueses para o transformar numa experiência única. Sombra é algo mais do que a busca obsessiva e doentia (em um espaço de sombras onde, paradoxalmente, a luz se esconde) por um filho desaparecido de uma mãe que se recusa a aceitar essa perda. É algo mais do que um thriller (ainda que tão emocionante como O rapto de Bunny Lake, de Otto Preminger) ou tão doentio quanto Hardcore: A Hidden World, de Paul Schrader. Bruno Gascon sente-se confortável (como se sentia Rodrigo Sorgoyen em Mãe e Jonathan Glazer em Reencarnação) no claro-escuro de uma Ana Moreira luminosamente muda (outro achado), no seu rosto, nos seus olhares para o “vazio” e num filme destinado a ficar na nossa memória’’.

Sinopse

Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda.

Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo. Uma mãe sabe.


Tags: