Sony anuncia fim da produção da PlayStation Vita no Japão

Durante a Tokyo Game Show 2018, o vice-presidente da Sony Interactive Entertainment, Hiroyuki Oda, anunciou que a produção da PlayStation Vita será encerrada no Japão em algum momento durante o ano de 2019.

Para além disso, Oda afirmou ainda que a empresa não possui planos de desenvolver uma sucessora para a consola portátil.

Ainda não foi revelado como isso poderá afetar a produção de consolas no ocidente, mas podemos estar diante do primeiro passo para a consola ser descontinuada ao redor do mundo. Apesar de possuir no seu catálogo grandes jogos como Persona 4 Golden e Uncharted: Golden Abyss, a consola nunca conseguiu obter o sucesso que a Sony esperava, a ficar muito abaixo da concorrência.

A PlayStation Vita chegou ao mercado nipónico em dezembro de 2011, sendo lançada no mercado ocidental no primeiro trimestre de 2012 e, desde então, alcançou a marca de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, incluindo a sua versão Slim. Não seriam números ruins, se fossem analisados em isolado, porém, a sua antecessora, PSP vendeu mais de 80 milhões de unidades e a sua principal concorrente, a Nintendo 3DS, até junho deste ano já havia alcançado a marca de mais de 72 milhões de unidades vendidas.