Sony confirma que não irá oferecer suporte a expansão por SSD no lançamento da PlayStation 5

Um dos grandes destaques da PlayStation 5, para além da sua biblioteca abundante de jogos desde o seu lançamento, é o seu SSD a qual a Sony define como um dos mais rápidos SSDs já produzidos no mundo. Entretanto, a empresa, revelou ao site “The Verge” que o armazenamento através de SSD não poderá ser expandido no lançamento da consola.

Como já foi mostrado num vídeo recente (entre os minutos 2:45-255), onde um executivo Sony mostra toda a parte interna da PlayStation 5, a consola terá um espaço dedicado a SSDs M.2 no formato padrão e com fácil acesso, porém, a Sony aparentemente irá desativar esse slot de armazenamento desde o primeiro dia de lançamento da consola, e só pretende voltar a ativar através de uma atualização futura.

De destacar que está não é a primeira vez que se questiona sobre a disponibilidade do slot no lançamento da consola, já que o próprio arquiteto da PlayStation 5, Mark Cerny, dedicou vários minutos a comentar sobre o recurso de expansão de armazenamento por SSD em março de 2020, mas destacou que apesar de ser um desejo de todos, o recurso poderia não receber suporte já no lançamento da consola (Poderá acompanhar o momento em específico abaixo, entre os minutos 20:00-23:30).

De acordo com Cerny, o principal problema é que nem todos os SSDs M.2 são tão rápidos quanto o necessário para a PlayStation 5. Além disso, alguns não possuem o tamanho adequado para o slot ou são compatíveis com o controlador de E/S da Sony. Devido a isso, a Sony se comprometeu a realizar diversos testes de compatibilidade no final de 2020 para que assim, possa oferecer suporte a esse método de expansão com total segurança.

Cerny havia sugerido que para suprir as necessidades da PlayStation 5, o SSD precisa fornecer mais de 5.5 GB/s de largura de banda através de uma conexão PCIe Gen4, além de não possuir um dissipador de calor tão robusto para caber no local destinado a ele.

A equipa do The Verge, afirmou ter entrado em contacto com várias empresas que produzem SSDs PCIe 4.0 e infelizmente nenhuma foi capaz de confirmar com exatidão, se os seus periféricos seriam compatíveis com a PlayStation 5. Apesar de não terem sido citadas, duas empresas sugeriram que os testes de compatibilidade ainda não tiveram início, mas todas estão otimistas que podem atender aos requisitos da Sony.

Porém, nem tudo são más notícias para os futuros compradores da PlayStation 5, já que vale destacar que a Sony já confirmou que irá oferecer suporte para armazenamento externo através da entrada USB e a consola receberá suporte a esse método desde o primeiro dia do seu lançamento. Sendo assim, os jogadores poderão armazenar os seus jogos da PlayStation 4 e PlayStation 5 num HD ou SSD externo (preferencialmente SSD, já que a intenção é ainda beneficiar de velocidade) e desfrutar dos jogos normalmente.

A PlayStation 5 será lançada no dia 19 de novembro de 2020.