Sony WH-H910N (h.ear on 3) – Análise

Mais um mês, mais uma análise de hardware aqui no Portugal Gamers. Desta vez tivemos o prazer de analisar os SONY WH-910N (h.ear on 3), uns auscultadores que se apresentam como um modelo acima dos bastante acessíveis WH-710N que analisamos da última vez. Os critérios continuam a ser os mesmos: qualidade de construção, qualidade de áudio, compatibilidade com vários produtos, assim como o preço – e muito temos a dizer relativamente a este critério, dado que este modelo já não é tão acessível como o anterior.

Em primeiro lugar, há que falar na qualidade de construção dos auscultadores, sendo que a este nível a qualidade é absolutamente fantástica. Mais uma vez, embora ainda não estejamos ao nível dos SONY WH-1000XM3 – o incontestável rei do áudio pessoal da SONY -, os WH-910N não destoam, possuindo um acabamento em borracha bastante mais premium do que o dos 710N. Falando em acabamentos, a qualidade das almofadas está milhas acima da maioria dos auscultadores no mercado, valendo bem a pena o investimento – algo que se repercute na qualidade do cancelamento do áudio. Mas já lá vamos. Os auscultadores são bastante agradáveis ao toque e dobram de forma a facilmente se guardarem na bolsa que vem incluída. Infelizmente, ao contrário de muitos modelos, os WH-910N apenas trazem uma bolsa e não um estojo, pelo que seria bom ver um pouco mais de esforço por parte da SONY no acompanhamento dos seus produtos com acessórios de qualidade.

Os WH-910N vêm numa variedade apelativa de cores!

De seguida, chegamos à qualidade de áudio e é aqui que se encontra o grande ponto a favor dos 910N, isto é, o fator de peso que determina a adoção por parte dos consumidores. Há que dizer que são os melhores auscultadores que, mais uma vez, pelo preço, alguma vez testamos, e neste critério não ficam atrás dos WH-1000XM3. Simplesmente não notamos qualquer diferença! O modo de cancelamento de áudio é bastante agradável, mas a grande surpresa está no modo de ambiente, dedicado a captar os sons que nos rodeiam (para não levarmos com um metro em cima). Este modo consegue captar com imenso detalhe todo o ambiente em redor, pelo que se torna impercetível qualquer diferença entre ter ou não ter os auscultadores colocados (salvo a sensação física de os ter sobre as orelhas), o que faz com que seja um modo definitivamente recomendado pela nossa redação. Os drivers de áudio dentro dos auscultadores ficam mais perto da cabeça dos utilizadores, permitindo uma perceção dos detalhes musicais com uma clareza que, regra geral, só é atingida por auscultadores mais caros.

Uma pequena nota sobre a acessibilidade de uso dos auscultadores: ao contrário dos 710N, os WH-910N são bastante simples a nível de botões, com apenas dois do lado esquerdo – energia/emparelhamento e modo cancelamento de ruído/controlo de ambiente -, ficando os restantes controlos num painel de toque inteligentemente escondido sob o auscultador esquerdo. Este painel poderá ser acionado através de movimentos com os dedos de modo a aumentar/diminuir o volume, avançar ou voltar atrás nas músicas e finalmente iniciar ou parar a reprodução. O botão de modo do lado esquerdo pode ser reprogramado através da utilização da aplicação dedicada, de modo a iniciar a Alexa, Siri ou Assistente Google.

O sensor de toque, combinado com o acabamento dos auscultadores dão uma sensação premium aos mesmos!

No que toca à utilização com vários dispositivos, o que descobrimos durante o tempo que passamos com os WH-710N aplica-se aos WH-910N, salvo no que toca à compatibilidade com a aplicação oficial da SONY para auscultadores, a qual irá monitorizar-nos durante o dia de modo a descobrir qual o modo de áudio que melhor se adapta ao nosso estilo de vida.
Com uma bateria que permite a utilização sem interrupções de 35h a ouvir música, podem acreditar em nós quando dizemos que após nos fartarmos de os utilizar em várias aplicações – principalmente com um PC Windows (via Bluetooth), simplesmente não conseguimos drenar a bateria dos auscultadores para lá de 70%.

Finalmente, e tendo em consideração que são um modelo bastante acima dos mais simples WH-710N, há que considerar que os WH-910N são mais caros, pelo que se a utilização que se lhes pretende dar for de uso geral, é capaz de ser um bom investimento – especialmente se a utilização incluir a reprodução de música. Se, no entanto, o uso for apenas para videojogos ou relacionado com a computação em geral, mais vale a pena poupar a carteira e investir nuns HyperX Cloud II.

Opinião Final:

Os SONY WH-910N (h.ear on 3) são um excelente modelo de auscultadores over the ear, cujo preço certamente justificará a sua utilização com a reprodução de áudio de alta qualidade e música. Bastante versáteis e com uma qualidade extraordinária, não ficam nada atrás das ofertas mais dispendiosas da SONY. Estes são capazes de ser, no entanto, eles próprios demasiado dispendiosos para uma utilização puramente dedicada aos videojogos.

Do que gostamos:

  • Qualidade de construção;
  • Cancelamento de ruído;
  • Modo de controlo de ambiente fantástico;

Do que não gostamos:

  • Continuam a não ser compatíveis com vários dispositivos de videojogos sem a utilização do cabo 3.5mm incluído.

Nota: 8/10


Tags: