Squishies – Análise

Squishies é um jogo de puzzles para o PlayStation VR que vais adorar. Vem descobrir porque é diferente!

A aposta da PlayStation nos jogos de realidade virtual pode ser perfeitamente descrita pela qualidade de títulos que a mesma tem conseguido atrair para esta sua plataforma. O PSVR, o acessório de realidade virtual da PlayStation 4, conseguiu criar uma plataforma própria, de baixo custo, para aqueles que querem entrar no mundo da realidade virtual e não querem investir num PC de alta-gama e/ou num Oculus Rift/HTC Vive. Neste sentido, são muitos os títulos VR de qualidade que têm sido atraídos para o PSVR, não contando já com o excelente conjunto de jogos first party criados pelos estúdios internos da Sony, ou até mesmo com jogos third party exclusivos.

Embora a maioria dos títulos VR sejam jogos ou experiências em primeira pessoa – algo que é de esperar, dada a natureza da realidade virtual – existem alguns jogos que quebram com essa barreira e procuram algo mais experimental.

Squishies é um desses títulos – um jogo de puzzles em VR. A premissa é muito simples: o jogador deve guiar pequenas criaturas esféricas (Squishies) através de duas “pistolas” de ar que podem bufar ou sugar as mesmas, rolando-as até ao portal para onde estas querem ir. Pelo caminho, podemos rolar as criaturas de forma a que estas apanhem cristais – aumentando a nossa pontuação.

O jogo tem um charme muito “jogo móvel”. Encontra-se dividido em vários níveis, que podem ser jogados em sessões curtas. O objetivo simples de levar as criaturas até ao portal começa lentamente a receber mais e mais elementos – até ao momento em que damos por nós a gerir várias criaturas, vários portais, vários colecionáveis para apanhar, pequenos mecanismos que devem ser ativados de modo a permitir aos bichos atravessar o mapa –, tudo isto sem perder o seu espírito de acessibilidade.

Um jogo VR bem diferente!

Embora seja um jogo simples, Squishies oferece-nos, através da implementação dos Move controllers, a possibilidade de girar o mapa e fazer zoom para que seja possível manipular as criaturas de uma forma quase-cirúrgica.

Não confundam a sua simplicidade por falta de genialidade, pois demos por nós a querer – “completar só mais um nível”; e a fazer afirmações como “e agora mais este”, “este é o último!” – num verdadeiro transe mental, algo que poucos jogos de puzzles conseguem realizar.

Neste sentido, a apresentação gráfica e sonora, embora agradável, é algo que se torna quase irrelevante, pois em Squishies a jogabilidade está nas luzes da ribalta! É um título VR diferente, mas isso também faz com que seja um daqueles que não se pode perder!

Opinião Final:

Squishies é jogo de puzzles em realidade virtual exclusivo do PSVR. No que toca a experiências de VR, certamente que não será para toda a gente – mas é algo diferente que demonstra o potencial deste género de jogos na plataforma de realidade virtual da Sony. É um jogo altamente recomendado!

Do que gostamos:

  • Simples e intuitivo, demos por nós naturalmente a levar as criaturas para o portal enquanto geríamos a câmara e a escolher a melhor posição para ajudar as mesmas na sua viagem;
  • Um jogo diferente – é bastante agradável jogar um jogo calmo e interessante, longe dos géneros típicos da plataforma;
  • Muito viciante!

Do que não gostamos:

  • Alguma falta de variedade na forma como se manipulam as criaturas.

Nota: 8/10