Street Fighter 6 – Análise

Admitidamente, eu e Street Fighter nunca fomos os melhores amigos. Apesar de ter passados muitas e boas horas com o Super Street Fighter II Turbo no Game Boy Advance, o meu coração sempre pertenceu ao outro franchise de jogos de luta que é um nadinha mais bruto.

Os anos passaram e Street Fighter nunca me voltou a encantar… até agora. Street Fighter 6 não só é um regresso em grande aquilo que tornou a série memorável, bem como abraça todo um público que vai muito para além dos fãs da série e da competição do género.

O género de jogos de luta é antiquíssimo e nesta altura é difícil inovar, para além da introdução de enredos variados, mas SF6 conseguiu fazê-lo através da grande novidade que é o modo World Tour. Neste modo, os jogadores podem criar a sua própria personagem e desfrutar da campanha single-player de SF6, podendo explorar as ruas de Metro City, completando quests, encontrando personagens icónicas da série e desafiar toda a gente para um combate mano a mano. Os NPC’s aceitam de bom grado um desafio para uma luta, algo que pode tanto ser divertido como visto como apenas uma maneira de introduzir grind, para melhorarem a vossa personagem. Uma World Tour não se poderia passar apenas numa cidade, pelo que a vossa personagem vai rapidamente ser levada por vários locais do mundo (ou não fosse isto Street Fighter), conhecendo assim personagens icónicas, que servirão como uma espécie de mentores. Aqui, o objetivo é melhorar a relação com estas personagens, para poderem desbloquear os seus ataques.

Estilo é o nome do meio de Street Fighter 6.

Devo dizer que não ligo nada a character creators na sua maioria, não perco muito tempo com eles mas em SF6… temos o character creator mais desgarrado que alguma vez vi, permitindo criar qualquer tipo de personagem, com enorme liberdade no que toca a todos os aspetos físicos. Se achavam que o Ugly Shepard era uma bela criatura, esperem até conhecer a minha personagem de SF6. Ou não, eu não vos faria isso.

Como seria de esperar, têm imensas componentes cosméticas para desbloquear, bem como ataques e mecânicas. Esta opção é ideal para os jogadores que se sentem assoberbados ao pegarem num fighter de raiz, sem saberem qual personagem escolher. Assim, podem crescer junto com a vossa personagem, quase uma espécie de tutorial extra longo que vos permite habituarem-se à jogabilidade e tornarem-se cada vez melhores nas lutas.

E têm aqui muito para se habituarem! Se acham que a maneira de jogar um fighter é martelar todos os botões até à exaustão, desenganem-se porque há aqui mecânicas boas e fresquinhas! Para além dos ataques simples já bem conhecidos de toda a gente, temos agora a introdução de uma barra – Drive – que permite utilizar ataques mais poderosos em qualquer momento da luta, até mesmo no início da mesma, dando toda uma outra dimensão à estratégia de cada jogador e aos riscos que cada um está disposto a correr. Para ajudar os jogadores mais atrapalhados (como eu), podem ainda optar por diferentes esquemas de controlos, sendo que um deles – o Modern – permite que troquem os combos de ataques especiais por apenas um botão. Admito que isto pode parecer que tira um pouco a piada à aprendizagem do jogo mas também retira uma grande barreira aqueles que sentem que fighters são demasiado intimidadores.

Preparem-se para uma viagem à volta do mundo.

A vossa personagem do World Tour pode ser posta à prova online, bem como as vossas habilidades, no modo Battle Hub, podendo lutar com variados jogadores de todo o mundo, permitindo assim que a vossa experiência não fique limitada apenas a combate com bots ou amigos. Mas não se preocupem, Street Fighter 6 suporta crossplay pelo que podem jogar com amigos online, mesmo que tenham versões diferentes do jogo. Não têm só ao vosso dispor a vossa personagem personalizada, podendo escolher de um variadíssimo leque de personagens já bem conhecidas dos fãs. Cada uma tem a sua componente única, com um estilo de combate mais pesado ou mais rápido, mas sempre equilibrado – garantindo aqui não só uma imensa variedade, mas também que cada jogador possa escolher a personagem que mais se adequa ao seu estilo, se assim o quiser.

Graficamente, Street Fighter nunca teve tão bom aspecto. Não só os gráficos são absolutamente irrepreensíveis, como também a Capcom optou aqui por um impressionante visual claramente inspirado na street art, que acompanha mesmo um trabalho sonoro que todo ele respira estilo.

Street Fighter 6 é um portento do género, definitivamente um passo certo no caminho da franquia e sem qualquer dúvida, um dos melhores títulos de Street Fighter dos últimos anos.

Opinião Final:

Tremendamente divertido tanto para os novos fãs como para os mais veteranos, Street Fighter 6 vem com tudo e relembra-nos porque é que o género é tão acarinhado durante todos estes anos. Com novidades suficientes para trazer uma lufada de ar fresco, mantem-se fiel às suas raízes, sem deixar de piscar o olho à modernidade e inovação.

Do que gostamos:

  • Modo World Tour;
  • Elenco de personagens variado, sem falar na possibilidade de criarmos a nossa personagem;
  • Imensa personalidade e estilo.

Do que não gostamos:

  • Nada?

Nota: 10/10

Análise efetuada com um código Xbox cedido gentilmente pela distribuidora.