Super Mario 3D All Stars – Análise

Uma das maiores franquias da Nintendo é, sem qualquer dúvida, Super Mario, e de forma a celebrar o seu 35º aniversário, a companhia decidiu surpreender e anunciar uma colecção chamada de Super Mario 3D All-Stars, que inclui três grandes clássicos: Super Mario 64Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy. No entanto, estamos a falar de jogos que saíram há bastantes anos, sendo que Super Mario 64 foi lançado originalmente em 1997, Sunshine saiu em 2002 na GameCube, e na Wii foi lançado Galaxy, em 2007, pelo que em pleno 2020 seria de esperar no mínimo uma colecção remasterizada desses aclamados jogos.

Quero portanto deixar desde já claro que esta coleção não é propriamente uma remasterização, mas mais uma emulação. Os jogos receberam um boost na resolução, sendo que Super Mario 64 passou dos 240p para 720p, e tanto Sunshine como Galaxy correm a 1080p,. Apesar desta melhoria, fica a sensação de que a Nintendo podia ter feito mais e melhor. Afinal de contas, estamos a falar de uma colecção para celebrar o aniversário de Super Mario 

É um jogo de 1997, merecia um remake, no mínimo dos mínimos um remaster, mas trata-se de uma emulação e, dos três jogos, é o que corre na resolução mais baixa: 720p.

Não vou falar especificamente de cada jogo sendo que são clássicos com qualidade já provada, no entanto tenho de salientar que Super Mario 64 é praticamente a ovelha negra desta colecção: envelheceu mal e o tratamento de imagem para HD não é nada em comparação com o que o jogo realmente precisava: melhorias nos controlos, que são péssimos – cheguei a cair várias vezes de certos sítios porque a personagem dava mais passos do que eu fazia. Esta nova versão não vem sequer com widescreen 16:9, algo que é realmente incompreensível. Tudo isso afectou negativamente a minha experiência com o jogo em questão.  

De resto, Sunshine Galaxy são mesmo jogos fantásticos, jogam-se bem e agora têm maior resolução. Esta é uma colecção que traz três jogos de plataformas com uma grande longevidade, o que significa muitas horas de diversão. A Nintendo também decidiu adicionar as bandas sonoras dos três jogos, com 170 faixas nostálgicas, uma adição que provavelmente mal será utilizada pelos jogadores, mas que não deixa de ser um extra bem-vindo.  

São jogos recomendados para quem nunca teve a oportunidade de os jogar antes.

factor diversão é o que torna a franquia tão especial, no entanto tenho que advertir que os jogos têm partes que podem ser um bocado irritantes, à medida que avançam no jogo. Tenho ainda de destacar que quem jogou os originais, terá aqui o exacto mesmo jogo com a única diferença na resolução e adaptação para o comando da Nintendo Switch. Tendo isso em conta, o preço pedido, 59.99 euros, e o facto de não incluir Super Mario Galaxy 2, são pontos negativos a referir.  

Apesar disso, se não tiveram a oportunidade de jogar esses jogo e têm interesse, esta é uma colecção que obviamente recomendamos, afinal de contas, inclui três jogos que marcaram as suas respectivas gerações, suplantando-se no topo como a melhor franquia de plataformas da indústria. Mesmo que a Nintendo não se tenha esforçado com esta colecção, tal não invalida que no geral este não seja um bom pacote.  

Opinião Final:

Super Mario 3D All-Stars é uma faca de dois gumes. Por um lado é uma colecção que tem três jogos de qualidade, jogos esses que marcaram as suas respectivas gerações e que agora correm a uma resolução HD. Muitas horas de jogo e diversão garantida. Por outro lado, Super Mario merecia melhor tratamento por parte da própria Nintendo, que praticamente lançou uma emulação destes jogos em HD e sem qualquer melhoria, algo de que Super Mario 64 especialmente bem precisava (tal como de widescreen, algo obrigatório em pleno 2020, mas que o jogo não tem). Além disso o preço pedido é alto tendo em conta todos estes factores, complementados pela ausência de Super Mario Galaxy 2

Do que gostamos:

  • Três clássicos finalmente na Switch;
  • Resolução HD;
  • Jogos de qualidade e divertidos.

Do que não gostamos:

  • A Nintendo não se esforçou praticamente nada nesta colecção e isso é bem notável;
  • Super Mario 64 quase injogável em algumas secções, devido a problemas nos controlos;
  • Super Mario 64 não tem widescreen e o tratamento HD não fez com que ficasse com bom aspeto;
  • Não traz Super Mario Galaxy 2
  • Preço exagerado tendo em conta que se trata de uma emulação HD e não de uma remasterização.

Nota: 7/10